Terça-feira, 13 de setembro de 2016
As datas comemorativas são ótimas oportunidades para empreendedores alavancarem suas vendas, porque muitos consumidores resolvem gastar um pouco mais para presentear pessoas queridas nesses períodos.
No último Dia dos Pais, por exemplo, o aumento nas vendas aconteceu nos dias que antecederam a data. Aproximadamente 4 milhões de pedidos foram efetuados entre 30 de julho e 13 de agosto, que geraram 1,76 bilhão de reais de receita para as lojas virtuais e um tíquete médio de 441 reais.
Foi um crescimento nominal de 12% no faturamento do setor em relação ao ano passado. Os dados são de um levantamento realizado pela E-bit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico.
A data está entre as principais datas comemorativas para o e-commerce brasileiro, junto com o Dia das Mães, Dia das Crianças, Dias dos Namorados e Natal.
Isso sem falar das grandes liquidações do varejo que têm dia certo para acontecer, como Black Friday, Cyber Monday e Boxing Day. Esses eventos também precisam estar no calendário de varejistas virtuais brasileiros, pois os consumidores aguardam ansiosamente pela chegada deles.
Outro fator que não pode ser deixado de lado é a sazonalidade. Se sua loja souber se preparar para vender mais em determinadas épocas do ano (como verão e inverno), seu faturamento só tende a crescer. Para isso, é preciso programar bem suas compras e preparar ações de divulgação estratégicas.
Confira, a seguir, algumas recomendações para quem deseja aumentar a receita da sua loja virtual em datas comemorativas e de sazonalidade.
A falta de planejamento é o principal desafio enfrentado por donos de e-commerce. Para aproveitar as datas comemorativas e vender mais, é preciso se preparar com antecedência, avaliar seu mix de produtos e promover sua loja com as melhores ferramentas.
Caso contrário, implementar ações promocionais apenas uma semana antes do evento não vai surtir efeito na receita. Hoje, os consumidores planejam mais as compras e pesquisam bastante antes de fechar o carrinho.
Nesse sentido, o mix de produtos é um fator muito importante. Sua loja virtual precisa ter o que as pessoas estão buscando na data e ainda se destacar da concorrência.
As diferentes estações do ano, por exemplo, determinam que alguns produtos precisam ficar em evidência. O planejamento é essencial para não perder o timing das vendas.
Negociar com os fornecedores é outro passo importante para quem deseja aumentar a receita da sua loja virtual em datas especiais.
Depois que você define quais produtos serão destaque no seu mix de produtos, explique aos fornecedores que fará uma promoção e negocie preço e quantidade.
Para eles, se você vender mais também será vantajoso. Caso não consiga melhorar o preço, peça brindes ou outras mercadorias que possam agregar valor para seu cliente.
A Black Friday, no ano passado, movimentou 1,6 bilhão de reais em vendas no e-commerce, um crescimento de 38% em relação a 2014. Os dados foram divulgados pela consultoria e-Bit.
Entretanto, não foram todas as lojas virtuais que saíram ganhando após a data. Segundo o site Reclame Aqui, 4,4 mil reclamações foram contabilizadas das 10h de quinta, 26/11/2015, à meia-noite do dia 27/11/2015.
Propaganda enganosa, dificuldade para finalizar a compra e divergência sobre o valor cobrado foram os principais motivos de queixa.
Por isso, prepare seu estoque, certifique-se de que a logística dará conta se aumentar os pedidos, veja se seu sistema de pagamento atende várias bandeiras e teste sua plataforma para evitar problemas técnicos. Tudo precisa estar alinhado para que você possa faturar ainda mais.
Não adianta fazer uma bela campanha promocional se o consumidor não consegue finalizar a compra por falta de estoque ou por causa de problemas na sua loja virtual.
Faça promoções atraentes para o consumidor e não se esqueça de divulgar suas ofertas. Os clientes precisam saber delas para que você possa aumentar sua receita.
Você não precisa, necessariamente, investir muito capital para promover seu e-commerce. O importante é entender onde seu público está e usar os canais certos para chegar até ele.
E-mail marketing, redes sociais, links patrocinados em buscadores e banners são algumas opções de investimento. Avalie cada uma delas e faça testes antes da grande data, para evitar surpresas desagradáveis.
Também é interessante criar um hotsite para cada data comemorativa. Faça um layout atraente, personalizado para cada data e que dê destaque às ofertas anunciadas na ocasião.
Não basta atrair o cliente para a sua loja, você precisa dar boas condições para que ele finalize o pedido. E, aqui, deve entrar um leque de diversas opções para o consumidor escolher como quer pagar.
Ofereça opções como cartão de crédito, cartão de débito, dinheiro ou mesmo um boleto bancário, lembrando que é de extrema importância um ambiente seguro para essas transações.
Nesse sentido, um sistema de pagamento completo como o PagSeguro é um grande aliado. Além de total segurança para as transações, a solução não tem mensalidade nem taxa de adesão e o lojista pode vender em até 18 vezes e receber em uma única vez.
Viu como aumentar a receita da sua loja virtual em datas comemorativas e de sazonalidade não é tão difícil?
é head de marketing do PagSeguro, empresa líder em meios de pagamento no Brasil. Especialista em marketing pela ESPM e gestão empresarial pela FGV, possui ampla experiência na liderança da área de Marketing nos setores de bens de consumo, serviços e TI em grandes empresas como Johnson & Johnson, Telefônica e IBM.
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