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A diferença de Mídia Digital e Marketing Digital para o sucesso nas vendas online

Conversando com diversas pessoas e em diferentes situações, percebo que a maioria delas (se não todas) costuma apresentar a mesma dificuldade de entendimento sobre qual é, afinal, a diferença entre “mídia digital” e “marketing digital”.

 

Você sabe qual é essa diferença?

Como estamos tratando de termos relativamente novos para o mundo empresarial, creio que essa dificuldade seja normal, e que ela possa até mesmo ter sido criada pelos usos indistintos dos profissionais da nossa área.

Pensando nisso, gostaria de compartilhar com vocês alguns pontos esclarecedores a respeito de cada um desses termos.

Assim, neste artigo abordarei os seguintes tópicos:

  • O que é marketing digital?
  • O que é mídia digital?
  • Qual a diferença entre esses dois termos?
  • Por que esse entendimento é importante para aumentar as suas vendas on-line?

 

O que é marketing digital?

Da mesma forma como o marketing, o marketing digital corresponde a um conjunto de ações e ferramentas que se articulam para um melhor entendimento das estratégias humanas, econômicas e operacionais de uma marca, visando à tomada de decisões e ações futuras.

Integrando as estratégias do marketing empreendido atualmente, o marketing digital tem sido um dos mais utilizados por diversas empresas, inclusive porque o seu investimento pode ser bem mais rápido e acessível.

Cientes disso, podemos definir o marketing digital como um conjunto de ferramentas digitais que tem como principal objetivo promover a comunicação por meio de diversas ações. Lembrando, claro, que aqui a comunicação se define como “uma ida e vinda de informações”, e não como uma via de mão única.

Essa comunicação pode ter como principais objetivos: oferecer produtos ou lançamentos, aumentar o conhecimento do seu mercado, precificar produtos e serviços, aumentar o valor percebido da marca perante o público-alvo, etc.

Dependendo da estratégia de comunicação da empresa, esses objetivos podem ser alcançados por diferentes vertentes, como SEO, conteúdos e links patrocinados, entre outros.

Caso você tenha interesse em saber mais a respeito, abordo esse tema mais a fundo no artigo “Marketing digital: novos recursos – mas continua sendo marketing“.

 

O que é mídia digital?

Dentro do marketing, podemos dizer que temos um setor chamado publicidade, certo?

De maneira bem simplificada, a publicidade é uma forma de alcançar o público-alvo por meio de veículos de comunicação que abrem espaços para anúncios com o objetivo de atrair receitas. Entre os principais objetivos da publicidade, estão a propagação da marca e a oferta de produtos.

Considerando que o marketing digital é um braço do marketing, e que o marketing se utiliza das mídias como forma de comunicar algo, podemos concluir que o marketing digital também se utiliza das mídias digitais com essa mesma finalidade.

Assim, podemos definir mídias digitais como um conjunto de veículos e aparelhos de comunicação que tem tecnologias digitais como base e que, por meio de pagamento direto ou indireto, possibilita às empresas a propagação de peças publicitárias e comunicações diretas.

 

Mas qual a diferença entre os dois termos?

Em poucas palavras e para facilitar: as mídias digitais correspondem a todas aquelas possibilidades pelas quais é possível atingir alguns dos muitos objetivos do marketing digital. Simples assim! Já o marketing digital é o criador das estratégias de comunicação que usam dispositivos digitais para atingir objetivos empresariais.

Esses dispositivos digitais, na maioria das vezes conectados à internet, acessam informações em sites, vídeos, aplicativos, jogos, entre outros, que possuem espaços para propagação de informações, como peças publicitárias ou conteúdos pagos, que podemos chamar de mídias digitais.

 

Por que esse entendimento é importante para aumentar as suas vendas online?

Após entender a relação e a particularidade de cada um desses termos, creio que ficará muito mais fácil montar a sua estratégia de marketing digital e, dentro dessa estratégia, desfrutar de algumas mídias digitais a fim de atrair público para a sua empresa.

O ideal é pensar que a estratégia de marketing digital não é feita apenas de publicidades nas mídias digitais. Essa estratégia tem uma amplitude muito maior do que apenas ofertar produtos e divulgar a sua marca. Acionar alguns aspectos humanos em prol da sua marca é essencial no marketing digital para que seus anúncios tenham efetividade no aumento das vendas para a sua empresa.

 

>> Gostou deste artigo? Tem mais algum termo que gostaria de tirar dúvidas? Deixe sua opinião nos comentários!

 

é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos​,​ adquiriu amplo conhecimento em vendas on​-​line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.

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