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Marketing Digital: Por Onde Começar?

Desde que haja planejamento e acompanhamento dos resultados, o Marketing Digital pode ser útil e acessível para todos os setores, afirma Denis Casita, da Performa Web

 

Em um país onde mais de 80 milhões de habitantes possuem acesso à internet, nada mais natural que as empresas investirem em Marketing Digital para divulgar e comercializar seus produtos e serviços, impactando o consumidor de forma rápida, eficiente e personalizada.

Embora o uso das técnicas de Marketing Digital tenha se disseminado no Brasil a partir do início dos anos 2000, somente nos últimos anos a publicidade digital tem recebido mais verbas, em virtude de sua versatilidade e dos resultados que tem gerado.

“Empresas de qualquer porte e segmento de atuação podem e devem investir em marketing digital. Ele é mais acessível, se comparado ao tradicional e seus resultados são mais mensuráveis, desde que utilizadas as ferramentas corretas. O resultado irá depender da escolha da estratégia de comunicação adequada”, afirma Denis Casita, CEO da Performa Web, agência especializada em SEM (Search Engine Marketing), cuja expertise é posicionar seus clientes de forma inteligente e eficiente diante das oportunidades do meio digital.

Por onde começar?Para o especialista, ao decidir utilizar-se do Marketing Digital, o empresário deverá primeiro definir o objetivo de investimento. “É começar a vender? É ampliar as vendas? É ganhar visibilidade de marca? É relacionamento? A partir das respostas e analisando o negócio da empresa, será possível criar uma estratégia que agregue os serviços adequados”, diz Casita.

Independente da necessidade do cliente no meio digital, ter um website bem feito é a porta de entrada. É importante que logo no processo de criação, o site seja desenvolvido já otimizado para os sites de busca e seja responsivo, ou seja, se encaixe em diversos formatos de tela, como de celulares e tablets. Isso auxiliará no trabalho de posicionamento dentro dos buscadores

“Se possuir um site adequado, o próximo passo será investir em campanhas de mídia online, dentre elas, podemos destacar Search Engine Marketing (SEM), que envolve tanto a otimização constante do site, para que ele apareça bem posicionado nos buscadores para determinadas palavras-chave, quanto os links patrocinados, anúncios nos buscadores, que já trazem resultados no curto prazo”, explica Casita.

Não existe um valor definido para começar a investir em Marketing Digital. O importante é estar sempre atento ao ROI (Return Over Investment) ou retorno sobre o investimento, que vai determinar a necessidade de reavaliar ou não a estratégia. Para ter bons resultados, é necessário acompanhar o andamento das atividades diariamente, saber onde e o que alterar para alavancar o resultado, o que leva tempo.

“Existe a possibilidade de o empresário iniciar o trabalho sozinho, mas é importante que tenha conhecimentos pelo menos intermediários de Marketing Digital, para não cair em armadilhas”, alerta o especialista da Performa Web. A alternativa para quem não domina o tema, segundo ele, é optar por uma agência, que também exige cuidados na escolha: “Certificações, como a de parceiros do Google, participação em congressos da área, uma equipe qualificada e experiente, disponibilidade constante, além de gestão ativa, são alguns critérios importantes”.

Casita reforça que para obter sucesso em uma campanha online não existe fórmula pronta. “Cada empresa é um caso, mas não pode faltar planejamento, uma equipe dedicada que avalie os resultados diariamente, que faça projeções e reveja estratégias para obter melhorias ao longo do percurso e também de visão estratégica para identificar e aproveitar as oportunidades”, completa.

 

é um profissional graduado em Administração para Internet pela FIAP, possui especializações na área de Marketing Online, Análise e Planejamento Financeiro, Técnicas de Feedback e Liderança pela FIA, além de ser Especialista em Search Marketing.

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