Artigos

Como crescer a sua marca pessoal utilizando vídeos

por:

Os melhores empreendedores no meio dos negócios estão utilizando vídeos para crescer suas marcas pessoais.

Pegue Gary Vaynerchuk, por exemplo. O homem é uma lenda do vídeo. Entre no YouTube, Instagram, Snapchat ou Periscope e você vai se surpreender com a intensidade e o grande número dos seus vídeos.

Vaynerchuk entende. Ele entende que os empreendedores hoje em dia podem catapultar a sua popularidade com o vídeo. Ele também insiste que eles devem fazer isso.

OK, é fácil ficar falando sobre a maravilha que é o Snapchat e os vídeos em geral. Mas e sobre efetivamente fazer vídeos? Como você sai do pensamento de que “vídeos são legais” para “vídeos são legais para mim”?

Essa é a questão que eu quero responder aqui.

>> Por que o Snapchat é o próximo passo do marketing digital

 

Supere a barreira tecnológica

Penso que um dos maiores desafios para a produção de vídeos é a tecnologia.

Quando as pessoas escutam o termo “vídeo”, elas logo pensam em complicadas câmeras DSLR da Nikon, programas caros de edição, uma gama confusa de divisões de resolução e um cara plugando cabos em outros cabos. Isso sem mencionar todas aquelas luzes e microfones.

Vídeo? Claro que não.

Na verdade, claro que sim. Uma vez que você se livra de todo software, microfones, câmeras, divisões e caras com cabos, você se vê de posse de um simples objeto tecnológico: o seu smartphone.

Isso é tudo o que você precisa. O seu celular, equipado com qualquer câmera tosca que tenha vindo com ele, é o único equipamento necessário para dar início ao seu glorioso legado de vídeos.

Esse é o método simples que eu conheço para superar a barreira tecnológica: esqueça a tecnologia. Apenas confie no seu celular e você será um sucesso.

Como isso funciona? Deixe-me explicar.

 

Seja simples

Outra barreira para a produção de vídeos são as outras questões tecnológicas: introduções, encerramentos, transições, músicas, cortes, fades, edições, etc.

Você quer que seu vídeo fique bonito, certo? Ok, então como você faz para unir tomadas cênicas da cidade com música hip-hop e uma montagem de você falando num palco?

Você não faz.

Primeiramente, você elimina toda complexidade, aponta a câmera pra você e clica no círculo vermelho de “gravar”.

Uma vez que você terminou o vídeo, você posta no YouTube e pronto. É tão simples!

Pratique fazendo

Você deve estar pensando, “Eu não me sinto confortável na frente de uma câmera”. Isso é normal. Apenas 0.01% da população se sente confortável em frente a uma câmera, e eles se chamam Kardashian.

O modo de superar esse suor frio de ansiedade ao fazer um vídeo é pela prática. E o melhor modo de praticar é fazendo.

As plataformas de vídeo que existem hoje lhe possibilitam generosas quantidades de prática. Enquanto você está ampliando a popularidade dos seus vídeos, você deve postar snapchats, scopes e vídeos do Instagram diários. Sua audiência será pequena (no início) e indulgente.

Além disso, esses primeiros vídeos serão logo enterrados no esquecimento das postagens passadas, invisíveis para o público em geral. Assim, enquanto você pratica fazendo, você vai ficando melhor e melhor.

>> Recorrência e visibilidade através de vídeos curtos

Encaixe os vídeos em cada pequena fresta e espaço da sua vida

Produza vídeos sempre que você puder.

Um rápido periscope não exige que você se sente em um estúdio e ajuste as luzes. Muitos empreendedores fazem scopes enquanto andam pela calçada, enquanto estão sentados numa sala de espera ou quando estão enrolando em seu escritório. Por alguma razão, muitas pessoas fazem vídeos para o Periscope enquanto estão dirigindo (não faça vídeos enquanto dirige).

Vídeos podem e devem ser feitos a qualquer instante que você tiver uns minutos livres. Tirando aqueles seus momentos de necessária privacidade e tempo para si, faça vídeos a toda hora.

Hoje, a audiência que segue esse tipo de plataformas de vídeo estimam esse estilo de gravação em estado bruto, sem edição, que expõe sua personalidade de forma direta. Então vá em frente e ligue as câmeras.

Seja Consistente

Aqui está uma das coisas mais difíceis em relação a vídeos. Você precisa ser consistente.

Imagine isto. Uma empresária lê este artigo, se sente inspirada a gravar vídeos e se lança numa farra de três dias produzindo vários vídeos e gravando scopes. Três dias e pronto. Ela para.

Ela consegue mais tráfego para os seus vídeos, impressões e até um punhado de ligações ou negócios.

E então o quê? O intenso tráfego de seus vídeos se retrai. Há ainda alguns views residuais, impressões e um tráfego orgânico advindo da busca de vídeos e pela taxa de cliques (CTR) no YouTube? Certamente, mas não o suficiente para criar uma diferença notável no saldo final.

O que aconteceu? Foi a consistência, ou, para ser mais preciso, a falta dela. Consistência importa. Nós vivemos na era do marketing digital onde nós precisamos estar constantemente engajados, interagindo e produzindo conteúdo.

Se você subitamente emudecer no Twitter, por exemplo, você perderia seguidores e teria uma visibilidade nula. A vida média de um tweet é de apenas 24 minutos. Os vídeos funcionam mais ou menos da mesma forma. Se você está fora de vista, você está fora da mente das pessoas. Apenas uma produção incansável de conteúdo fará você sair da obscuridade e lhe colocará em um lugar de visibilidade privilegiada.

 

Conclusão

O vídeo não é apenas uma adição interessante para o kit pessoal de branding do empreendedor. É agora essencial.

Os seus seguidores e clientes vão querer conhecê-lo. Se eles não puderem lhe ver ou escutá-lo, eles não confiarão tanto em você. Sim, o conteúdo escrito, como blogues e artigos, continua indispensável. Mas nós também temos a força do vídeo a ser considerada, e ele não vai desaparecer tão cedo.

Como você utiliza o vídeo em seus esforços de criar uma marca (branding) pessoal?

>> Como garantir uma boa iluminação em seus vídeos online

é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br

Comentários

PUBLICIDADE