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Como o marketing digital pode ajudar no aumento das vendas em tempos de crise?

A internet mudou o comportamento do consumidor e se consolidou como fonte de pesquisa para os brasileiros no momento da compra. Segundo um estudo realizado pelo Serviço e Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo site ‘Meu bolso feliz’, nove em cada dez brasileiros utilizam a web para obter mais informações sobre um produto ou serviço antes de adquiri-lo. A pesquisa ainda apontou que essa prática é comum entre todas as faixas-etárias.

Esse atual cenário obriga as empresas que desejam aumentar as vendas e ganhar destaque no mercado corporativo a investirem em marketing digital. O novo marketing, denominado inbound tem como uma de suas premissas a educação do consumidor até que o mesmo esteja preparado para comprar. Diferente do outbound marketing (marketing tradicional), o inbound não foca no produto, e sim no cliente.

Além de ser mais barato que o marketing tradicional, a metodologia consiste em atrair, converter, fechar a venda e encantar. Ou seja, o objetivo é conquistar admiradores e não apenas potenciais clientes. Mas como fazer isso?

Segundo dados da Hubspot, cerca de 70% das pessoas que visitam um site não estão prontas para comprar. Isso significa que boa parte do seu tráfego não está sendo aproveitado. As ferramentas de automação do inbound marketing ajudam a capturar esse lead e colocá-lo em um workflow, onde ele é nutrido com informações relacionadas ao que procura, até que esteja na fase de decisão, momento em que o indivíduo está mais propenso a obter um produto.

O procedimento consiste em atrair visitantes para o seu portal utilizando estratégias de marketing digital e capturar informações desses usuários por meio de formulários e métodos interligados ao conteúdo.

A grande vantagem do universo digital é a velocidade das respostas, a mensuração de resultados e a segmentação de campanhas, que impacta um público qualificado e que está procurando pelo seu serviço, o que aumenta significamente as chances de conversão.

A seguir, conheça 4 práticas de marketing digital que ajudam a aumentar o faturamento da sua empresa.

Search Engine Optimization

SEO é um conjunto de técnicas que tem como meta buscar as melhores posições nos resultados orgânicos dos buscadores (pesquisas gratuitas).

Ter um bom ranqueamento nos motores de busca aumenta a probabilidade de você ser encontrado pelo consumidor. Além disso, as páginas que se encontram nas primeiras colocações ganham com mais facilidade a credibilidade do leitor, uma vez que 75% dos usuários nunca passam da primeira página do Google.

Marketing de Conteúdo

Dados do Hubspot apontam que 80% dos usuários preferem buscar informaçõessobre produtos ou serviços em artigos e não em publicidade. Isso significa que se o seu texto for relevante, original e de qualidade, com certeza o público irá encontrar o seu blog.

O marketing de conteúdo é fundamental para as ações e estratégias do inbound. Por isso, é de extrema importância produzir materiais que respondam as perguntas dos leitores, e que estejam otimizados para os motores de busca. Para atrair a atenção dos seus clientes, a sua mensagem precisa ser passada no lugar, tempo e contexto certos. Não se esqueça que a qualidade de um texto também está nos detalhes.

Mídias sociais

Grande parte das companhias não sabem utilizar as mídias sociais de forma correta e efetiva. As plataformas são os porta-vozes da sua marca e também funcionamcomo um excelente canal de distribuição de conteúdo, pois permite a análise de métricas. Assim, você pode descobrir qual o tipo de conteúdo tem mais compartilhamentos ou quais são as redes sociais que mais conduzem visitantes para as suas publicações.

Outra vantagem da estratégia é a aproximação com o público-alvo. As pessoas compartilham diariamente nas redes sociais a sua opinião e sentimento em relação aos serviços e marcas, portanto é fundamental que a sua empresa esteja inserida para aparar as arestas, em caso de situações negativas.

E-mail marketing

Contrariando a ideia de muitos empresários, o e-mail marketing ainda pode gerar muitas conversões. Além de ser um canal de nutrição de leads, ele ajuda a construir relacionamento com o consumidor. Você sabia que cerca de 95% dos clientes on-line utilizam e-mail? Além disso, é a plataforma com a melhor taxa de conversão para lojas virtuais no Brasil.

É importante ressaltar, que todas as estratégias, inclusive o e-mail marketing, devem ser otimizadas para o mobile. Segundo dados da MoPowered, aproximadamente 30% dos compradores que utilizam dispositivos móveis abandonam uma transação se a plataforma não estiver otimizadapara mobile.

O marketing digital possui muitas outras estratégias que podem ajudar a alavancar as suas vendas. Aposte em métodos mensuráveis e utilize os dados para planejar os próximos passos da sua empresa. Como dia Dan Zarrella, “Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados”.

é Gerente de Marketing da Midiatix.

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