Quarta-feira, 01 de fevereiro de 2023
O Brasil é um país extremamente estratégico para o segmento de mensageria global. Prova disso é que o estudo Digital Brazil 2022 aponta que, pelo menos, 165 milhões de brasileiros usam WhatsApp, o maior percentual mundial de uso dessa ferramenta de mensageria.
A popularidade da mensageria transcende a interação pessoal e se transformou em ferramenta essencial de e-commerce e comunicação entre marcas e clientes. Estamos falando de um setor com alto potencial para ser explorado por empresas que estão dispostas a investir em uma jornada de digitalização para estar onde o cliente prefere.
A mensageria é, também, o novo canal de vendas para as empresas e pode trazer até 7 vezes mais conversões. Com isso, as possibilidades de aumentar a receita são altas, principalmente, nas áreas de conversational commerce e pagamentos – as duas principais tendências para os próximos anos.
O perfil do cliente mudou, mais de 60% preferem se comunicar com empresas via mensagens e 75% dizem que compram mais de empresas com as quais conseguem se comunicar por texto . O desafio das empresas, neste cenário, é ir além das conversas transacionais e automatizadas e criar um relacionamento duradouro com o cliente.
Empresas devem usar a mensageria de uma maneira não intrusiva, e trazendo o que o cliente quer: solução. Aproveitar o canal para enviar spam ou informações não solicitadas, invariavelmente, afasta o cliente da empresa. É algo simples, mas que, nem sempre, é intuitivo para as empresas.
Empresas que querem usar a mensageria para se relacionar com seus clientes, devem pensar na integração com plataformas deste segmento. Ferramentas eficientes vão tratar toda a jornada do cliente, desde a abordagem inicial, passando pela venda, atendimento e até o reengajamento. Com isso, pode-se personalizar todos os processos com automação em múltiplos canais para garantir o sucesso efetivo no contato entre a marca e o cliente.
Clientes trafegam vários canais (voz, e-mail, web, mensageria). A preferência do meio depende do momento e perfil do consumidor, e evolui com o tempo. Os usuários querem interações mais personalizadas com as marcas e o sentimento de estarem conectados além da transação de compras. A força dessa oportunidade está no omninichannel e de como ele proporciona uma jornada completa ao cliente com uma visão 360 do relacionamento.
A mensageria é um segmento grande, e as empresas sem foco vão ter dificuldades de entregar produtos e experiências compatíveis com as exigências do mercado. E, assim como todo segmento novo, os mais rápidos e inovadores terão vantagens competitivas sobre as empresas que não se posicionarem. As corporações que serão bem-sucedidas, continuarão a se adaptar na comunicação com os clientes, optando pelo formato que estes preferem. Isso é uma jornada e não um destino.
O momento agora é o de investir para estar pronto e inovando à frente daqueles que ainda não reconheceram a importância de gerar uma experiência completa ao cliente a partir de uma maneira simples e efetiva.
Chief Business Officer da Robbu e tem mais de 28 anos de experiência profissional no Brasil e no exterior. Com passagens anteriores por Meta, Brightstar, VSN Mobil e Motorola Mobility. É bacharel em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), com mestrado pela Universidade de Campinas (Unicamp) e MBA pela americana Nova Southeastern University.
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