Terça-feira, 01 de novembro de 2016
2017 está logo ali, virando a esquina, e já é necessário estar por dentro das tendências para o Facebook. Afinal, depois de seguir na carona de quem estava sempre à frente, é hora de tomar as rédeas e inovar antes que todos os concorrentes façam isso. Pensando nisso, eu decidi listar 6 tendências que foram apresentadas no Facebook Summit, que ocorreu em São Paulo no dia 4 de outubro, onde estive presente.
Além de ser uma ferramenta importante para se utilizar como forma de comunicação com o cliente, o Facebook Messenger tem algumas facilidades. Agora, toda página possui um nome único que começa com o símbolo @, o que permite encontra-la com muito mais rapidez, especialmente na ferramenta de mensagens. Mas o Facebook está fazendo mais do que isso, pois começou a desenvolver alguns Bots capazes de auxiliar e acelerar o atendimento ao cliente, já que será capaz de responder automaticamente a diversos tipos de perguntas que chegarem, por exemplo. Vários protótipos estão sendo testados, e um deles se chama Juan BotEro.
Com o acesso ao Facebook e à internet pelos celulares crescendo vertiginosamente, a forma de se consumir vídeos está mudando. Hoje, 43% das visualizações de vídeos são feitas via mobile. É por isso que os vídeos que podem ser compreendidos sem áudio tendem a fazer muito mais sucesso, já que grande parte das pessoas consome o vídeo inicialmente com o som desligado, e só depois ligam o som, caso o conteúdo interesse. Além disso, os vídeos (e fotos) feitos em 360º, com câmeras próprias, geram muito mais interação.
Até recentemente, o mobile era visto como “tendência” e “segunda tela”, ou seja, era pensado como algo complementar para um anúncio. Só que agora ele não é mais tendência: trata-se da forma como 99 dos 108 milhões de usuários do Facebook acompanham a rede social. Ou seja, o celular se tornou primeiro plano: tudo o que for feito para o Facebook deve ser feito pensando no celular!
Liberado há pouco tempo pelo Facebook, o Canvas é um formato de anúncio que tem tudo para se tornar febre. Ele está disponível apenas para mobile, ou seja, os anúncios só vão aparecer para quem estiver no Facebook via celular. Eu até fiz um vídeo ensinando como utilizar bem este anúncio. Ele permite criar uma página separada do Facebook, que oferece uma sensação de imersão ao usuário. Quem quiser sair na frente precisa começar a estudar o formato agora mesmo.
Se antes o “Insta” era apenas um lugar para ver o que os amigos estavam jantando, agora ele se tornou uma das redes sociais mais lucrativas. O recurso “Instagram Stories” alcançou 1 milhão de publicações diárias em poucos meses, e os vídeos de até 60 segundos estão ganhando cada vez mais visibilidade. Isso faz com que a rede social se torne uma plataforma cada vez mais madura para anunciar e interagir com a audiência. Se antes o Instagram não funcionava para alguns negócios, agora eu ouso dizer que todas as empresas precisam ter um perfil por lá.
Por fim, é importante citar a ferramenta de pesquisas Facebook IQ, que permite a todos os negócios aplicarem pesquisas mais profundas sobre o público-alvo, dando ainda mais elementos para compreender as pessoas e desenvolver estratégias que privilegiem as pessoas em vez dos números.
Com estas informações, é possível sair na frente e desenvolver estratégias com maior alcance e engajamento. Mais do que tecnologias ou equipamentos, a tendência das redes sociais é sempre privilegiar a experiência de usuário, de forma que ele seja impactado positivamente pelas marcas, criando assim um vínculo com aquilo que faz diferença na vida dele. Portanto, no topo da lista de prioridades nas redes sociais deve estar sempre a valorização das pessoas que estão diante das telas.
Autora do livro “Facebook Marketing”, que está na quarta edição, Camila está conquistando espaço entre as referências do segmento de empreendedorismo digital com cursos que ensinam empresários, de forma fácil e prática, a pensarem estrategicamente para transformar as redes sociais em uma plataforma para atrair e fidelizar clientes. Formada em Comunicações Institucionais pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Especialista em Marketing pela PUC- PR, Camila investiu na criação do treinamento online Facebook Essencial e desde o lançamento já são mais de 6 mil alunos formados.
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