Quarta-feira, 02 de novembro de 2016
Conhecida por ser a ocasião das boas compras, a Black Friday chegou para ficar no Brasil. Realizada na última sexta-feira de novembro, a data tem a expectativa de faturamento de R$ 2,14 bilhões neste ano, conforme os dados da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico). Para que alcance o potencial de vendas da data é importante que o lojista invista no planejamento de suas estratégias de marketing.
Se o e-commerce já possui uma página de captura (splash) para o cadastro de pessoas interessadas em receber ofertas exclusivas, mude o layout pelo menos um mês antes da Black Friday, oferecendo vantagens pelo cadastramento. Este splash pode ser ativado até dois meses antes da data. Utilize “checkbox” para as pessoas marcarem as categorias que têm mais interesse, sem solicitar digitação adicional. O único campo que deve exigir preenchimento é o do e-mail. Essas pequenas alterações podem aumentar significativamente o número de cadastros.
Cerca de 15 dias antes da Black Friday, envie uma campanha com uma prévia dos produtos que estarão em oferta e a faixa de descontos a ser concedida (por exemplo, de 30% a 50%). Informe também, com fontes grandes, o dia da Black Friday e uma contagem de quanto tempo falta. Conforme a data se aproxima, vale enviar um e-mail uma atualização, como: “Está chegando! Black Friday é daqui 7 dias”.
Apesar de já ter informado aos consumidores sobre a faixa de descontos, é importante reforçar na semana que antecede a Black Friday. Envie ao menos duas campanhas específicas no período abordando o “grande dia”. São estas iniciativas que ficam na cabeça das pessoas, fazendo com que elas acompanhem a loja e os produtos que poderão comprar em condições diferenciadas.
O apelo com senso de urgência aumenta a abertura e conversão da campanha. Ative os preços reduzidos um pouco antes da meia-noite do dia 25 de novembro e neste mesmo horário é ideal já enviar a primeira campanha, apresentando os produtos com descontos. Também vale mandar outros e-mails ao longo do dia, informando das últimas horas de promoção. Lembre-se de variar os assuntos, para que as pessoas entendam que são e-mails diferentes.
A atenção do consumidor vale ouro neste dia. Portanto, vale tudo o que o lojista puder fazer para se destacar. Surpreenda oferecendo um cupom de frete grátis para compras acima de determinado valor, um brinde ou um percentual extra de desconto sobre o valor do site. Isto potencializa a conversão, além de agradar os assinantes.
Nos últimos anos, houve casos de fraude neste dia, em que alguns varejistas aumentavam o preço “normal” dos produtos para conceder um grande desconto no dia, o que não trazia nenhuma vantagem real para o consumidor. Não se deve subestimar a inteligência do público. Caso não seja interessante para o lojista conceder descontos reais e significativos, é melhor não participar desta ação promocional. Afinal, enganar o público traz consequências não apenas durante a Black Friday, mas para a imagem da loja.
é CEO e fundador da Mailbiz, empresa especializada em e-mail marketing estratégico para e-commerce. Hoje, está à frente da área Comercial e Sucesso do Cliente. Atua com TI desde 2001, passando por experiência em provedor de internet e em plataforma de e-commerce. Formado em Administração de Empresas pela UFRGS e practitioner da metodologia de desenvolvimento humano SOAR, certificado pela Florida Christian University.
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