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Aumente a confiança no seu e-commerce e a sua conversão

Cuidar da reputação da sua empresa é fundamental para conquistar a confiança do consumidor e aumentar a taxa de conversão do seu e-commerce.

 

Conquistar a confiança do consumidor é fundamental para aumentar a taxa de conversão no e-commerce. Pensa bem: para fazer compras com segurança, o cliente precisa, no mínimo, acreditar na empresa, não é mesmo? Imagine que seu consumidor está no Google procurando o que deseja e encontra sua loja. Se ele não se sentir seguro, com certeza não ficará muito tempo por ali.

E não estamos falando isso com base em achismos não, viu? Existem dados que comprovam que o consumidor está de olho na reputação das marcas. De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Reclame AQUI, entre os motivos que mais interferem na decisão de compra e contratação online estão:

  • reputação no Reclame AQUI (42,8%);
  • opinião de outros consumidores (21,8%);
  • atendimento ao cliente (13,9%);
  • selo de confiança (10,8%);
  • indicação de parentes, colegas e amigos (10,7%).

O fato é que 94% dos consumidores não compram de empresas de má reputação. Sendo assim, cuidar da imagem da sua empresa na internet é fundamental para conquistar a confiança do consumidor e aumentar as conversões do e-commerce.

A importância de ter uma boa reputação digital para o e-commerce

Imagine alguém em busca de uma geladeira nova. Antes de fazer a compra em uma loja, física ou virtual, os consumidores, hoje, fazem inúmeras pesquisas na internet. Eles buscam resenhas sobre produtos de diferentes marcas e modelos, leem a opinião de outros clientes, pesquisam a reputação da marca e por aí vai. Tudo isso para fazer uma compra segura.

Nessa jornada de pesquisa, visitar a página da marca no Reclame AQUI virou uma parada obrigatória. Por lá, é possível ver a reputação da empresa e entender como ela se comporta perante os problemas, para então decidir se vale a pena se relacionar com a marca.

E o Reclame AQUI é uma plataforma que vai muito além de intermediar a resolução de conflitos. Para você ter uma ideia, a página recebe cerca de 30 milhões de acessos únicos por mês. Desse total, cerca de 55% dos usuários chegam até o link após uma pesquisa no Google para saber mais sobre a reputação das marcas. Manter uma página no Reclame AQUI, portanto, permite que a sua empresa seja encontrada pelo cliente.

Como melhorar a reputação da marca com o Combo de Confiança Reclame AQUI

Se você chegou até aqui, já deu para perceber como o Reclame AQUI é importante para a credibilidade das marcas, certo? No entanto, para ter resultados ainda mais satisfatórios, é necessário usar o espaço de maneira estratégica.

O Combo de Confiança do Reclame AQUI tem dois produtos interessantes para gerar confiança ao consumidor: o Selo RA Verificada e a RA Trustvox. A seguir, vamos explicar melhor como funcionam os serviços.

Selo RA Verificada

Veja o caso das redes sociais. Ao navegar pelo Instagram e Facebook, por exemplo, é possível identificar perfis verdadeiros por meio de selos de verificação. A medida de segurança é legal porque evita golpes e fraudes.

O RA também tem um sistema de verificação para comprovar que a empresa existe e é confiável: o Selo RA Verificada.

Aliás, dados de uma pesquisa realizada pelo Instituto Reclame AQUI mostram que o selo de confiança e verificação contribui para as conversões. Confira os números:

  • 81,9% dos consumidores afirmam que a presença do selo de verificação e confiança interfere na decisão de compra;
  • 55,5% dos clientes procuram pelos selos antes de começar a se relacionar com uma empresa;
  • 29,2% não tem o costume de procurar as credenciais, mas compram na loja virtual caso ela tenha o selo;
  • 67,2% já compraram de lojas online com os selos;
  • 66,9% dos clientes fechariam negócios com marcas “Sem Índice” no Reclame AQUI, porém com Selo RA Verificada.

É por isso que vale a pena investir no selo de confiança do RA. Para conseguir a verificação, a empresa passa por auditorias mensais que garantem:

  • certificado digital de confiança inserido no site da empresa e na página do Reclame AQUI;
  • validação de canais de atendimento para garantir aos consumidores que os pontos de contato funcionam;
  • comprovação de saúde financeira a partir do acompanhamento de créditos mensais.

RA Trustvox

“A forma do sapato é pequena”. “O tecido da camisa é muito fino”. “A máscara capilar é bem cheirosa e deixou meu cabelo lindo”. “Não posso dar a minha opinião porque não recebi o produto”. Esses são alguns exemplos de comentários que podem ser vistos no campo de avaliações de produtos nos e-commerces.

Manter esse espaço aberto é fundamental para auxiliar o consumidor na jornada de compra. Ao perceber que vários consumidores reclamam que determinada roupa ficou grande, por exemplo, o cliente pode comprar um tamanho menor para evitar trocas e devoluções.

E olha: o Instituto Reclame AQUI também fez pesquisas sobre o assunto para entender se os consumidores valorizam os reviews e avaliações. Confira o resultado:

  • 90,2% dos clientes leem avaliações e depoimentos das lojas antes de comprar;
  • 84,3% dizem que a ausência de reviews impacta a decisão de compra;
  • 91,7% afirmam que as experiências de outras pessoas – sejam elas negativas ou positivas – influenciam na decisão de compra.

Os dados mostram a importância de ter avaliações no e-commerce. No entanto, tem mais um aspecto fundamental nesses depoimentos: eles precisam ser feitos por consumidores que tiveram experiências com a marca ou produto. É aí que entra a RA Trustvox.

A plataforma de reviews constrói confiança porque coleta, audita e publica reviews verificados e validados. Isto é, apenas clientes reais podem deixar suas opiniões.

Outro diferencial da RA Trustvox é a qualidade das informações coletadas. A ferramenta conta com tecnologia de inteligência artificial para evitar comentários rudes e desrespeitosos. Tem mais: o lojista não tem autonomia para apagar, nem editar os comentários. Isso garante ainda mais confiabilidade ao processo.

Sem contar nos dados valiosos que a ferramenta gera para o e-commerce entender melhor o comportamento do consumidor. É possível, inclusive, mensurar quantos consumidores fecharam uma compra após ler os reviews. Legal né?

 

Por fim, o Selo RA Verificada e a plataforma de avaliações RA Trustvox são ferramentas fundamentais para conquistar a confiança do consumidor. Dessa forma, é possível aumentar a taxa de conversão no e-commerce e faturar mais.

Gostou da ideia e quer saber mais sobre as soluções? Então, conheça o Combo de Confiança Reclame AQUI e divulgue a sua marca!

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camila_multari

Coordenadora de Growth no Reclame AQUI. Profissional de Marketing, especialista em funil de vendas, responsável por planejamento e estratégia das ações voltadas para geração de conteúdo, captação de leads e técnicas de SEO. Já atuou em quase todas as frentes de comunicação integrada, como institucional, interna, assessoria de imprensa e marketing.

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