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Como criar uma campanha publicitária de sucesso e obter um retorno de investimento?

De acordo com dados do Ibope Media, o investimento publicitário na América Latina cresceu 5,7% em 2015 e estima-se que para esse ano, o aumento seja de 6,6%. Para muitos empresários, anunciar é um gasto e não um investimento. Mas, os dados acima comprovam que mesmo em tempos de crise e instabilidade econômica, algumas empresas aproveitam o cenário para se diferenciar das demais, investindo em campanhas inovadoras, conteúdo impactante, e até mesmo em tecnologias que reduzem os custos e aceleram a distribuição do conteúdo publicitário.

A publicidade é fundamental para promover empresas, produtos, serviços e marcas. Se for bem desenvolvida e criativa, ela poderá fazer toda a diferença em um mercado cada vez mais competitivo. Por isso, resolvi listar algumas dicas para criar uma campanha publicitária de sucesso e obter um retorno de investimento (ROI):

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>> Resultado de campanha que vão além do ROI

 

1- Qual será o target da campanha?

O primeiro passo é definir qual será o público-alvo impactado pela campanha publicitária. Mesmo se o produto é de grande consumo, enganam-se aqueles que acham que uma ação consegue impactar todos os consumidores. Uma boa campanha publicitária é aquela que tem seu target bem definido.

 

2- A importância do planejamento

Uma boa campanha publicitária necessita de um eficiente planejamento estratégico. Tal planejamento é composto por estratégias de negócio, design e de marketing, que juntos formam a solução ideal para que sua campanha seja um sucesso e conquiste o seu público-alvo.

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3- Defina qual será seu objetivo e suas metas

Saber qual será seu objetivo ao criar uma campanha publicitária é muito importante, pois o motivo que se leva a desenvolver uma publicidade será o segredo para entender o que você pretende, espera e deseja alcançar. Uma meta bem definida, é aquela que te ajuda a descobrir se o objetivo traçado inicialmente é bom o suficiente para ser alcançado.

 

4- Saiba qual o budget destinado para cada campanha

Sabemos que uma campanha publicitária é um grande investimento, por isso é preciso alinhar bem o quanto deseja investir, com o retorno que pretende receber. Dessa forma, planejar o quanto você poderá gastar é essencial para que não prejudique seu negócio e ao mesmo tempo, te traga lucratividade.

 

5- Qual estratégia seguir?

Apostar em boas agências ou profissionais é essencial para ajudar a dar um up no desenvolvimento da campanha publicitária. Uma campanha completa é aquela que foi criada e desenvolvida para impactar o consumidor, aumentar sua visibilidade, ter resultados satisfatórios e um retorno de investimento.

 

6- Como devo fazer a divulgação? 

Com o avanço tecnológico, e para televisão por exemplo, tornou-se possível a prática de distribuição e transmissão de comerciais mais barata e com mais agilidade, por meio de ferramentas de streaming, que permitem uma maior interatividade entre o anunciante e a empresa, sem precisar do leva e traz das fitas. A otimização desse processo ajudou muitas agências e empresas a economizarem não só na hora de pagar por essa distribuição, mas também no tempo que levava para fazer todo o percurso, correndo riscos do comercial não chegar na hora marcada nas emissoras. Portanto, invista nas ferramentas que melhor irá atender suas demandas.

>> A importância do streaming para a distribuição de campanhas publicitárias

 

Para finalizar, uma publicidade eficiente aumenta a presença do seu negócio no mercado, tornando a marca mais conhecida e familiar para os consumidores. Portanto, aproveite essas dicas para ajudar na criação de uma campanha publicitária de sucesso, impactar novos clientes, gerar engajamento, melhorar a identidade da sua marca e, consequentemente, obter um retorno de investimento (ROI).

 

é formado em Propaganda e Marketing pela Unip, MBA na Madia Marketing School e especialização em produção áudio visual no College of Marin – Califórnia. Participou da implantação dos canais segmentados e por assinatura no Brasil, com passagens pela MTV, Globosat, HBO, FOX, Discovery, Time for Fun e Wellcomm. Atualmente é CEO da AdStream.

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