Segunda-feira, 20 de janeiro de 2020
Se você ainda não ouviu a expressão “transformação digital”, certamente, vai escutar nos próximos meses. O conceito é uma das principais tendências para empresas de diferentes setores e tamanhos e reforça a necessidade de se apostar em soluções tecnológicas ao mesmo tempo em que atualiza e expande a cultura organizacional para estes novos tempos. Seja de forma planejada ou não, o fato é que se trata de um caminho sem volta para os empreendedores que lidam com o ambiente digital, inclusive, essa mudança já está começando a partir da automação de seu departamento de marketing.
Praticamente, três quartos das companhias brasileiras (75,3%) já despertaram para a importância que essa digitalização possui em seus negócios e consideram o tema totalmente essencial em suas estratégias, de acordo com dados da consultoria IDC Brasil. Mesmo assim, trata-se de uma tomada de consciência tardia por parte dos empresários nacionais: 42% admitiram que esperam iniciar esse processo entre 2019 e 2021 e 10% deles não possuem qualquer planejamento de como fazer isso.
Considero a transformação digital como uma união de duas ideias principais: adoção de tecnologias e mudanças de mindset e cultura organizacional. Do ponto de vista tecnológico, é essencial apostar em um ecossistema que utilize dezenas de aplicações em várias partes da empresa e que são capazes de resolverem problemas específicos. A adoção desses recursos, contudo, é apenas parte do processo. Essa mudança também é uma consequência para corporações que já pensam suas estratégias de forma digital e possuem estes sistemas funcionando de forma orgânica. Ou seja, com todas as soluções conectadas e conversando entre si, permitindo que os profissionais possam extrair valor dessa junção e o cliente possa melhorar sua experiência.
É justamente neste ponto que entra o departamento de marketing. Como qualquer área, também possui suas próprias rotinas e processos e depende de sistemas, aplicações e softwares para gerenciar tudo. Hoje, os profissionais do setor lidam com captação e aquisição de leads, gestão de oportunidades, qualificação dessas informações, comunicação via redes sociais, entre outros. É comum, portanto, utilizar diferentes sistemas para cada um desses serviços. Assim, quanto mais integradas essas soluções estiverem, mais ricas serão essas informações dos clientes da empresa, que conseguirão ter uma visão macro de seu público-alvo, independentemente do canal que ele utilizar no dia a dia.
Dessa forma, o obstáculo para as empresas não é mais encontrar informações digitais de seus clientes, mas sim tê-las descentralizadas – e utilizar formas de juntá-las automaticamente. No caso do marketing, por exemplo, há diferentes dados que estão inseridos em sistemas específicos, como cadastro de pessoas no ERP, pontos de contato no CRM, e por aí vai.
De forma manual, o profissional de marketing encontra uma realidade paralela de todos esses clientes, mas totalmente dispersa. É como se estivesse falando com três pessoas diferentes, mas, que no fundo, é o mesmo cliente. Sistemas integrados garantem que a comunicação faça sentido aos consumidores e, principalmente, automatizem processos burocráticos na rotina de trabalho.
A transformação digital tornou-se primordial atualmente. Os negócios são digitais, as pessoas consomem quase tudo na Internet e até remodelaram velhos hábitos, como o abandono das ligações pela troca de mensagens por aplicativos.
Evidentemente, não se faz isso em uma companhia de uma só vez. É necessário estudar os departamentos e os processos, avaliando o que faz sentido transformar digitalmente naquele momento – ainda que o marketing esteja na vanguarda por pura necessidade de trabalho.
Em todo o caso, não há mais espaço para desconhecimento. Tenha certeza que o seu concorrente já está fazendo transformação digital. Se nenhuma empresa de seu segmento estiver trabalhando com isso, há startups em garagens ou salas de aula que estão criando uma nova tecnologia que vai mudar o seu mercado pra valer.
é fundador da Ela Brilha, Shoesclub Outlet, Cidadesconto, Podi e Wevo. Tem mais de 10 anos de experiência em consultoria de negócios, vendas e gerenciamento no setor de TI.
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