Segunda-feira, 04 de julho de 2016
Global, digital e omnichannel. Esses são os termos que definem o consumidor moderno. Eles estão cada vez mais conectados, consomem produtos e serviços de diversas partes do mundo e precisam acessar todos os canais, em qualquer horário e de maneira integrada. Segundo o IBGE, 36,8 milhões de lares já possuem internet, sendo que o Brasil é líder no tempo gasto em redes sociais, com 60% a mais que o restante do planeta.
Agora, as empresas precisam encontrar os consumidores e engajá-los com eficiência, já que estão imersos em um universo hiperconectado, praticamente paralelo, empoderados por informação, diversas possibilidades de escolha e um comportamento imediatista destacado. Essas características colocam o consumidor 3.0 no comando, dando forma ao ecossistema digital e estremecendo as estruturas do mundo dos negócios.
A chamada Era da Informação foi capitalizada pelo Consumidor 3.0 como nenhum outro perfil fez. A chegada dos dispositivos móveis cada vez mais avançados impulsionou essa característica, atribuindo mais velocidade nas pesquisas do consumidor e permitindo que ele faça comparativos em tempo real quando vai comprar, seja online ou offline.
As mídias sociais são um fenômeno. O Facebook atingiu recentemente a marca de 1 bilhão de usuários. Se fosse um país, seria o terceiro maior do mundo. O Twitter tem mais de 500 milhões de usuários registrados, que geraram mais de 340 milhões de tweets e administra mais de 1.6 bilhões de buscas por dia.
Com a ascensão de modelos de promoção e descontos sazonais em produtos, os próprios varejistas lançaram uma tendência em direção a sensibilidade dos preços. Marcas que tentam se beneficiar na precificação correm o risco de afastar o consumidor 3.0, que dá ênfase também ao bolso na hora de escolher o que vão comprar.
A era digital proporcionou que os consumidores compartilhem experiências pessoais em vários assuntos. A opinião social tem se transformado em algo extremamente importante para o Consumidor 3.0, que valoriza as experiências dentro de suas redes sociais mais do que as propagandas feitas pelas marcas.
As redes sociais são povoadas de pessoas mostrando suas aquisições, conquistas pessoais e profissionais. Seja em atualização de status, compartilhamento de fotos e vídeos, o consumidor 3.0 vai se promover com felicidade.
Podemos descrever a geração dos consumidores 3.0 como “A Geração Imediatista”. Esperam produtos e serviços sendo entregues em qualquer lugar, no tempo certo e que melhor se encaixem em suas necessidades. A digitalização de produtos – desde passagens de avião, passando por música e livros – fortalece a necessidade de uma satisfação imediata.
Quando as compras online surgiram, um grande problema de segurança afligia os consumidores. A nova geração não tem medo de comprar pela interne. Mesmo com alto número de vírus e spam que povoam a rede, estes novos usuários não estão só mais confiantes nas próprias redes, mas em suas próprias habilidades ao navegar em ambientes de risco.
é diretor comercial da NeoAssist. Formado em Administração de Empresas pela FAAP e com especialização em Web Marketing e Marketing Direto pela University of Westminster de Londres, com 13 anos de experiência, atua no mercado de CRM e atendimento ao e-consumidor. É responsável pela implementação de estratégia de atendimento online de algumas das maiores varejistas online do Brasil.
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