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4 tendências do e-commerce para 2016

Embora o tema “crise” tenha sido um dos mais abordados neste ano, o comércio eletrônico não parou de crescer em nosso país. Na verdade, a expectativa é de que as lojas virtuais encerrem 2015 com um crescimento de 20%, segundo o relatório Webshoppers, da E-bit. Além disso, somente no primeiro semestre desse ano foi registrado um aumento de 16% no mercado de e-commerce brasileiro, quando comparado ao mesmo período de 2014. Diante de um cenário promissor, podemos listar algumas tendências para 2016:

Mobile commerce

Apesar de já ser uma realidade em nosso mercado, em um futuro próximo, não adiantará apenas ter uma versão mobile. Na verdade, será preciso trabalhar esse consumidor de maneira diferenciada. Muitos consumidores usam dispositivos móveis para pesquisar produtos, mas nem todos efetuam a compra via mobile porque preferem acessar seu desktop para ver o produto com mais calma, ter mais informações sobre ele e então tomar a decisão de compra. Geralmente, isso acontece com produtos que têm o valor mais alto. A loja precisa estar adequada para esse cenário e os sites responsivos serão essenciais em 2016 para que o consumidor possa ter a primeira experiência da melhor forma possível, facilitando a sua volta para o e-commerce.

Entrega no prazo de 24 horas

Outra tendência que vem tomando conta do e-commerce é a entrega em até 24 horas. Muitas lojas já estão realizando, mas a prática ainda não é tão comum no mercado e promete se generalizar no ano que vem. Além disso, também existe a possibilidade de retirar os produtos em um ponto físico.

Ferramentas de Marketing Digital

Contando com evoluções constantes e ferramentas cada vez mais inteligentes, o Marketing Digital continuará a ser muito importante para as estratégias de um e-commerce. Sua utilização pode facilitar a vida do lojista em diversos aspectos como, por exemplo, automatizações de campanhas.

Blog

Diversos sites institucionais do segmento de serviços já criam um conteúdo personalizado para o seu público, que visa esclarecer questionamentos, fornecer dicas, além de apresentar novidades da empresa e do mercado. No próximo ano, blogs vinculados aos e-commerces serão ferramentas fundamentais para converter as vendas das lojas virtuais. A sugestão é produzir conteúdos atrativos que respondam antecipadamente perguntas dos usuários sobre lançamentos ou produtos, por exemplo.

As previsões citadas acima são baseadas em pesquisas e vivência do mercado de e-commerce. Vale lembrar que, na hora de decidir em qual tendência investir, é importante contar com profissionais capacitados para analisar a viabilidade do investimento e as oportunidades, que irão variar de acordo com o porte do seu negócio e as suas metas.

é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.

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