Quarta-feira, 14 de dezembro de 2022
O mapa conceitual é uma ferramenta gráfica utilizada para relacionar conceitos e palavras-chaves de forma visual. A ligação estratégica das informações facilita o aprendizado de determinado conteúdo.
Devido a sua praticidade, esse tipo de diagrama é muito usado como um método de estudo, seja nas escolas, faculdades ou cursos no geral. A forma que as ideias são dispostas ajuda na memorização do tema abordado.
Mas os mapas conceituais não se restringem a área estudantil, eles colaboram também na rotina de trabalho com explicações mais claras e resumidas de planejamentos estratégicos a serem executados pelos membros da equipe.
Não existe uma regra quanto ao formato, geralmente são desenhados com figuras geométricas como o retângulo ou o círculo. Para relacionar os conceitos entre si são usadas setas ou linhas.
Abaixo vamos explicar mais detalhes e algumas orientações sobre como fazer mapa conceitual online. Continue a leitura!
O grande objetivo da criação dos mapas conceituais é organizar as informações de forma mais clara e resumida. Por isso, eles podem ser usados para diferentes finalidades que necessitem essa explicação sucinta.
Como mencionado anteriormente, seu uso é muito comum nos estudos, independentemente do segmento abordado. O recurso visual facilita a retenção do conteúdo, principalmente para quem tem esse sentido mais aguçado.
Essa ferramenta serve também para organizar as suas ideias pessoais e encontrar soluções para problemas. Ajudando na criação de metas para carreiras, por exemplo.
Além disso, o mapa conceitual é útil para a apresentação de projetos dentro de empresas, sendo muito usado pelas equipes de marketing digital. O foco apenas nas informações relevantes elimina as distrações e torna mais fácil a compreensão dos colaboradores.
Tudo isso ainda favorece a otimização do tempo, criando uma rotina de estudos ou trabalho mais eficiente. Por esse motivo, cada vez mais as pessoas aplicam essa ferramenta no seu dia a dia.
Agora que você já sabe os benefícios de criar um mapa conceitual para a apresentação de um projeto ou estudo de um conteúdo. Vamos entender como colocar na prática essa ferramenta gráfica.
Confira o passo a passo para criar um mapa conceitual eficiente:
A primeira etapa para a criação desse diagrama é escolher qual será o tema principal. Ou seja, qual será o assunto central que vai direcionar os demais conceitos no mapa.
Para selecionar o tema, é preciso analisar qual é o foco do conteúdo. A dica é fazer uma lista das palavras-chaves que envolvem o assunto e definir quais as ideias primárias e quais as secundárias a serem abordadas.
Definido o assunto principal, é hora de realizar pesquisas para coletar o máximo possível de informações que possam ser utilizadas no mapa. Etapa essencial para criar um diagrama eficiente e criativo.
Nesse momento, a recomendação é reunir todos os dados encontrados que pareçam relevantes. Use os mecanismos de busca para pesquisas, mas também procure por outras opções como os tradicionais livros.
Reunidas as informações, nem todas serão de fato utilizadas no desenvolvimento do mapa conceitual. Embora elas sirvam como uma forma de estudar o tema, é preciso priorizar somente os dados mais importantes.
Com a prática, esse processo de sintetizar o assunto ficará cada vez mais simples. Lembre-se que a ideia da ferramenta é oferecer as informações necessárias da forma mais objetiva possível.
Depois das etapas anteriores concluídas, o próximo passo é organizar a conexão entre os conceitos que serão abordados no mapa. A ligação deve fazer sentido e seguir uma ordem de hierarquia.
Ou seja, do menos específico para o mais específico, começando sempre pelo título, que é o tema central. Cada ramificação desenvolve um conceito sobre o assunto, cuidado para que as relações sejam feitas corretamente.
Por fim, para garantir a qualidade do material produzido, a dica é fazer uma revisão de tudo que foi escrito e procurar por possíveis ajustes a serem realizados para deixar o conteúdo ainda mais explicativo.
Se puder, peça para outra pessoa avaliar o mapa conceitual criado e veja se ele conseguiu compreender o assunto principal e os seus conceitos. O olhar de fora pode te dar feedbacks.
É comum que as pessoas confundam mapas conceituais com os mentais. Embora os nomes sejam parecidos, não significam a mesma coisa, pois possuem diferenças sutis entre eles.
No mapa conceitual, geralmente é representado um conceito já existente, seu desenvolvimento se dá pela coleta de dados e informações externas. Sua aplicação é mais formal e podem haver ligações que se cruzam.
Já no mapa mental, as variações do tema principal vêm de ideias internas, sem o compromisso de formalidade ou hierarquia de conceitos. Por isso, seu uso pode ser mais flexível.
Agora você já conhece o que é o diagrama de mapa conceitual, suas características, diferenças e como aplicar nas suas tarefas. É só colocar em prática para se beneficiar da ferramenta!
Comentários