Terça-feira, 07 de junho de 2016
No mundo corporativo ter uma grande ideia é apenas a primeira etapa para atingir o sucesso empresarial. Porém, entre a imaginação e o lucro há um longo caminho que precisa ser preenchido por parceiros tecnológicos que facilitem a implementação de projetos. Contudo, muitas empresas ainda encontram obstáculos para tornarem seus negócios viáveis.
No Brasil, o tema viabilidade está em alta graças, sobretudo, ao aumento no número de aquisições de empresas nacionais por companhias estrangeiras – em 2014 foram 818 fusões, segundo estudo da KPMG. Como o mercado internacional é mais exigente, as companhias buscam fornecedores externos de serviços de TI qualificados e certificados, objetivando uma melhor eficiência e credibilidade. Além disso, há um movimento crescente no e-commerce interno, que leva os varejistas a buscarem cada vez mais empresas parceiras para atenderem às suas necessidades tecnológicas e de logística.
A viabilidade de projetos de TI depende de quatro pilares principais: confiança entre as partes envolvidas, segurança dos dados, custos e a capacidade de encontrar um parceiro estratégico. Estes dois últimos pontos são os maiores problemas enfrentados pelas empresas. A crise política/econômica que o país atravessa inibe investimentos futuros e maximiza o esforço na redução de gastos em energia elétrica, datacenter e até com folha salarial. Além disso, muitos esforços são utilizados na busca por parceiros tecnológicos e de confiança.
Antes de contratar um parceiro tecnológico é preciso identificar o que se espera do parceiro e, ter claramente definido como ele irá atender às suas expectativas. Sem estes dois passos a empresa pode simplesmente criar uma expectativa muito alta sobre a entrega que o parceiro irá fazer, muitas vezes gera uma insatisfação demasiada afetando a parceria. Com uma estratégia bem desenhada, é possível encontrar soluções que atendam não apenas a “dor” inicial, mas também uma estruturação a médio e longo prazo das necessidades.
A tecnologia avança cada vez mais rapidamente, assim é fundamental estar atualizado para garantir que os projetos sejam viáveis do ponto de vista tecnológico. Os produtos oferecidos às empresas precisam ser ágeis e capazes de atender as novas demandas do negócio de forma rápida sem impacto. Com a modernização constante dos datacenters e a contínua otimização dos recursos, é possível garantir um suporte eficiente às aplicações de missão crítica, segurança da informação e recuperação de desastres.
Profissional com sólida experiência, atuando há mais de dezessete anos em Tecnologia da Informação. MBA em Gestão de Projetos e diversos cursos relacionados na área de Tecnologia e Negócios. Dez anos de experiência em consultoria atendendo os mais diversos segmentos do mercado (comunicação, construção, educação, financeiro, publicidade, saúde, segurança, serviços e varejo). Liderança de equipes de Field Service e Infraestrutura. Atuação em projetos técnicos e de governança (ISO/IEC 20000, ISO/IEC 27002 e TOGAF). Atualmente é especialista de produtos da Locaweb Corp, unidade corporativa da Locaweb.
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