Quarta-feira, 10 de setembro de 2014
O crescimento do e-commerce brasileiro é uma realidade que vem sendo constatada há algum tempo. A comScore Media Metrix realizou um estudo sobre a atividade dos usuários de internet no Brasil e identificou que o varejo é a categoria líder em termos de visitantes únicos, com uma larga margem atrás do segundo lugar, somando 44 milhões em dezembro de 2012.
Observe quais foram os sites de e-commerce que receberam os maiores números de acessos durante o período do estudo:
Os sites comparadores de preços mostraram novamente que são elementos muito fortes para o e-commerce. O Buscapé Company possui um número maior de visitantes únicos do que o Mercado Livre. Atrás do Buscapé está o Shopping UOL, que somou 10,9 milhões de acessos, e o Zoom, com 3,5 milhões de visitantes únicos (dezembro de 2012).
Entre as onze lojas virtuais mais acessadas, sete têm blogs (Walmart, Casas Bahia, Submarino, Magazine Luiza, Ponto Frio, Extra e Dafiti). É possível notar que, em comparação a alguns anos atrás, a elaboração de um conteúdo específico para uma marca, através do blog, passou a ser utilizada por mais empresas. No entanto, muitas ainda não se dispuseram a trabalhar neste setor – e ainda não descobriram o que ele pode fazer pelo seu negócio.
Em meio a tanta competitividade, não só na área do e-commerce, mas em praticamente todo o mercado, torna-se cada vez mais importante para uma marca se destacar das demais. Uma das melhores maneiras de fazer isso é através do conteúdo. Os consumidores se interessam por informação e a tem buscado com uma frequência crescente.
O blog traz essa facilidade. Ele é uma ferramenta de baixo (ou nenhum) custo que estimula a maior permanência do cliente no espaço virtual de uma empresa, além de disponibilizar a ele a opção de comentar sobre o atendimento e os produtos e serviços oferecidos.
O recurso, preparado para os mecanismos de busca, também aumenta as possibilidades de um e-commerce aparecer no Google, atraindo mais clientes. As informações atraem os usuários, que se sentem mais seguros a efetuar uma compra e mais confiantes em relação à loja escolhida.
As facilidades não acabam por aqui. Um blog aproxima uma marca de seus clientes ao oferecer conteúdo de relevância a um determinado público, o que não pode ser ignorado, pois realmente faz muita diferença no resultado final. Vale a pena investir na informação e mostrar aos consumidores que a preocupação de sua empresa não está apenas em vender. Bom trabalho!
é especialista em e-commerce e internet, consultor, professor, palestrante, investidor-anjo e empresário. Formado em Marketing, com especialização em Negociação e certificados em Google Adwords e Analytics. Lecionou em grandes instituições como Faculdade Impacta Tecnologia, FMU, ESPM, Universidade Buscapé e Internet Innovation, hoje seu foco principal é a consultoria de e-commerce e em seus cursos de própria autoria voltados para pessoas que querem abrir ou já possuem um e-commerce e empresários no geral que desejam se aprofundar no tema.
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