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Com CPC nas alturas, alternativa é investir em e-mail marketing

Saiba por que o e-mail marketing se torna uma solução mais eficiente e até mesmo mais ampla em um mercado digital cada vez mais concorrido

 

O Custo por Clique (CPC) é uma métrica bem conhecida pelos profissionais de marketing. Nas campanhas de mídia paga, ela ajuda a impulsionar as vendas ou promover uma ação, produto ou serviço. Mas nem sempre essa estratégia se torna eficiente para qualquer tipo de negócio, já que cada clique tem um custo para a empresa, e um clique não significa necessariamente uma venda.

Nesse sentido, o e-mail marketing se torna uma solução mais eficiente e até mesmo mais ampla, já que é capaz de apoiar o aumento das vendas de pequenos a grandes negócios, em qualquer nicho de mercado. Afinal, em qualquer empresa, para alcançar bons resultados nos negócios, é importante combinar a atração de novos consumidores com a construção de um relacionamento sólido com quem já é seu cliente. E, para isso, o e-mail marketing é uma potente ferramenta.

Se um e-commerce conseguir estimular seu cliente a fazer uma segunda ou terceira compra, há 54% de chance de ele fazer ainda mais compras, segundo dados do Smile.io. Além disso, os compradores que repetem a compra gastam cerca de 33% a mais do que novos clientes, segundo a Retention Science.

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Pensando nisso, reunimos algumas dicas para que você consiga reter mais clientes e, assim, aumentar as taxas de vendas com o apoio do e-mail marketing. Confira:

Identifique seus clientes

A maneira pela qual um e-commerce se comunica com seus consumidores define como vai ser o desenvolvimento da relação entre os dois. Assim, fazer uso do discurso correto com cada tipo de cliente é essencial para aumentar o número de vendas. Isso faz com que a pessoa se sinta confortável com a loja e estabeleça uma conexão verdadeira com a marca.

Partindo dessa premissa, alguns hábitos simples podem fazer a diferença. Elabore um cronograma de envios com temas definidos, selecione ofertas especiais de acordo com o perfil do cliente e não esqueça de dar uma atenção a mais aos clientes VIPs, aqueles que compram de você com frequência e têm um ticket médio elevado.

Seja constante

Assim como o lema “continue a nadar” do filme Procurando Nemo, o envio de e-mail marketing precisa ser recorrente. Só com o aparecimento constante da empresa na caixa de entrada do usuário será construída uma imagem da marca.

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Quanto à periodicidade, não existem fórmulas mágicas. Existem empresas que têm ótimos resultados com uma mensagem por mês e outras com três envios por semana. Seu plano de e-mail marketing deve levar em conta o conteúdo que você tem para entregar, a disponibilidade de seu público e o relacionamento prévio com sua marca.

Fique atento às datas comemorativas

Montar e manter um calendário de ações relacionadas às datas comemorativas é básico para qualquer plano de marketing, mas, quando falamos de relacionamento personalizado, é preciso ter certos cuidados. Afinal, imagine mandar “Feliz Dia das Mães” para quem não tem filhos ou para homens? O cliente não se sentirá parte importante da marca.

Então, liste datas que conversem com o seu nicho de mercado e com o estilo do seu público. Para definir as mensagens, avalie também suas possibilidades de segmentação para evitar que uma mensagem direta chegue à pessoa errada.

Envie lembretes de pagamento

Mais de um terço dos brasileiros estava inadimplente no final de 2019, totalizando 63,8 milhões de pessoas, segundo estimativa do Serasa Experian – dado que explica a importância do aviso do pagamento de uma compra. É possível evitar perder uma recompra devido à falta de pagamento com o apoio da automação.

Use o e-mail para notificar os clientes que realizaram pedido recentemente, mas cujo status de pagamento ainda não consta como pago. Ou seja, é uma forma de impactar quem comprou via boleto bancário há “X” dias e ainda não pagou, ou então quem teve o cartão de crédito recusado.

Reative os clientes

O cliente inativo é aquele que não faz compras há determinado tempo, pelos mais diversos motivos. Se, por exemplo, os compradores recorrentes costumam adquirir seus produtos a cada três meses, a faixa de clientes que ficar mais distante desse período pode ser considerada inativa, sendo eles o alvo da sua campanha de reativação.

A dica é criar um gatilho de pré-inatividade, no qual você contata o cliente antes de ele cair no período inativo. Por exemplo, se o ciclo de inatividade é de 60 dias, você pode programar uma campanha aos 50 dias do último pedido, oferecendo benefícios e descontos. 

Clientes gostam de atendimento personalizado e adquirir produtos com valor agregado. Portanto, ao entrar em contato por e-mail, elabore uma experiência individual que corresponda às necessidades e desejos de cada um e surpreenda a clientela com cupons, sugestões, dicas, cartões, brindes e bônus para as próximas compras.

E-MAIL MARKETING PARA E-COMMERCE

é CEO e fundador da Mailbiz, empresa especializada em e-mail marketing estratégico para e-commerce. Hoje, está à frente da área Comercial e Sucesso do Cliente. Atua com TI desde 2001, passando por experiência em provedor de internet e em plataforma de e-commerce. Formado em Administração de Empresas pela UFRGS e practitioner da metodologia de desenvolvimento humano SOAR, certificado pela Florida Christian University.

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