Quarta-feira, 30 de março de 2016
Inbound marketing tem sido uma das estratégias para ações digitais utilizada por empresas que esperam aumentar a visibilidade de seu site. Essa técnica inovadora consiste em nutrir o usuário de conteúdos relevantes, considerando o momento em que ele se encontra.
Para uma ação efetiva é preciso definir o público com o qual o conteúdo deve conectar. Essa definição é feita através das chamadas personas, que são personagens fictícios que representam os tipos de consumidores ideais para a empresa responsável pela ação.
Para identificar esses públicos a análise deve ir muito além de dados demográficos e geográficos, considerando: renda familiar, volume de compras e expectativas.
>> A relevância do buyer personas para os negócios
O processo de execução de uma ação de inbound marketing é feito através de um modelo de funil, entendendo os níveis de conteúdo com base em seus objetivos para aquele momento. A imagem abaixo retrata esse processo.
Níveis do usuário: é preciso acompanhar o fluxo de usuários de acordo com as etapas em que se encontram. Veja abaixo.
Esse primeiro estágio, chamado de topo de funil é onde um desconhecido acessa o site trabalhado e não o feche em seguida, mas navegue o máximo possível. Não existe outra forma de alcançar isso de forma natural se não através de conteúdos relevantes.
Dicas de conteúdo: Nesse momento trabalhe em seu blog com conteúdos informativos aos quais o usuário possa compartilhar em suas redes sociais, por exemplo.
Nesse momento, estamos entrando no meio de funil, onde devemos ter como objetivo cativar o visitante a ponto que esse faça o que você está propondo. Essa ação, chamada de conversão pode ser considerada desde um cadastro para receber newsletter, até a inserção de dados em uma landing page para ter acesso à um material exclusivo.
Dicas de conteúdo: Explore conteúdos como e-Books, fazendo com que o usuário precise preencher uma página (landing page) com os seus dados para que possa acessar esse material exclusivo. Caso ele faça isso, uma conversão foi realizada.
>> Nova estratégia e conceito para Marketing Digital focado em Conversão de Vendas
De acordo com os conteúdos acessados e ações realizadas, é possível começar identificar e mapear o comportamento desse usuário que agora já deve ter identificado que possui uma necessidade e que você pode lhe oferecer a solução para atendê-lo nisso. Durante esse processo de fundo de funil, não se esqueça que além dos seus conteúdos, é bem provável que esse usuário também receba conteúdo de seus concorrentes. Portanto, se inicia uma etapa que exige uma análise mais atenciosa do nível de interação do usuário.
Dicas de conteúdo: Comece a apresentar as suas soluções que você pode lhe oferecer de uma forma que não seja invasiva. Analise o comportamento desse usuário através de suas ferramentas de CRM, e-mail marketing e o que mais tiver a disposição.
Para tornar o seu cliente um advogado da marca, o segredo estará na qualidade do serviço oferecido, onde deve-se não apenas cumprir com o que foi prometido durante a compra, mas surpreender o cliente de forma positiva. Mostre-se disposto a ouvir os feedbacks, que, se for positivo mostrará que você está no caminho certo, mas deve continuar dessa forma e caso sejam ruins devem ser analisados a ponto de encontrar as falhas no processo.
>> Você já aplica todos os estágios dessa estratégia? Como tem sido a sua experiência? Conte para a gente nos comentários.
Publicitário. Possui mais de 6 anos de experiência no mercado digital, com destaque em e-commerce omnichannel e web analytics. Responsável por reestruturar o projeto de e-commerce da Loja Merc que teve 300% crescimento em apenas 1 ano. Colunista do portal E-Commerce Brasil, Mundo do Marketing e Digitalks. Atualmente é Analista de Marketing Digital do E-Commerce Brasil. E-Commerce Brasil, Mundo do Marketing e Digitalks.
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