Artigos

As 4 estratégias de monetização mais eficazes do mercado audiovisual

Segundo a Ancine, a indústria audiovisual é a 5ª atividade econômica mais relevante do Brasil, estando à frente de setores como o farmacêutico, têxtil e de equipamentos eletrônicos. Ou seja, é um segmento fundamental para o País e merece uma atenção redobrada sobre tudo o que se refere às suas transformações e tendências. Este é o caso do mundo dos vídeos online.

Só em 2022, os conteúdos feitos neste formato alcançaram 99,6% dos brasileiros, como aponta a pesquisa Inside Video 2023, do Kantar IBOPE Media. São produções e mais produções feitas em looping para redes sociais e plataformas especializadas, que estão transformando cineastas, videomakers, filmmakers e fotógrafos em verdadeiros empreendedores digitais – os chamados “infopreneurs”, que une os termos infoprodutor e empreendedor.

O motivo para essa empreitada? Os profissionais da indústria audiovisual perceberam que a Creator Economy traz uma oportunidade única: a da construção de uma marca pessoal sólida e uma comunidade engajada.

Eles conseguem fazer com que o público se identifique com a sua mensagem e sempre volte àquele canal. A ideia não é só dar mais uma opção de vídeo para a pessoa consumir no seu dia, mas sim criar uma relação individualizada e genuína com os seguidores. Além disso, a criação de conteúdo possui uma imensidão de possibilidades de personalização das produções, principalmente quando há uma estratégia de monetização eficiente em jogo.

 

Estratégias de monetização de conteúdos para a indústria audiovisual

Obviamente, a imagem é o fator comum entre o trabalho do profissional do audiovisual e a posição de criador de conteúdo. Porém, há algumas saídas extras que, se mescladas ao conhecimento especializado dessas pessoas, são excelentes para aumentar a geração de receita com vídeos online.

Por exemplo:

  1. Venda de conteúdos digitais premium: oferecer cursos online, tutoriais sobre presets de edição e outros conteúdos exclusivos relacionados ao audiovisual permite que os criadores monetizem suas habilidades e recursos digitais. Com isso, os profissionais conseguem compartilhar suas experiências por meio de workshops e consultorias online em uma plataforma própria, tendo o seu próprio canal para divulgar produções únicas e que dialogam diretamente com sua base de seguidores.
  2. Publicidade e parcerias: aqui, é o clássico caso do marketing de influência, em que o creator colabora com marcas. Envolvendo a empresa em um vídeo, criando uma peça de conteúdo dedicada a ela ou incorporando os seus produtos nele, o produtor digital une o útil ao agradável e usa a publicidade a seu favor.
  3. Produção de conteúdo patrocinado: além de promover produtos e serviços das marcas, os creators podem criar produções sob medida para as empresas. Isso inclui vídeos promocionais, fotos exclusivas ou documentários que ressaltam os valores e a história daquela companhia, o que, mais uma vez, associa os seus interesses aos das organizações.
  4. Programas de afiliados: por meio dessa estratégia, os creators ganham comissões por cada venda ou conversão gerada a partir dos links de afiliados em seus conteúdos. É uma alternativa muito utilizada quando os criadores realizam vídeos sobre análises de produtos, tutoriais ou recomendações.

 

O que está faltando para você começar a empreender digitalmente?

Ao mesmo tempo em que uma indústria gigantesca e consolidada como a audiovisual é uma fonte gigante de oportunidades, a necessidade de apostar em diferenciais se torna cada vez maior. Só dessa forma é possível entrar nesse mercado competitivo e de um modo que acompanhe as constantes transformações digitais.

É assim que a chegada dos profissionais desse setor na Creator Economy pode ser um divisor de águas. Produções de vídeo não são apenas feitas para serem assistidas, mas também valorizadas ao nível de um negócio como qualquer outro.

Para completar, junto do forte engajamento do público nas redes sociais, vemos que diversos creators estão criando suas próprias plataformas de streaming. Esses canais são ainda mais eficientes em colocar as estratégias de monetização de conteúdos fora do papel, ressaltando o caráter empreendedor da sua solução.

As cartas já estão na mesa, agora é só os especialistas entrarem na partida mostrando que podem usar as suas habilidades de uma forma 100% inovadora e rentável.

Tiago Maranhão

Country Manager na Stages.

Comentários

PUBLICIDADE