Segunda-feira, 05 de setembro de 2016
A confusão tem origem quando se dá início a uma estruturação sem um plano de Marketing Digital, sem pensar em estratégias de Marketing, passando diretamente ao mundo das ferramentas e para a ação. Afinal, o Marketing Digital parece relativamente simples. Suas ferramentas são desenvolvidas para atrair a maior quantidade de usuários. Então, por que não usá-las diretamente, não é mesmo?
É justamente esse o pensamento de uma enorme quantidade de empresas que divulgam suas marcas no Google AdWords, por exemplo. Muitas vezes, porém, elas não conseguem retornos expressivos.
Acontece que, se por um lado essa aparente facilidade do Marketing Digital ajuda empresários a potencializarem seus negócios (principalmente no início), o fato é que, por outro lado, chega uma hora em que a estagnação tende a aparecer.
Certas vezes, seja pelo excesso de trabalho a ser realizado pelo empresário ou pelo gestor de Marketing, ou pela confusão gerada pelas oportunidades, o resultado acaba não vindo mais.
Então, pensando em esclarecer um pouco esse cenário, escrevi sobre esses três pilares que você precisa saber antes de sair fazendo qualquer ação de Marketing Digital.
O primeiro e principal entendimento que você deve ter (e que é um grande diferencial no Marketing) é pensar em pessoas.
Não importa se o seu negócio é B2B ou B2C: no fim, você sempre vai vender para uma pessoa!
Portanto, estude o comportamento do seu público, entenda os aspectos que levam as pessoas a comprarem uma ideia, estude técnicas de persuasão e táticas de vendas.
Sem esse conhecimento, muito provavelmente você estará perdendo algumas oportunidades que ajudam na adoção de um olhar mais crítico para a produção dos seus materiais de Marketing e Marketing Digital.
Esse é um quesito muito importante, ainda mais quando sabemos que a atenção das pessoas é cada vez mais escassa.
Qualquer possibilidade de encontrar atalhos para atrair a atenção da sua audiência e, por consequência, para conseguir alcançar bons resultados com Marketing Digital, pode ser um grande passo para o crescimento do seu negócio.
Vivemos o dia todo conectados. Por esse motivo, o Marketing vem se tornando cada vez mais Digital.
Antes pensávamos em estratégias de Marketing para depois planejar a ação de divulgação na internet. Hoje, algumas empresas já pensam na estratégia digital antes mesmo de planejar em quais meios ela será divulgada.
De fato, não temos mais como fugir de toda a tecnologia empregada em nosso ramo de atividade.
Essas tecnologias trazem grandes oportunidades de criação de campanhas para a potencialização do resultado do seu marketing.
Um exemplo que achei bem interessante foi o de um café aonde fui recentemente. Para usar a internet, você é obrigado a fazer um check-in em alguma rede social. Interessante é que eles usam a troca de um serviço por um compartilhamento que atrai.
Já falei isso em outro artigo, mas vale repetir: para ter bons resultados com Marketing Digital, fique obcecado pelos dados.
Analise a quantidade de tudo versus a qualidade dos seus materiais. Quantos e-mails você tem em sua base? Quais são suas taxas de conversão dentro do seu funil?
A mudança mais radical que o Marketing Digital agregou é justamente a oportunidade de você ter muitos dados. Algumas vezes isso gera confusão, mas, certamente, também é o que lhe possibilita grandes diferenciais.
Então, teste, teste, analise, teste de novo, analise e assim por diante. Desta forma, você conseguirá determinar quais são os dados mais importantes para o seu negócio e começará a entender o que você precisa buscar.
Claro que algumas questões não mudam, como, por exemplo, o e-mail ser o principal ativo da sua estratégia de Marketing Digital. Afinal, ele ainda não morreu, como diziam que aconteceria.
Acho que sempre vale alguma reflexão de como você faz seu Marketing Digital. O que fica cada dia mais perceptível é que não basta sair usando todas as ferramentas sem ter um bom conhecimento de Marketing!
é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.
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