Terça-feira, 11 de outubro de 2016
É o smartphone quem controla a nossa vida e está presente em todos os momentos, essa é uma realidade quase universal. Nós somos incapazes de dar dois passos sem a presença do nosso celular. Na tomada de decisões ele é, sem dúvida, o nosso maior apoio. Isso, portanto obriga os fabricantes a estar atentos aos novos hábitos de comportamento do consumidor no mobile.
A constatação do aumento das pesquisas via smartphone deixa claro um cenário que as empresas não podem ignorar. Já não falamos mais de pesquisas feitas somente em sites clássicos de busca de internet, mas em sites como Youtube ou Facebook, que até pouco tempo, não eram considerados “motores de busca”.
Atualmente, os usuários têm ferramentas que permitem buscas cada cada vez mais sofisticadas. Os buscadores também estão atuando como porta de entrada para vários negócios, promovendo um consumo mais fácil e mais direto.
No entanto, um dos erros mais comuns entre as empresas é o fato de equalizar as pesquisas feitas via mobile e desktop. Não apenas os usuários estão olhando para coisas novas, como também o seu comportamento é totalmente diferente ao realizar uma pesquisa pelo desktop ou do seu próprio celular.
Quando procuramos algo a partir do desktop, normalmente fazemos no ambiente estático do escritório ou da nossa casa; no entanto, quando realizamos uma pesquisa através do celular é mais provável que exista a necessidade de deslocamento, de movimento, ou seja, o desejo de mudar para algum outro lugar naquele exato momento.
Se existe qualquer dispositivo eletrônico que responde ao usuário com “eu quero agora” esse certamente é um smartphone. Assim, as pesquisas conduzidas utilizando um celular estão ligados à necessidade de resultados imediatos do usuário.
Como o smarthphone tem sido usado para realizar operações complexas, como a compra de um bilhete de avião ou reservas de hotel, as empresas devem ter sites e/ou aplicativos sensíveis e intuitivos porém não-intrusivos.
É importante que os departamentos de marketing tenham uma estratégia diferenciada de buscas mobile através de palavras-chaves e indicadores que otimizem sua presença on-line e que ajudem a posicionar a marca no menor tempo possível e da forma mais simples e clara no smartphone do seu cliente.
é diretora de negócios internacionais da Louyt - louyt.com, mestrada em Marketing pela Escola Espanhola de negócios EADA, gaúcha de coração paulistano, Bruna mora fora do Brasil há pouco mais de 10 anos, entre Londres e Barcelona estuda e vibra digital, sobretudo Mobile Marketing.
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