Terça-feira, 08 de março de 2016
Como gerente de Novos Negócios numa agência e consultoria especializada em marketing digital, costumo ir a muitas reuniões. E é justamente nessas ocasiões que acabo identificando cada vez mais a dificuldade que gestores de marketing e empresários (entre outros profissionais) manifestam quando se trata de entender alguns termos do nosso segmento, bem como a sua importância dentro da estratégia geral de marketing da empresa.
A realidade é que o marketing digital evolui muito rápido, e fica mesmo bastante difícil para que os não-especialistas acompanhem e assimilem todas essas nomenclaturas. (A propósito, já abordei um pouco dessa questão no artigo Vamos abrasileirar o marketing digital)
Acontece que, como o marketing digital é focado em métricas (métricas essas que simplesmente não existiam antes da internet), é necessário dedicar toda atenção aos dados de cada campanha, pois eles são capazes de gerar muito mais conhecimento para novas ações ainda mais potencializadas.
Sabendo-se disso, em meados de 2013, uma discussão levantou a possibilidade de que o número de “impressões” (ou seja, a quantidade de vezes que um banner, uma peça publicitária, é carregado dentro de uma página) não fosse um número relevante para o planejamento ou desenvolvimento estratégico. E, diga-se de passagem, levando em conta que muitos banners ficam na parte inferior do layout e não são vistos pela maioria dos usuários que navegam pelo site, eu mesmo concordo com o parecer de que essas impressões não têm tanta relevância.
Contudo, visando a sanar essa questão, foi criado o viewability, uma métrica que contempla as impressões que foram realmente visualizadas.
Em termos mais práticos, consideremos o seguinte: quando acessamos uma página na web, fazemos uma requisição a um servidor para que ele traga todas as informações que integram um site. Antes, media-se a impressão quando o banner era 100% enviado para exibição, o que não significava que ele realmente já tivesse sido visualizado. Então, o diferencial do viewability é que ele só processa como “visualização” quando o banner aparece na tela do usuário por pelo menos 1 segundo e mais de 50% da imagem, sendo que esses dados correspondem à medição do Google e podem variar de acordo com a ferramenta utilizada para a exibição do banner.
Agora conseguimos medir quantas pessoas efetivamente viram o nosso banner. Mas qual a importância disso, em se tratando de vendas?
De fato, o clique é o melhor resultado quando mensuramos diretamente uma campanha, e é claro que, para que tenhamos boas conversões, precisamos atrair cliques qualificados. Porém, depois do clique, a responsabilidade de conversão passa, por exemplo, para o site, deixando de ser parte da campanha publicitária realizada na internet.
Muitas vezes, justamente pela falta de clique, a visualização do banner ou viewability não é tomada como uma importante arma de vendas. Isto porque, na visão da maioria, o clique é o que verdadeiramente importa. No entanto, é preciso ter em vista que a visualização é, sim, uma importante arma para a familiaridade do usuário com o seu produto ou marca.
Quando o usuário opta por comprar algum produto ou serviço para sanar alguma necessidade, o fato de ele ter visto a sua marca e/ou produto/serviço diversas vezes (mesmo que ele não se lembre!) causa um enorme impacto na decisão! (Aliás, você pode compreender melhor esse impacto e o porquê de ele ser crucial no artigo Afeição: como o branding influencia na decisão de compra)
E agora, ficou mais claro a que o termo “viewability” se refere e de que maneira ele pode auxiliar nas suas vendas? Caso tenha alguma dúvida sobre o tema ou simplesmente tenha gostado dessa informação, faça o seu comentário para que possamos estender essa questão!
é especialista em Marketing Digital e gerente de Novos Negócios na LinkBrand, agência de marketing digital integrado. Com passagens por empresas renomadas do mercado, Gustavo iniciou a sua carreira há mais de 15 anos, exercendo cargos operacionais como web designer e cargos comerciais na área do marketing digital. Ao longo desse período, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as mais diversas funcionalidades e alcances de ferramentas que, utilizadas estrategicamente, são realmente capazes de promover os melhores resultados segundo os objetivos de cada empresa. Ao longo dos anos, adquiriu amplo conhecimento em vendas on-line, compreendendo as diversas ferramentas para buscar sempre os melhores resultados de negócios para as empresas.
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