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6 coisas em que sua equipe de marketing está perdendo tempo

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Alguma vez você já teve uma experiência que abriu seus olhos para “Nossa! Como eu estive perdendo tempo com isso”?

equipe-otimizando-tempo-marketing-digitalTenho certeza que já. Eu certamente já tive.

Algumas das minhas experiências com marketing me levaram a concluir que algumas das minhas abordagens eram uma total perda de tempo. Gostaria de compartilhar algumas com você.

Antes de mergulharmos nisso, gostaria de fazer uma breve notificação.

Cada negócio possui suas particularidades. Você pode estar fazendo algumas dessas coisas que eu irei descrever aqui e perder seu tempo. Mas isso não significa que são perda de tempo para o seu negócio. Talvez sua única situação, seu sucessos anteriores, sua persona alvo, etc., tudo isso sugere que você deve manter o que quer que esteja fazendo. Essa é uma decisão única e exclusivamente, sua.

Em outras palavras, tome essa lista como uma grão de sal.

Com isso dito, se você estiver interessado em tomar uma porção do seu tempo de volta e fazer sua equipe de marketing dez vezes mais efetiva, então leia!

 

Você está focado na rede social errada

Ah, mídias sociais! Você acredita que algumas pessoas dizem que marketing de mídias sociais é perda de tempo?

Eu não irei tocar nesse assunto. Minhas experiências com marketing nas mídias sociais têm sido bastante positivas. No entanto, temos algumas formas de fazer essas estratégias de marketing sugarem uma grande parte do seu tempo e verba.

Não comentarei absolutamente nada sobre nossa procrastinação nas mídias sociais. Talvez seja uma perda de tempo, quem sabe? Ao invés disso, vamos conversar sobre as plataformas que você está usando para o seu marketing nas redes sociais.

Você está utilizando a plataforma certa?

Todos dizem: “Você precisa estar no Facebook, Twitter e LinkedIn.” E eu concordo.

Alguns dirão: “Você deveria estar no Google+, Pinterest, Instagram e Periscope.” Digamos que concordo.

E outros ainda dirão: “Cara, você precisa usar Snapchat, Vine, WhatsApp e Twoo.” E para ser sincero, não tenho certeza se concordo.

O que está no coração do problema?

O fato é que existem várias redes sociais. Você precisa escolher dentre elas, qual vai lhe trazer o melhor ROI.

Não se apresse em dizer que será o Facebook, Instagram, Snapchat ou Twoo. Faça o seguinte: pesquise o máximo que puder de sua persona e saiba de suas aspirações. Então, valide sua pesquisa com testes reais.

Você tem potenciais chances de perder algum tempo e dinheiro ao escolher (e permanecer) no canal de mídia social errado.

 

Você está criando e lançando artigos para as grandes publicações

Se você está por dentro de marketing de conteúdo e guest blogging, você já ganhou. Pessoalmente, sou um grande fã.

Aqui está uma coisa que aprendi: lançar artigos para as grandes publicações pode ser uma descarga no seu tempo produtivo. Se você consegue um espaço como colunista, digamos, na Forbes, Entrepreneur, FastCo., TechCrunch, etc., isso é fantástico! Isso lhe dará um gás incrível.

Mas esse é um grande “SE”. Os editores dessas publicações lidam diariamente com uma infinidade de candidatos mais que preparados. Suas chances de conseguir um espaço é mínima.

A maioria das pessoas que escrevem para grandes publicações são apresentadas por alguém que conhece alguém ou construíram um nome para si mesmos ao alcançar o sucesso com alguma grande empresa ou algo do tipo.

Isso toma horas de pesquisa para a publicação, criação de um conteúdo único, encontrar a pessoa certa para enviar, e esperar a resposta.

Você provavelmente está perdendo tempo.

O que você deveria fazer então? Mire em publicações menores, elas são mais acessíveis e trabalham em nichos. Essas publicações são mais receptivas em aceitar suas sugestões de publicação. Além de que, muitas dessa publicações estão alinhadas com seu público.

Posto regularmente na Forbes, Entrepreneur e outros locais, mas eu não o faço só por que espero gerar milhares de leads qualificados. Na verdade, meus melhores leads vem do conteúdo que produzo e publico em meu próprio site, NeilPatel.com e Quicksprout.com.

Eu focaria em criar um conteúdo épico para o seu próprio site.

 

Você não está fazendo os testes corretos

Testes A/B são incríveis. Perder tempo com testes a/b não é legal.

Esse tipo de testes podem ser tanto revolucionários, quanto arriscados. Por quê? Porque isso pode se tornar um vício de testar todas as mínimas coisas possíveis que não farão diferença alguma para o seu negócio.

Você provavelmente ouviu histórias de um cara que testou a cor de seu botão e aumentou suas conversões em 5.000%. Tudo bem, isso não significa que irá acontecer a maior parte do tempo.

Esses “segredos” ou “resultados assustadores” de otimização de conversão são legais de ler, mas muito arriscados de implementar por sua conta.

Como dar a maior guinada no tempo da sua equipe de marketing?

Teste conversões macro. Recomendo que você continue testando micro conversões, mas foque seus testes em ações de larga escala.

Micro conversões são valiosas enquanto elas guiam macro conversões. Mas macro conversões são as máquinas de dinheiro e é por isso que você deve focar seu tempo nelas.

