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5 tendências de marketing digital para empresas investirem

Falar do futuro do marketing digital é muito complexo perante uma realidade que tudo se altera muito rapidamente. Contudo, é possível traçar tendências e cenários para o próximo ano, fazendo com que as empresas tenham decisões mais assertivas em relação ao tema.

É inegável que são muitas inovações quando falamos de marketing, assim é imprescindível que uma empresa que queira crescer esteja preparada. Pensando nisso separei algumas tendências de marketing digital:

1. Data marketing

A primeira tendência para 2023 é uma das mais importante, pois hoje não se faz mais marketing sem análise de números dados. Um bom profissional precisa ser analítico, saber analisar o que os dados te apresentam para uma boa tomada de decisão. Para 2023, os profissionais da área esperam um aumento de 75% no número de fontes de dados que usam. Ou seja, a coleta de dados, assim como a sua análise, é uma forte tendência de marketing digital para 2023.

2. Experiência do cliente

Com as novas tecnologias e com marketing 4.0, além do surgimento do metaverso, grandes companhias devem ficar atentas, pensando em estratégias e tendências para que seu cliente possa ter uma experiência positiva em relação ao produto ou serviço. É importante apostar em profissionais capacitados em UX (Experiência do Usuário), que entendam a experiência gerada com as interações de um usuário com determinada solução ou produto de uma marca.

Considerando a transformação digital pela qual as empresas estão passando nos últimos tempos, o conceito de Experiência do Usuário passou a ser bastante aplicado nas soluções digitais, como uso de sites, aplicativos móveis, entre outras.

3. Nano influenciadores

A tecnologia possibilita novas formas de se fazer marketing e alcançar o público-alvo. Entre essas estratégias, os influenciadores digitais têm ganhado a atenção das organizações, principalmente os nano influenciadores. De modo geral, os nano influenciadores são pessoas que possuem um determinado público que os acompanha na internet, seja no YouTube, Instagram ou Facebook.

A importância dos nano influencers está no fato de que eles possuem um público pequeno, mas altamente engajado. Sendo assim, contratar um deles pode ajudar a divulgar os produtos ou serviços para pessoas muito apaixonadas por um determinado assunto.

4. TikTok For Business

Assim como outras grandes redes sociais, o TikTok também conta com a sua própria plataforma de anúncios pagos. É o TikTok Ads, também conhecido como TikTok for Business. A rápida expansão do TikTok e o surgimento dessa nova necessidade de produzir vídeos rápidos criou uma demanda para o marketing.

Muito mais do que uma plataforma de vídeos curtos, o TikTok tem um grande poder de influência na decisão de compra dos usuários. Isso significa que pode ser extremamente estratégico para uma marca estar presente no TikTok, seja produzindo conteúdos orgânicos ou investindo em anúncios patrocinados.

5. Marketing Interativo

Os novos consumidores tendem a preferir empresas que não os tratem como meros números em uma planilha, mas sim de forma humanizada e personalizada. Através do marketing interativo, é possível colher valiosos insights de seus clientes, estreitar o relacionamento com ele e aumentar os resultados de vendas da uma empresa. Essa estratégia de marketing vem cada vez mais sendo usada por diversas empresas através de enquetes, por exemplo. Isso traz diferenciação perante os concorrentes e é uma ótima maneira para aumentar o engajamento entre empresa e consumidor e paralelamente criar uma experiência qualificada.

Rogério Passos

Pós-graduado em Marketing Digital e redes sociais pela Universidade Municipal de São Caetano (SP) e graduado em Publicidade e Propaganda. CEO da agência Marketing Link3 onde é responsável pela coordenação de marketing, tanto na parte on, com gestão e controle de campanhas, monitoramento e métricas de marketing digital e mídias pagas.

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