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Acelere os resultados de SEO com Growth Hacking

Aprenda como acelerar os resultados de SEO com técnicas de Growth Hacking e chegar ao topo das buscas mais rápido que seus concorrentes.

 

Partindo do princípio que “growth” em português significa crescimento e uma das traduções do verbo “to hack” é cortar, no sentido de cortar fila ou encurtar caminhos, podemos dizer que a tradução literal do termo Growth Hacking pode ser definida como Atalhos para o Crescimento.

O que condiz com a definição técnica do termo:

Growth hacking é um processo de experimentação rápida que utiliza diferente canais de marketing e técnicas de desenvolvimento de produtos para identificar as maneiras mais eficientes e efetivas de desenvolver um negócio ou produto. https://en.wikipedia.org/wiki/Growth_hacking

 

Growth hackers são os profissionais que praticam, ou melhor, implementam esses processos no dia a dia de suas empresas e/ou áreas. Tais profissionais são oriundos de diversas áreas como engenharia, marketing e gerenciamento de projetos, mas devido à efetividade da metodologia é comum ver profissionais e até mesmo empresas especializadas apenas em Growth Hacking.

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, experimentação rápida, exploração de diferentes canais de marketing e técnicas de desenvolvimento ágil são práticas que grandes empresas praticam há anos. Um dos cases mais conhecidos é o do McDonald’s, não entrarei em detalhes, mas quem estiver interessado em saber um pouco mais sobre os growth hacks do Mac, recomendo dois artigos do Neil Patel:

O que é Growth Hacking: o guia passo a passo

The definitive guide to growth hacking chapter 1 

Dentre todas as vertentes do marketing digital, o retorno sobre investimento (ROI) de SEO é o mais demorado. Por isso, sempre digo aos clientes da SEO Marketing que estão fazendo um investimento de médio a longo prazo. Mas o empresário brasileiro é imediatista e, quase sempre, quer resultados a curto prazo.

Foi então que comecei a estudar mais sobre Growth Hacking e desenvolvi algumas metodologias para acelerar os resultados dos projetos de SEO de nossos clientes.

 

Metodologias de Desenvolvimento Ágil

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo é implementar uma metodologia de desenvolvimento ágil. Pensem em um projeto de SEO como desenvolvimento de um site ou software.

Hoje utilizamos um mix de duas estratégias, o Scrum e o Kanban, no caso o Scrumban. Basicamente utilizamos a metodologia dos Sprints Semanais para priorização das tarefas e o Kanban para visualizar o fluxo de trabalho. Para quem não conhece, recomendo o Trello para organizar os processos.

 

Planejamento Estratégico

Assim como em qualquer empresa de pequeno, médio e grande porte, o planejamento estratégico é essencial para o sucesso de um projeto de SEO. É nele que serão definidas as estratégias de curto, médio e longo prazo.

Além das estratégias, o planejamento estratégico deve mapear todas as melhorias técnicas, de performance, de usabilidade, correções de conteúdo, perfil de backlinks e organizar tudo em um plano de ação ordenado por prioridades.

Pro tip:

Tarefas de alta prioridade são aquelas que demandam menos tempo de implementação e tem maior impacto no posicionamento orgânico. Como por exemplo: otimização dos títulos (titles).

 

Plano Estratégico

O plano estratégico faz parte do planejamento, mas devido à sua importância decidi dissertar sobre ele separadamente.

Tomando como base a metodologia “Measurement Plan” do Avinash Kaushik, evangelista do Google Analytics, o plano estratégico tem como foco principal definir as estratégias, kpis e metas de um projeto de SEO a partir dos objetivos de negócio de uma determinada empresa.

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Modelo de plano estratégico

 

Plano de Metas

Assim como o plano estratégico, o plano de metas também compõe o planejamento estratégico inicial de SEO e deve ser definido com base nos principais indicadores de performance (KPIs) do projeto. Não se esqueçam de valida-lo com o cliente e documentar as metas em seu ERP ou CRM.

Pro tip:

Defina metas trimestrais com base no volume total pesquisas das principais palavras-chave do projeto, taxa de conversão orgânica, estimativas de CTR orgânico por posição, ticket médio e investimento mensal.

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Modelo de plano de metas

 

Long Tail Keywords – low hanging fruits

Um dos principais motivos que retardam os resultados de um projeto de SEO é focar apenas nas palavras-chave mais concorridos e deixar de lado os termos mais específicos, conhecidos com long tail keywords.

Apesar do baixo volume de pesquisas, as palavras-chave de cauda longa são mais fácies de “ranquear” em um curto período de tempo e trazem resultados surpreendentes.

De acordo com um estudo conduzido por Glenn Gabe, autor do Search Engine Journal, onde ele analisou 3.000 palavras-chave de um e-commerce nos Estados Unidos e descobriu que apenas 7% das palavras eram de correspondência exata e 93% eram long tail keywords.

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Pro tip:

Para identificar long tail keywords utilize ferramentas como o https://ubersuggest.io/

 

Não deixe o link building para depois

Ao contrário do que muitos pensam o Link Building, ou melhor, a construção de autoridade de um domínio e suas páginas deve começar logo no início do projeto. Assim como as palavras-chave cauda longa, existem links que são mais fáceis de se conquistar. Como por exemplo:

  • Links em sites de parceiros comerciais
  • Menções à marca sem link
  • Sites de feiras e eventos que a empresa participou

Gostaria de complementar com alguma outra estratégia? Compartilhe seu conhecimento conosco nos comentários.

Pode parecer óbvio, mas é importante ressaltar, jamais se envolvam em esquema de compra ou troca links. O Google é bastante claro em suas diretrizes e isso sim é passível de punições muito severas.

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Clique na imagem para ir ao suporte do Google.

 

Updates Executivos

Updates ou resumos executivos são micro relatórios enviados quinzenalmente com um overview dos principais indicadores da campanha. Eles têm como finalidade avaliar a evolução do projeto em direção às metas estipuladas e definir possíveis correções de rota, caso os resultados não estejam satisfatórios.

 

Relatórios Mensais

Mais elaborados que os updates executivos, os relatórios mensais trazem um compilado de todos os indicadores da campanha, insights (BI), análises dos principais concorrentes, evolução em relação às metas, ações propostas e realizadas, assim como um plano de ação para o mês subsequente.

 

Conclusão

É importante ressaltar que mesmo aplicando as técnicas sugeridas acima os resultados de SEO não aconteceram da noite para o dia. Portanto, defina metas e estratégias em seu planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo para medir a evolução do projeto gradativamente.

E você, já utilizou alguma metodologia para acelerar os resultados de SEO? Não vale falar Black Hat!

 

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CSO na agência de Marketing Digital Hedgehog Digital. Desde 2015 listado entre os top 3 SEOs do Brasil, tendo ganho o prêmio no mesmo ano. Há mais de 10 anos apaixonado por SEO, Content Marketing e Marketing Digital em geral. Já liderou mais de 100 projetos de SEO e Content Marketing em empresas no Brasil, Reino Unido e Europa.

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