Sexta-feira, 24 de junho de 2016
Algumas ferramentas para profissionais de mídia não devem ser ignoradas: elas facilitam tanto o trabalho, quanto trazem perspectivas valiosas e contribuem para que a empresa consiga ampliar seu ROI. Ferramentas gratuitas ou pagas, desde que sejam estratégicas, ajudam bastante a posicionar melhor uma marca, solucionar problemas simples e criar conteúdo de forma facilitada.
Se você tem dúvidas sobre quais ferramentas os profissionais de mídia devem usar, vale ficar atento à nossa seleção de aplicativos e softwares que podem facilitar muito seu dia a dia e aprimorar ainda mais o trabalho que você já vem fazendo.
O Canva é uma ferramenta que permite que o design gráfico seja feito de forma simplificada. Há elementos pré-definidos que podem ser usados e é possível customizar alguns detalhes com recursos mais comuns de edição de imagem. Ideal para quem já tem boas noções de estética e precisa de soluções rápidas para criar posts em redes sociais.
É um app para smartphone que funciona de maneira bem intuitiva, onde é possível programar receitas simples que conectam alguns dispositivos ou apps no seu smartphone. O wifi pode ser ativado na hora em que o GPS identificar que você pisou na sua casa ou suas fotos podem ir direto para seu Google Drive, por exemplo.
Indispensável para quem lida com mídia para e-commerces, o software é focado na gestão de campanhas de marketing de performance em Search, Comparadores de Preço, Retargeting e Afiliados. Ele permite que o feed XML destas campanhas sejam criados e gerenciados (todos) em um único lugar. Fora isso, é possível acompanhar o ROI das campanhas e saber quais canais estão se desempenhando melhor que os demais, sendo um material estratégico na hora de você aumentar e diminuir seus investimentos em mídia.
É possível acompanhar seus investimentos em marketing social em uma só plataforma. Ela aponta que tipo de publicação engaja mais ou menos os usuários com base em citações e interações. É válida para definir estratégias para diferentes redes sociais nas quais a marca esteja presente.
A marca pode receber uma notificação cada vez que for citada em sites como FourSquare, Yelp e Reclame Aqui. Apesar do “free” (grátis), dependendo da quantidade de informações a serem gerenciadas – como maior quantidade de expressões e localidades – poderá requerer o uso da versão paga.
É totalmente focada em redes sociais, permitindo que o profissional de mídia acompanhe todas ao mesmo tempo, agende posts para diferentes redes sociais, responda comentários, mensagens diretas, encurte urls e acompanhe resultados das estratégias sociais.
Criar vídeos pode ser simples e barato com essa ferramenta. Há ótimos recursos gratuitos e outros mais elaborados na versão paga. Usa animações e, com seleções bem intuitivas, o analista de mídia poderá obter vídeos em pouco tempo para ilustrar conteúdo.
Tem uma função semelhante a do tradicional KeywordPlanner, do Google. Porém, nela é possível ver o que os usuários andam buscando no Google, Bing, Youtube, Amazon e App Store. É um bom recurso para planejar conteúdo otimizado para qualquer um destes sites.
É possível contabilizar a taxa de conversão de uma estratégia de marketing em cada etapa do funil de vendas. Tem opções para quem ainda irá começar e para quem já adota alguma estratégia. A ferramenta também dá uma previsão de receita mensal que a empresa irá obter com o funil.
Nesta ferramenta, o profissional de mídia poderá obter um overview de qualquer site, incluindo resultados na busca orgânica, backlinks, comparador de domínios, etc. Ajuda bastante a aprimorar estratégias em marketing de busca orgânica ou paga.
Mostra o comportamento do consumidor conforme seus cliques. A ferramenta grava ações do usuário, criando mapas de calor nas áreas que mais chamaram sua atenção, baseando-se em movimentação do mouse, cliques e navegação.
É um analisador de títulos que apresenta uma nota pela sua qualidade. Ele analisa a variedade de palavras, uso da keyword, sentimento evocado pelo título, etc. O ideal é que a pontuação vá acima do 60 e a nota seja igual ou superior a um “B”.
Uma assistente virtual que na verdade é uma excelente ferramenta para profissionais de mídia. Gerencia o Twitter e Facebook das empresas cuidando de processos de curadoria, aprovação e publicação do conteúdo nestas plataformas. Destaca-se porque é capaz de buscar o conteúdo e publicá-lo automaticamente nos canais onde a empresa determinar.
Todas as menções a seu site, marca ou produto exibidas na mesma plataforma. É possível ver também as palavras-chave usadas pelos usuários ao se referir à marca e optar, individualmente ou conjuntamente, por visualizar buscas em blogs, microblogs, imagens, vídeos e bookmarks.
Um plugin para WordPress que permite identificar a qualidade do título criado realizando testes. Você pode cadastrar várias versões e diferentes usuários irão receber títulos distintos, assim, é possível conferir qual deles irá obter o melhor desempenho. Mas, só vale para sites com alto tráfego, já que poucas visitas podem comprometer a qualidade do resultado.
Algumas são pagas e outras gratuitas, mas todas as ferramentas são, sem sombra de dúvidas, essenciais para o profissional de mídia e podem ajudar mais ou menos o analista conforme o perfil do negócio que ele gere e sua estratégia de marketing: de performance, social, de busca, etc.
Profissional de Marketing, no mercado digital desde 2002. É Head de Novos Negócios da UM Agência e consultor de comunicação estratégica com foco no desenvolvimento de negócios, inbound, branding, inside sales, planejamento e gestão de marketing. É também produtor de conteúdo e fundou em 2012 o projeto INTRIP, um site de viagem sobre turismo de experiência.
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