Segunda-feira, 07 de maio de 2018
Para qualquer estilo de evento, a estratégia de marketing é parte fundamental para ter sucesso, principalmente, na parte de preparação e divulgação do seu grande evento. Mas você sabia que hoje a tecnologia está influenciando diretamente essas estratégias?
Atualmente as estratégias offline por si só não possuem a força de tempos atrás. Claro que outdoor e exposições em revistas e jornais ajudam a alavancar o número de interessados para o evento, mas se torna essencial adotar tecnologias que intensifiquem o seu nível de interação.
Quer entender mais sobre a importância de realizar seus eventos e qual a real influência dessas tecnologias? E quer saber quais podemos utilizar na prática para ter ótimos resultados na estratégia de marketing do seu evento? Então acompanhe agora esse artigo.
Uma transição para o meio tecnológico e digital é algo que os eventos estão passando aos poucos, encontrando nesse novo cenário uma chance de desenvolver soluções específicas para situações que até então eram verdadeiras “pedras no sapato” de cada organizador de eventos.
O primeiro passo que muitos vêm conquistando é a utilização do Marketing Digital como principal forma de divulgação dos eventos. Tudo isso passa pelo uso de ferramentas como as mídias sociais, o e-mail marketing e as demais estratégias de inbound marketing.
Umas das formas buscadas para estabelecer uma importante e valiosa estratégia de marketing é produzindo eventos, levando assuntos de real importância e muito valor aos interessados pelos temas propostos.
Essa prática pode ser o seu grande diferencial, quando sua empresa é vista no mercado como uma marca forte, que usa os eventos para desenvolver ainda mais suas ideias e se estabelecer como referência. Então fica claro que os eventos podem sim fazer parte da sua estratégia de marketing digital.
Nesse cenário, a tecnologia é fundamental para ter resultado na sua estratégia de marketing usando os eventos. Ela deve estar presente tanto nas etapas anteriores de preparação e de divulgação, como também durante o evento, se relacionando diretamente com o público e gerando um alto nível de interação.
O grande problema encontrado nas divulgações offline é a falta de segmentação do público-alvo, o que transforma a sua mensagem em algo irrelevante a boa parte das pessoas que a visualizam.
Outra dificuldade é a falta de métricas para acompanhamento. Você não consegue ter resultados em tempo real sobre o desempenho das campanhas. E é por tudo isso que a tecnologia se tornou peça fundamental para a divulgação de qualquer evento.
Ferramentas como o Promote, sistema desenvolvido pela mobLee, pioneira em criação de soluções tecnológicas para eventos no Brasil, é um exemplo claro de como é possível potencializar os resultados fazendo uma divulgação estratégica do seu evento, permitindo ainda a análise de dados em tempo real para acompanhar o funil de conversão.
Um evento é sempre a oportunidade ideal para expandir as possibilidades de fechar novos negócios. A presença offline em eventos se torna então uma forma de atingir objetivos centrais da sua empresa, como as metas de negociações e de vendas para aquele período.
Atuar como expositor em eventos é uma das formas mais importantes de divulgar sua marca e mostrar presença em meio ao público-alvo do seu negócio. Essa portanto é uma das estratégias de marketing que pode utilizar para conseguir contatos fundamentais para gerar novas oportunidades.
Nesse ponto, a tecnologia também influencia na sua estratégia quando facilita a captação desses contatos. Para esse caso, ferramentas como o Collect são ideais para ter resultados práticos.
Com esse tipo de aplicação, os expositores conseguem captar novos contatos em eventos de forma ágil e com o uso de métricas de desempenho para ter os melhores argumentos de venda nas próximas oportunidades de expor suas soluções ou produtos.
É a sua chance de abandonar de vez as velhas planilhas de preenchimento manual, facilitando tanto o trabalho dos times de prospecção como também a vida dos contatos, que tinham uma péssima impressão ao passarem por um questionário que demandava um tempo precioso nos eventos.
Eventos são espaços mais do que privilegiados de captar contatos, que serão importantes para gerar novas oportunidades de negócios, mas eles também são momentos em que o networking se torna fundamental para qualquer profissional.
A troca de experiências pode ser um diferencial enorme na carreira e no desenvolvimento de ideias futuras. Mas para isso, é importante que os relacionamentos entre participantes nos eventos estejam sempre alinhados.
Essa é uma grande dificuldade encontrada, muito por conta do pequeno espaço de tempo que existe para fazer esses contatos e também falar da expertise da sua empresa ou sobre suas estratégias do dia a dia.
Por isso é essencial que a tecnologia atue também nos eventos como uma interlocutora de contatos que possuem interesses em comum, gerando assim insights cada vez mais positivos e que agregam muito mais valor.
Para solucionar essa dor, a mobLee também desenvolveu o Matchmaking, um novo recurso tecnológico que possibilita a conexão entre participantes com os mesmo interesses durante qualquer evento.
A importância do Matchmaking na prática é influenciar de maneira positiva as ações que cada pessoa faz durante um evento ao tentar encontrar novos contatos para fazer networking.
A experiência com a funcionalidade, podendo acessar todas essas informações na palma da mão, tornam ainda mais fortes o sentimento de otimização de tempo e a percepção de inovação durante um evento que realizar.
Essa é uma forma diferente de estabelecer a estratégia de marketing dentro do evento, usando todas as possibilidades que a tecnologia permite para causar uma influência positiva nas várias etapas importantes que fazem parte de cada evento.
Gostou de saber mais sobre essa total influência da tecnologia dos eventos dentro das suas estratégias de marketing? Percebeu como essa influência é cada vez maior e pode ser desenvolvida ainda mais? Para continuar acompanhando dicas que ajudarão você a realizar os melhores eventos do mercado, confira os outros artigos do blog da mobLee.
Um profissional das palavras, amante de Tecnologia, Internet e Marketing de Conteúdo. Estagiário em produção de conteúdo para o blog da mobLee e seus parceiros, Redator Web Freelancer e Escritor de Ficção.
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