Sexta-feira, 15 de abril de 2016
Vemos a cada ano um número significativo de marcas que, com o objetivo de alcançar novos consumidores e mudar o comportamento de compra dessas pessoas, estão ampliando seus canais de vendas e apostam no e-commerce para aumentar as vendas e sair em vantagem diante de outras lojas que ainda utilizam apenas espaços físicos para atender seus clientes.
De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio eletrônico), em 2015, o setor cresceu 22% em relação ao ano anterior, com um faturamento de R$ 48,2 bilhões. E, para este ano, as perspectivas são positivas. O e-commerce nacional deve apontar um crescimento de 18% em relação a 2015, e faturar R$ 56,8 bilhões.
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Com o setor em constante crescimento, as marcas precisam se atentar em alguns pontos, principalmente no que se refere à concorrência, que fica cada vez mais acirrada. Para ter destaque nesse mercado, é preciso inovar e agir de forma estratégica. Diante desse cenário, o e-commerce de nicho é a melhor solução para que esses empreendedores possam desenvolver um trabalho diferenciado.
De acordo com dados do mercado, em 2015, os nichos que apontaram um crescimento significativo foram moda, beleza, saúde, decoração, serviços, automotivo e pet. Para 2016, esse cenário terá algumas mudanças. Com base em um levantamento feito pela ABComm, os nichos que vão ter mais destaques serão educação, conteúdos digitais, saúde, produtos que melhoram a qualidade de vida, alimentação, artigos de culinária e serviços.
Mas, para isso, os empreendedores precisam tomar cuidado, já que se especializar em um nicho não é tão simples quanto parece. Primeiramente é importante estudar minuciosamente o mercado que vai atuar e analisar detalhadamente se há grandes varejistas como concorrentes e saber como é a aceitação deste segmento para o público final.
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Um outro ponto importante quando se trata da escolha do nicho é que os lojistas precisam trabalhar com algo que realmente faça sentido para eles e que tenha uma certa afinidade com o assunto. Uma dica que eu posso dar para que o empreendedor seja mais certeiro nessa escolha é listar aquilo que mais gosta de fazer, praticar e definir quais são as suas paixões. Isso pode ajudar a dar um direcionamento para quem está começando. Além disso, é preciso traçar o público-alvo que o e-commerce irá “conversar” e saber se há mercado para este produto. Mas é preciso tomar cuidado para que o plano de negócio não seja restrito demais e deixe de ter algumas opções de produtos que são importantes para a necessidade do seu cliente.
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Após essas duas questões estarem bem definidas no e-commerce, é preciso alinhar o posicionamento da marca, para que a comunicação seja mais assertiva e direcionada para o seu público-alvo. Com isso, fica muito mais fácil de ter um relacionamento mais próximo com o seu cliente e garantir a fidelização na sua loja.
Com esses pontos alinhados, as chances do negócio dar certo é grande. É preciso se preocupar com o seu cliente e sobre aquilo que é interessante para ele e que vai suprir a sua necessidade. Diante disso, temos que avaliar o mercado, as oportunidades que aparecem e estarmos atentos a tudo que acontece ao nosso redor para não perder novas chances. Pois bem, com tudo isso que citei acima, vamos começar a listar aquilo que você gosta e iniciar o negócio em um mercado promissor, sem medo e precedentes?
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é CEO da Marketing Shop e sócio e fundador da Xtech Commerce, plataforma de e-commerce inteligente. Soares também palestrante e sócio investidor na startup Socialrocket.
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