Terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
No decorrer desses anos à frente da gestão de projetos na LinkBrand, foi possível identificar diversos padrões de pensamento e expectativas comuns aos empresários e gestores de pequenas e médias empresas. Entre eles, a ideia de que apenas um recurso de marketing digital teria o poder de transformar gigantescamente os resultados do negócio.
Para exemplificar: uma ação pontual (como investir em anúncios no Google, começar a trabalhar com o Facebook ou criar um blog, por exemplo) pode realmente aumentar os resultados de um negócio. Porém, é importante refletirmos que a sinergia proveniente de um bom trabalho de integração dos recursos de marketing digital é o que, de fato, tem a capacidade de gerar a grande transformação.
Trata-se, portanto, do conceito de sinergia, ou seja, de quando o todo é maior do que a soma das partes.
Para exemplificar, podemos fazer a analogia com um carro: é possível que um carro ande bem, sem as suas peças integradas e em sintonia?
Trazendo essa analogia para o marketing digital e analisando-a sob uma perspectiva bastante prática, essa ideia do todo integrado significa que devemos definir papéis para cada uma das mídias sociais, dos sites, das ações de e-mail marketing, dos conteúdos criados, etc. e que, principalmente, devemos definir como todos esses recursos trabalharão em conjunto ao longo do tempo.
Um leva ao outro? O tráfego começa e termina onde? Qual a periodicidade do conteúdo? Ele é postado onde e por quê?
Essas e muitas outras questões devem ser levadas em consideração quando planejamos o marketing digital de uma empresa que deseja alavancar exponencialmente os resultados, mas outros fatores, como a expectativa de resultados muito rápidos e a percepção de inutilidade de algum recurso (como, por exemplo, de alguma mídia social ou campanha) podem acabar comprometendo esses resultados.
O resultado de curto prazo é essencial, mas o de longo prazo é o principal
De fato, esse é um dos principais tópicos que esbarram no padrão de pensamento de muitos empresários e gestores. Acontece que a pressão por vendas imediatas é grande, e é por isso que muitos acabam optando por investimentos grandes em anúncios o tempo todo.
Como agência, concordamos e apoiamos todas as iniciativas que tragam resultados rápidos, mas sempre nos lembramos do perigo de ficarmos reféns desses investimentos. Afinal, se não criarmos um negócio suficientemente forte em termos de marketing, qualquer mudança nas plataformas de anúncios pode impactar o resultado da empresa fortemente.
Por essa razão, além do trabalho de anúncios e de outras ações que geram resultados rápidos, também devemos estar ativos com os recursos de marketing digital que solidificam o fluxo de vendas de uma maneira orgânica em longo prazo, sem que haja dependência direta de um investimento determinado.
Nem todos os recursos são orientados às vendas diretas
Em muitos eventos e discussões de marketing digital, temos visto as pessoas colocarem essa “pressão” de que todos os recursos têm de vender. Para muitos, a página do Facebook precisa vender diretamente, o tráfego oriundo do Mobile precisa converter, o Instagram precisa vender, o post do blog precisa vender…
Na verdade, os recursos não precisam vender diretamente: quem precisa vender é a empresa!
A maioria desses recursos serve para trabalhar o marketing da empresa, e o marketing nada mais é do que uma disciplina que auxilia e facilita as vendas, principalmente quando pensamos em credibilidade, confiança, sentimento de referência, entre outros fatores avaliados numa decisão de compra. Ou seja: não necessariamente um canal ou recurso precisa ser descontinuado ou cair em descrédito. Afinal, todos eles juntos fazem o marketing fluir.
O fortalecimento de marca como principal objetivo
Se, em paralelo ao foco de vender em curto prazo visando ao momento presente, estipularmos um programa de marketing digital que tenha como objetivo fortalecer a marca em longo prazo, o resultado será que, no futuro, venderemos mais em curto prazo.
Entenderam a sacada?
A sinergia criada pelo trabalho de “Marketing Digital Integrado” (é assim que chamamos o trabalho de perfeita sintonia dos recursos de marketing digital) é a energia que fortalece uma marca na internet, pois os recursos começam a ser utilizados de modo estratégico, possibilitando que, de uma maneira não invasiva, a marca se infiltre na jornada de decisão de compra de um cliente.
E, quando essa marca está finalmente fortificada, o fluxo de vendas orgânico é maximizado, os investimentos com anúncios diminuem e a audiência se torna fiel.
Eduardo Godoy é diretor de planejamento na LinkBrand, agência e consultoria de marketing digital integrado focada em resultado de negócios. Iniciou a sua carreira há 10 anos, exercendo cargos estratégicos e operacionais de marketing, o que lhe conferiu uma visão de 360º. Especialista em integração de recursos, criou a metodologia AIRD (Análise da Integração de Recursos Digitais), que, por meio do marketing digital, possibilita a criação de uma alta percepção de valor e de posicionamento de marca. É responsável pelo case da Tricosalus Clinics, uma das maiores clínicas de saúde e tratamento capilar do Brasil que, após dois anos de projeto com a LinkBrand, tornou-se referência no seu ramo de atividade.
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