 

Você está utilizando muitas plataformas sociais

Toquei nesse assunto anteriormente. Quanto mais plataformas você utiliza, mais tempo você está potencialmente gastando. Por quê?

Seu público-alvo, possivelmente, está focado em apenas algumas poucas plataformas. Seu objetivo é encontrar essas plataformas, engajar e ver algum valor. Se você se dissipar por diversas plataformas de mídias sociais, você se tornará menos efetivo nelas. Você poderá perder muito tempo.

Algumas das atividades de mídias sociais que mais consomem tempo é aprender a utilizar, analisar seu esforço e fazer curadoria de conteúdo para postagem.

Quanto mais plataformas você utiliza, mais tempo você gasta nesse esforço.

Observe suas mídias sociais com cautela. Se você se sentir tentado em aumentar seu alcance nas redes sociais, incluir mais sites, tenha certeza que está tendo ROI.

 

Você não está promovendo seu blog

Se você for ter o esforço de produzir conteúdo, então você tem que promovê-lo. Se você não promove seu conteúdo, então você desperdiçou todo o tempo que gastou criando.

Um dos melhores exemplos de marketing de conteúdo é a Buffer. O blog deles possui posts longos, suculentos e ricos em informação e pesquisa. Veja aqui, quanto templo levou para Kevan Lee, especialista em blog da Buffer, escrever alguns posts selecionados.

Você pode ver que ele leva algo em torno de 3 horas para a maioria de seus artigos, independente da quantidade de palavras. A média de 500 palavras por artigo toma entre 1 e 2 horas para o redator escrever.

Sempre que você estiver no fluxo contínuo de tempo/conteúdo, posso seguramente afirmar que você gastará uma boa quantidade de tempo criando artigos para o seu blog.

Tudo bem. Continue com isso. Aumente sua velocidade de entrega se puder, mas tenha certeza que está se dedicando para criar esse conteúdo.

O momento em que você está perdendo seu tempo é quando não promove isso.

Parece contraditório, mas você está perdendo tempo por não promover seu conteúdo.

Aqui está o porquê: se você não promover seu blog, então todo o tempo que você gastou escrevendo foi perdido.

Quando você finalizar um artigo, você terá a sensação de liberação. Você pode até pensar “Está pronto. Agora posso descansar”. Mas, na realidade, seu trabalho apenas começou. Tire esse tempo para promover, compartilhar, informar, disparar e-mails, postar, twitar, curtir e espalhar as boas novas.

Kevan Lee, da Buffer, leva algo em torno de sete minutos promovendo seus artigos. Ele explica o processo:

“Cada novo artigo vai para nossa lista de emails RSS. Esse processo é automático. Cada novo artigo é capturado pelo MailChimp e enviado às 10:00 da manhã, horário do Pacífico. Sistematizando e automatizando nosso processo de marketing podemos acelerar as coisas, e dar um pouco mais de atenção ao que nos ajuda a poupar tempo.”

 

Você está se conectando com as pessoas erradas

Marketing de influência é a grande forma de aumentar suas estratégias de marketing. Se você não o faz corretamente, isso pode gerar algumas dores de cabeça.

Eu trabalhei numa empresa que destruiu sua reputação ao escolher o influenciador errado. Você pode ler sobre alguns perigos do marketing de influência no meu artigo do LinkedIn com esse tema.

O ponto que quero focar é no problema de tempo.

Pode parecer, em um primeiro momento, que marketing de influência vai lhe salvar tempo. No fim das contas, você está se livrando de uma obrigação e terceirizando o seu marketing para outra pessoa, certo?

Mas e se você fizer uma escolha ruim? Isso produzirá um efeito oposto ao desejado. Além do mais, marketing de influência toma bastante tempo por si sem determinar com quem entrar em contato, entrar em contato, fazer a apresentação e a proposta, tudo isso consome muito tempo.

 

Conclusão

Quer economizar? Então economize tempo.

Existem algumas coisas que está permitido perder tempo – WaitButWhy, MentalFloss, Buzzfeed, etc. É ok, a maior parte do tempo.

Não deixe suas atividades tornarem-se uma perda de tempo. Se executadas corretamente, o seu marketing pode ser enxuto, poderoso e eficiente. Pode gerar leads, trazer clientes e fazer algum dinheiro. Mas ao invés de fazer isso, você está dando volta em círculos, girando suas rodas com coisas que não funcionam e só te frustram.

Para o próximo ano, faça disso um objetivo, desperte o máximo da sua efetividade no marketing. Acabe com a baboseira. Dispense os consumidores de tempo e aplique-se.

 

E para você, leitor, quais as coisas que você acredita ser perda de tempo no marketing?

 

é o co-fundador da CrazyEgg, Hello Bar e KISSmetrics. Ele ajuda empresas como a Amazon, Facebook, Google, HP e Yahoo a crescer sua receita. Forbes diz que ele é um dos 10 melhores profissionais de marketing on-line, e Entrepreneur Magazine diz que ele criou uma das 100 empresas mais brilhantes do mundo. Neil foi reconhecido como um dos 100 mais importantes empreendedores com idade inferior a 30 anos pelo presidente Barack Obama. Acesse o site dele em português: http://neilpatel.com/br

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