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Como aproveitar a jornada de pesquisa de compra do seu cliente no Reclame AQUI

Você já percebeu que, antes de tomar qualquer decisão, o consumidor sempre faz uma pesquisa de compra no Reclame AQUI? Veja bem: nesse momento, o cliente avalia a reputação da empresa e a qualidade do atendimento para garantir uma compra segura, sabe?

O que muitos negócios não sabem é que dá para aproveitar essa oportunidade para impactar positivamente o consumidor e converter vendas. Nesse contexto, é necessário responder às reclamações e oferecer um suporte impecável para mostrar confiança.

Que tal entender como usar o Reclame AQUI para construir uma boa reputação digital, aumentar as vendas e fidelizar? Vamos dar algumas dicas nesse sentido a seguir. Confira!

Qual é a importância do Reclame AQUI?

Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é mais que um simples site de reclamações. Na verdade, a maior plataforma da América Latina de resolução de conflitos entre clientes e empresas é também uma ferramenta para construção e gestão de reputação online.

Entenda sobre a relevância que o Reclame AQUI tem para a jornada de compra do consumidor.

O Reclame AQUI é o 8º site mais acessado do Brasil

De acordo com a Semrush — ferramenta de marketing digital — o Reclame AQUI ocupa a 8ª posição no ranking de sites mais visitados do Brasil, na categoria de e-commerce e varejo. Veja alguns dados interessantes de acesso e cadastros na plataforma que provam a relevância que do Reclame AQUI na internet:

  • 30 milhões de acessos únicos por mês;
  • 140 milhões de pageviews por mês;
  • 1 milhão de reclamações por mês (média de 45 mil por dia);
  • 30 milhões de consumidores cadastrados;
  • 360 mil empresas cadastradas;
  • 16 milhões de pesquisas realizadas por dia.

O Reclame AQUI faz parte da jornada do cliente

Imagine uma cena: você pretende fazer compras em um e-commerce pela primeira vez e tem dúvidas se a empresa é de confiança. Nesse contexto, é comum fazer pesquisas na internet para investigar se a marca, de fato, existe e se tem boa fama no mercado, não é mesmo?

Sendo assim, entram aqui a visita nas redes sociais da marca, leitura de comentários, reviews, avaliações e verificação das queixas no Reclame AQUI. Esse cuidado é importante para aumentar a segurança da transação, entende? É por isso que a reputação influencia a decisão de compra.

E o Reclame AQUI tem papel de destaque quando o assunto é pesquisa de compra. Afinal de contas, aquela visitinha básica na página da empresa faz parte da jornada do consumidor. Confira alguns dados sobre o comportamento do consumidor na plataforma:

  • 51% dos consumidores pesquisam sobre empresa ou produto;
  • 55% dos visitantes estão decidindo onde comprar;
  • 20% dos consumidores pretendem comprar naquele mesmo mês;
  • 45% dos consumidores estão tentando resolver algum problema;
  • 13% dos clientes querem apenas ler as reclamações e as respostas das empresas;
  • 3% dos visitantes, de fato, registram uma reclamação na plataforma.

Viu só como o Reclame AQUI não é só reclamação? O fato é que os clientes ficam de olho no comportamento das marcas para decidir se vale a pena ou não fazer negócios com ela.

Como aproveitar a jornada de pesquisa de compra no Reclame AQUI para conquistar clientes?

Como você pôde perceber, o Reclame AQUI é parada obrigatória na jornada de pesquisa de compra. Nesse contexto, as informações disponibilizadas na página da empresa influenciam as decisões de compra do consumidor.

É por isso que a plataforma contribui para transmitir confiança, credibilidade e conquistar a preferência do cliente. A seguir, vamos dar algumas dicas para potencializar seus resultados ao usar a ferramenta.

Responda às reclamações

Como já mencionamos ali em cima, o percentual de visitantes que, de fato, publicam queixas na plataforma é bem baixo: 3%. Isto é, boa parte dos consumidores entram na página em busca de informações — seja durante a pesquisa de compra, seja na jornada em busca de solução de problemas.

De modo geral, essas informações são encontradas nas reclamações. Logo, responder todas as postagens é fundamental. Além de mostrar que a sua empresa presta um bom atendimento e se preocupa com as demandas do consumidor, o índice de respostas é um dos critérios utilizados para o cálculo de reputação na plataforma.

A título de esclarecimento, os demais fatores considerados na formulação da reputação são: média de avaliações (nota do consumidor), índice de solução e índice de novos negócios.

Invista na RA Brand Page

Veja bem: você não precisa pagar nada para responder e gerenciar reclamações. Na verdade, qualquer empresa pode se cadastrar na plataforma e aproveitar diversas funcionalidades gratuitas, como:

  • logo no perfil;
  • edição do campo “Sobre”
  • informações de contato, como telefone, endereço, site e CNPJ;
  • avaliações dos consumidores;
  • moderação de conteúdos;
  • suporte do Reclame AQUI.

Por outro lado, a RA Brand Page oferece diversos recursos extra que contribuem para aumentar a credibilidade da marca e melhorar a reputação digital. É por isso que vale a pena investir na solução. Além de todas as funcionalidades que já citamos por aqui, com a RA Brand Page, você poderá:

  • incluir foto de capa, vitrine de produtos, vídeos e CTA;
  • publicar conteúdos exclusivos e FAQs (perguntas frequentes);
  • destacar as redes sociais da marca;
  • configurar alerta de crise;
  • acessar dados de desempenho pelo RA Analytics. Por exemplo: páginas da empresa recebem mais visitas, gráficos de acesso, tempo médio de permanência na página, comparativo com concorrentes, termos mais comentados nas reclamações e por aí vai.

Em outras palavras, com a RA Brand Page, você pode impactar de forma positiva os consumidores que estão fazendo pesquisas de compra e aumentar o potencial de conversão.

Aliás, os dados analíticos são compostos de informações ricas para gerar insights. Dessa forma, é possível nortear o processo de decisão do negócio, identificar falhas e implementar melhorias para garantir experiências inesquecíveis.

Enfim, a pesquisa de compra no Reclame AQUI faz parte da jornada do consumidor. Mais: as informações que o cliente encontra na página podem influenciar as decisões. Sendo assim, é importante fazer uma boa gestão de reputação e pensar em estratégias para aumentar a credibilidade da marca. A RA Brand Page é a solução ideal para isso.

Gostou da ideia e quer saber como personalizar a página da sua marca? Então, conheça agora mesmo a RA Brand Page e veja como impactar positivamente os usuários.

camila_multari

Coordenadora de Growth no Reclame AQUI. Profissional de Marketing, especialista em funil de vendas, responsável por planejamento e estratégia das ações voltadas para geração de conteúdo, captação de leads e técnicas de SEO. Já atuou em quase todas as frentes de comunicação integrada, como institucional, interna, assessoria de imprensa e marketing.

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