Terça-feira, 15 de março de 2016
Conversando com diversas pessoas e em diferentes situações, percebo que a maioria delas (se não todas) costuma apresentar a mesma dificuldade de entendimento sobre qual é, afinal, a diferença entre “mídia digital” e “marketing digital”.
Como estamos tratando de termos relativamente novos para o mundo empresarial, creio que essa dificuldade seja normal, e que ela possa até mesmo ter sido criada pelos usos indistintos dos profissionais da nossa área.
Pensando nisso, gostaria de compartilhar com vocês alguns pontos esclarecedores a respeito de cada um desses termos.
Assim, neste artigo abordarei os seguintes tópicos:
Da mesma forma como o marketing, o marketing digital corresponde a um conjunto de ações e ferramentas que se articulam para um melhor entendimento das estratégias humanas, econômicas e operacionais de uma marca, visando à tomada de decisões e ações futuras.
Integrando as estratégias do marketing empreendido atualmente, o marketing digital tem sido um dos mais utilizados por diversas empresas, inclusive porque o seu investimento pode ser bem mais rápido e acessível.
Cientes disso, podemos definir o marketing digital como um conjunto de ferramentas digitais que tem como principal objetivo promover a comunicação por meio de diversas ações. Lembrando, claro, que aqui a comunicação se define como “uma ida e vinda de informações”, e não como uma via de mão única.
Essa comunicação pode ter como principais objetivos: oferecer produtos ou lançamentos, aumentar o conhecimento do seu mercado, precificar produtos e serviços, aumentar o valor percebido da marca perante o público-alvo, etc.
Dependendo da estratégia de comunicação da empresa, esses objetivos podem ser alcançados por diferentes vertentes, como SEO, conteúdos e links patrocinados, entre outros.
Caso você tenha interesse em saber mais a respeito, abordo esse tema mais a fundo no artigo “Marketing digital: novos recursos – mas continua sendo marketing“.
Dentro do marketing, podemos dizer que temos um setor chamado publicidade, certo?
De maneira bem simplificada, a publicidade é uma forma de alcançar o público-alvo por meio de veículos de comunicação que abrem espaços para anúncios com o objetivo de atrair receitas. Entre os principais objetivos da publicidade, estão a propagação da marca e a oferta de produtos.
Considerando que o marketing digital é um braço do marketing, e que o marketing se utiliza das mídias como forma de comunicar algo, podemos concluir que o marketing digital também se utiliza das mídias digitais com essa mesma finalidade.
Assim, podemos definir mídias digitais como um conjunto de veículos e aparelhos de comunicação que tem tecnologias digitais como base e que, por meio de pagamento direto ou indireto, possibilita às empresas a propagação de peças publicitárias e comunicações diretas.
Em poucas palavras e para facilitar: as mídias digitais correspondem a todas aquelas possibilidades pelas quais é possível atingir alguns dos muitos objetivos do marketing digital. Simples assim! Já o marketing digital é o criador das estratégias de comunicação que usam dispositivos digitais para atingir objetivos empresariais.
Esses dispositivos digitais, na maioria das vezes conectados à internet, acessam informações em sites, vídeos, aplicativos, jogos, entre outros, que possuem espaços para propagação de informações, como peças publicitárias ou conteúdos pagos, que podemos chamar de mídias digitais.
Após entender a relação e a particularidade de cada um desses termos, creio que ficará muito mais fácil montar a sua estratégia de marketing digital e, dentro dessa estratégia, desfrutar de algumas mídias digitais a fim de atrair público para a sua empresa.
O ideal é pensar que a estratégia de marketing digital não é feita apenas de publicidades nas mídias digitais. Essa estratégia tem uma amplitude muito maior do que apenas ofertar produtos e divulgar a sua marca. Acionar alguns aspectos humanos em prol da sua marca é essencial no marketing digital para que seus anúncios tenham efetividade no aumento das vendas para a sua empresa.
é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.
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