Artigos

Profissão Media Trader

 

Em meados de 2012, 2013, quando o movimento de automação de compra de mídia, uso de dados e mídia programática começou a ganhar notoriedade no Brasil, além das discussões sobre os termos, possibilidades, siglas e etc, uma grande preocupação de parte dos profissionais das áreas de publicidade e marketing era se essa automação afetaria os empregos.

Obviamente, o modelo de negócio mudou e vem mudando, os profissionais tiveram que se atualizar sobre essa novidade.  Mas essa automação também trouxe novas possibilidades e novos horizontes para os profissionais da área.

Uma das novas e cobiçadas profissões do universo de publicidade programática é o Media Trader.

 

E o que é um Media Trader?

Fazendo um paralelo com os operadores do mundo financeiro, o media trader administra as campanhas publicitárias e compra, via plataformas de leilões, espaços de anúncio em tempo real. Sempre baseado nos objetivos traçados para a campanha.

Além de ser responsável pelo lançamento operacional da campanha e suas otimizações. Estas otimizações são determinadas a partir da análise de um grande número de indicadores, o que lhes permite identificar o preço de aquisição ideal, sites e espaços com melhor desempenho, mas também os períodos mais eficazes (horas / dias da semana), devices, perfis e grupos de audiência específicos, sempre balanceando com o budget disponível e os KPIs traçados para a campanha.
 

Tipo de Treinamento

A função de media trader ainda é recente, e não há em si um treinamento específico. Para fazer um bom papel nessa função, é preciso ter aptidão para análise de dados. Estudantes de curso de matemática podem, assim, representar um perfil interessante. Profissionais com prévia experiência em campanhas de busca paga também podem ser boas opções para essa função, já que a compra programática traz alguns dos princípios do Search Engine Advertising.

 

Habilidades e qualificações necessárias

Estratégia, rigor, capacidade analítica e de resposta são as 4 principais qualidades esperadas para este tipo de posição. O media trader é um comprador de mídia responsável por gerenciar budgets de agências e anunciantes: é, portanto, um papel de alta responsabilidade.

As principais plataformas do mercado oferecem certificações para que esses profissionais possam dominar as ferramentas disponíveis, analisar com rigor os resultados e compreender o funcionamento desse universo programático, estando sempre atento às tendências e novas atualizações das ferramentas. Appnexus Buy-Side Platform, Google DoubleClick Bid Manager, Facebook Business Manager são alguns exemplos das empresas que possuem certificações indicadas para essa função.

Seja em empresas de tecnologia ligadas a compra de mídia, agências de publicidade e anunciantes que possuam núcleos internos de compra. Essa é uma função em plena ascensão e ainda escassa de especialistas no mercado.

A automação da compra de publicidade é um caminho sem volta. A necessidade de um entendimento mais profundo das possibilidades e benefícios que isso pode trazer às marcas, bem como os riscos de uma campanha mal executada, é cada dia mais essencial. Ainda que o processo seja automatizado, cheio de algoritmos, a figura humana é essencial para essa engrenagem funcionar plenamente.

 

 

é Managing Director Brazil da Gamned e também membro do comitê de Adtech e Data do IAB Brasil. Atua desde 2009 no meio digital, tendo passagens por agências de publicidade e empresas de tecnologia

Comentários

PUBLICIDADE