Terça-feira, 27 de janeiro de 2015
Um dos principais desafios de quem planeja um trabalho de propagação de marca na internet é iniciar o projeto e torná-lo algo tangível, com relevância e autoridade dentro do ambiente digital. O conceito de Flywheel Marketing surgiu neste contexto, com a proposta de auxiliar a propagação de marcas e otimização de resultados usando uma teoria física.
Pelas leis da Física, temos o estado de inércia (uma propriedade da matéria que diz que um corpo não submetido a uma força tende a não sofrer variação de velocidade), a aceleração (que é a taxa de variação da velocidade em relação ao tempo, ou seja, é a rapidez com que a velocidade de um corpo varia) e o atrito (uma força que se opõe ao movimento).
Nesse momento você deve estar se perguntando, “mas o que isso tem a ver com marketing digital?”. Pois bem, nesse conceito tem tudo a ver.
Imagine que seu projeto é um corpo, uma roda, pesada, e que ele está na inércia. Certamente você precisa de uma força para sair do lugar e colocar seu projeto para “rodar”. Depois, precisará de aceleração para manter ou aumentar o ritmo e minimizar o efeito de atritos (outras forças opostas que enfraquecem seu avanço). Essa é a visão do Flywheel Marketing, e seu objetivo é tornar a Internet um espaço onde a influência desses “atritos” pode ser reduzida a quase zero. Imagine: mantendo a roda (seu projeto) girando (através de estratégias de marketing), você nunca mais precisará fazer aquele mesmo esforço inicial para sair do lugar, e seus resultados serão alcançados com cada vez menos força investida. Ou seja, as empresas devem considerar estratégias que possibilitem esse efeito multiplicador como, por exemplo, SEO e Social Media, que inicialmente demandam muita dedicação e trabalho, mas com o passar do tempo, podem trazer retornos significativos para seus negócios.
Algumas dicas que podem ajudar, e muito.
Defina uma estratégia de longo prazo focada em ajudar seus consumidores em todas as etapas de compra: durante a pesquisa de compra, processo de compra e pós-venda.
Não é por que os resultados começaram a aparecer que você vai deixar a coisa rolar solta. Invista mais e por mais tempo, aumente gradualmente os valores e o período das campanhas. Tempo e dinheiro devem continuar a ser investidos para que o ciclo não se quebre. Quanto mais gente conhecer e falar sobre o seu negócio, mais pessoas podem ser influenciadas sucessivamente.
Paciência e comprometimento são as chaves do sucesso. Estratégias como SEO, não apresentam retorno imediato. É preciso perseverança. Não desista, seja paciente e cumpra cada tarefa mesmo quando os resultados não aparecerem logo.
Você já imaginou se os grandes nomes do marketing tivessem desistido no primeiro fracasso? O erro é na realidade uma grande lição e dele podemos tirar grandes oportunidades. Caso as estratégias definidas estejam surtindo efeito, dê continuidade, e, caso ainda não, reveja-as a fim de decidir se você está no caminho certo ou se é hora de alterar seu planejamento. Se perceber que é hora de mudar, não tenha medo. Tudo muda o tempo todo, ainda mais rápido no Digital. Além disso, pequenas correções táticas pouparão sua energia e são mais fáceis de lidar do que voltar ao zero. Atente-se também que, quando falamos em Flywheel Marketing, falamos de uma estratégia de médio ou longo prazo.
Crie um relacionamento transparente com seu público em todos os canais. Se você for bem sucedido nesta tarefa, a longo prazo, seus consumidores é que serão os responsáveis pelas conversas sobre sua marca e produtos. Invista em conteúdo informativo e verdadeiramente útil, em vários formatos (texto, imagens e vídeo) e que seja fácil de ser compartilhado.
Assim como o Google Adwords funciona no sistema de leilão, seu page rank (influenciado por tudo o que envolve a presença digital da sua marca, produto ou serviço) também vai funcionar no Flywheel Marketing, fazendo com que, quanto mais acessos você tiver, menos você pague pelo clique, por exemplo. Uma vez que entenda a dinâmica de cada plataforma, você perceberá como elas se integram e se complementam para entregar um melhor resultado. Outro exemplo: um post em um blog que esteja coligado ao seu site pode gerar posts nas redes sociais, cada um a seu modo, fazendo com que diversos canais gerem engajamento com sua marca por meio do aumento do alcance. Vale lembrar que pelas novas práticas das grandes redes sociais, como Facebook, Twitter, Linkedin, o alcance é que garante a manutenção do engajamento (like, share, reach engagement rate, etc) em seus canais sociais, isso que nem estamos falando de outras ferramentas (programmatic media, viewability) que também podem desempenhar um grande papel nessa roda, desde que usadas com sabedoria.
O importante é entender que, desse modo, todo o trabalho realizado para tirar seu projeto daquele estado de inércia, só precisa ser feito uma vez, podendo ser aproveitado por bastante tempo. O que nos leva a algo que sabemos bem: toda ação gera uma reação equivalente. É essa equivalência que fará a diferença em seus resultados.
é Estrategista de Digital Marketing. Focado em performance, tem conhecimentos em diversas frentes, como: Programmatic Media (Open e Private Deals), Automação de Marketing, CRM por atribuição de score, Social Ads, Youtube, Google Adwords e Displays, Portais, Remarketing Dinâmico baseado e behavior marketing. Em oito anos de carreira desenvolveu projetos de comunicação online para Kimberly-Clark, Sanofi, Brasil Kirin, Hipermarcas, Itaú, entre outros. Atualmente à frente do núcleo de Mídia da iris worldwide, onde chegou após passagens pela Rocket-Internet GmbH e FastShop. Também desenvolveu projetos para BMW Mini Cooper, Itaú, Abril Educação, Oracle, Multiplus e Grupo Marfrig.
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