Terça-feira, 06 de dezembro de 2016
Enquanto muitos acreditam que a automação de marketing pode atrapalhar e prejudicar o atendimento corpo a corpo com o cliente, outros descobriram — e descobrem, a cada dia — que essa ferramenta pode trazer organização, produtividade e muito mais resultados para os negócios.
Para quem está se perguntando o que é essa tal da automação de marketing, eu explico: trata-se de um sistema que ajuda a automatizar processos de marketing digital — envio de e-mails, newsletter, publicações em redes sociais e similares, a fim de manter os leads (clientes em potencial) sempre bem atendidos, informados e próximos à sua empresa.
Neste artigo vou explicar por que essa automação de marketing pode ser a solução que você procura e precisa. Explicarei também como esse sistema, que integra tecnologia e expertise, pode ser usado para fidelizar os clientes ativos sem prejudicar o relacionamento com os leads. Afinal, perder oportunidades não está nos planos de quem quer crescer, concorda?
Uma pergunta que todo empreendedor ou vendedor faz a si mesmo, em algum momento do trabalho, é: será que vale a pena investir tanto tempo no atendimento aos prospects, enquanto eu poderia investir o mesmo tempo para fidelizar os clientes que já conquistei?
Sabemos que nem sempre todos os que perguntam sobre um produto ou serviço vão, de fato, comprá-lo ou contratá-lo. Por outro lado, vale lembrar que se nem todo lead se transforma em cliente e todo cliente, um dia, já foi um lead. Portanto, não há como ignorá-los os ou apostar intuitivamente em alguns.
Nesse cenário, a automação de marketing pode ajudar muito, mantendo os leads bem nutridos — com informações relevantes que direcionam para o seu negócio — enquanto você usa seu tempo de maneira funcional, pensando em estratégias e oferecendo atendimento de qualidade a quem já demonstrou confiança em seu trabalho.
Ao utilizar a automação de marketing para construir um funil relevante, com informações que atendam aos principais anseios do público-alvo, você estará, automaticamente, educando o futuro cliente sobre o produto ou serviço que ele vai adquirir. Isso reduzirá o número de insatisfação e problemas na pós-venda, pois o cliente comprará com conhecimento e confiança.
Em toda relação de compra e venda, espera-se que, do lado do vendedor haja um profissional capacitado e especialista naquilo que oferece, pronto para oferecer informações relevantes e convincentes. Quando essas informações se transforma em conteúdo, distribuído gratuitamente e periodicamente, você não só informa seu público, mas se torna uma referência.
Lembrando que o esforço para criação desse conteúdo e o planejamento para sua distribuição serão feitos apenas uma vez, e só exigirão seu tempo durante a programação da plataforma de automação de marketing. Depois, as informações serão enviadas automaticamente aos novos leads que, na maioria das vezes, terão as mesmas dúvidas e anseios dos anteriores.
Uma boa equipe de vendas é aquela que conhece cada detalhe do produto ou serviço que oferece. Se a equipe não está preparada, além de não conseguir fechar bons negócios ela refletirá uma imagem insegura, que afetará a credibilidade da empresa.
Quando o empreendedor decide pela ferramenta de automação de marketing, ele está também oferecendo aos seus vendedores uma oportunidade de aperfeiçoar seus conhecimentos sobre os produtos e serviços, tornando-se especialistas e consultores preparados para oferecer um atendimento de qualidade aos clientes — novos ou antigos.
Quando as ações de marketing são automatizadas, a plataforma fica pronta para enviar conteúdo ao futuro cliente no momento em que ele está pesquisando sobre seu produto ou serviço.
Isso significa que, mesmo sendo automatizado, o processo é personalizado. E é essa personalização que não só atrai a atenção do público, mas agrada-o a ponto de ajudá-lo na tomada da decisão final.
O lead que passa por todo o funil, ou seja, que passa por todo processo criado na automação do marketing, é, sem dúvida, um lead que está realmente interessado no produto ou serviço que sua empresa tem a oferecer. Isso é uma grande conquista para quem anseia por bons negócios.
Os processos de envio de conteúdo para o público são mais ágeis porque não dependem da sua disponibilidade de tempo, mas sim do interesse e necessidade do consumidor naquele momento.
Além disso, por oferecer métricas e análises sobre todo o processo, a automação de marketing ajuda a entender, por exemplo, por que alguns leads se perderam no caminho. Assim você e sua equipe podem trabalhar para otimizar o processo constantemente.
A possibilidade de mapeamento e mensuração de todas as etapas também oferece mais organização e agilidade no atendimento. O empreendedor passa a enxergar seu negócio com os olhos do público, implementando todas as melhorias e ajustes necessários não só no ambiente digital, mas também no off-line.
O trabalho com a automação de marketing poderá, em médio e longo prazos, sinalizar os ajustes importantes e relevantes que te ajudarão a diminuir os erros e melhorar todo o fluxo de venda do seu negócio.
Com isso, você investirá menos, pois saberá em que e quanto investir para conseguir bons resultados. Ao mesmo tempo, suas receitas continuarão aumentando, pois, se você sabe qual caminho traz mais resultado, é por ele que você e sua equipe vão seguir.
Aparar as arestas do processo de atendimento e aumentar a qualidade dele é o sonho de todo empreendedor que deseja ver seu negócio prosperar. E a automação de marketing é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para te ajudar a conquistar esse sonho.
Agora você compreendeu alguns dos diversos benefícios que a automação de marketing pode oferecer. Para conhecer mais detalhes sobre o funcionamento desse processo, eu recomendo o e-book “Automatize seu Marketing”.
é cofundador e CVO do leadlovers. Formando em Ciência da Computação, o empresário trouxe a visão do mercado de tecnologia para o segmento de marketing para criar uma plataforma inovadora para impulsionar vendas através da internet.
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