Terça-feira, 11 de outubro de 2022
A área da tecnologia é repleta de desafios pelas novas linguagens que surgem, pelas novas demandas de sistemas e pela necessidade de entender sempre o que há de mais novo para resolver problemas complexos. Na programação, a frustração com códigos e erros precisa dar lugar à paciência, ao pensamento analítico e à fome de aprendizado.
Por isso, a necessidade de melhorar a capacidade de desenvolver bons códigos é algo que acompanha os programadores. Veja algumas dicas de como fazer isso.
Existem opções de desafios dos quais os programadores podem participar para aprimorar seus conhecimentos. O Hackathon é um deles, e ocorre em várias épocas e em diversas localidades pelo mundo. É uma maratona de programação e, em geral, são promovidaa por grandes empresas e startups. Algumas instituições envolvidas com esse tipo de evento são Uber, Sebrae, Globo e até mesmo a Nasa.
O objetivo dessas maratonas é o desenvolvimento de inovações tecnológicas. Os Hackathons possuem duração entre 24 e 48 horas e boa parte desse tempo é voltado para momentos em que os participantes desenvolvem novos projetos de software. Paralelo a isso, ocorrem também workshops e palestras.
Outra opção é a prática de codificação Kick Start, que consiste em uma sessão prática na qual o participante tem quatro dias para aprender mais sobre a plataforma Kick Start. É uma prática de codificação, utilizando o código inicial para ajudar a estruturar suas soluções e interagir com os engenheiros do Google.
O diferencial do Kick Start é que ele é um desafio consigo mesmo, já que não há cronômetro e nem placar. Ninguém pode ver seus resultados sem o seu consentimento e é uma atividade apenas para a diversão e aprimoramento das habilidades de codificação.
É muito importante começar bem. Escrever um software de qualidade que atenda às especificações é o primeiro passo. Muitos programadores erram porque desistem dessa parte e passam para a etapa seguinte.
É importante definir o que exatamente você precisa melhorar. A velocidade? O site precisa ser mais confiável? A resposta vai definir seus processos.
Os melhores softwares geralmente são escritos três vezes. Veja como:
Dessa forma, você consegue melhorar seu fluxo de trabalho e vai aprimorando os resultados. Ao escrever três vezes, você percebe quantas maneiras existem de abordar um problema e isso ajuda, inclusive em seus trabalhos futuros.
Dedique-se a fixar os fundamentos de programação, porque, enquanto as linguagens, ferramentas e metodologias estão sempre se modificando, os fundamentos permanecem. Portanto, é importante prestar muita atenção à arquitetura, até mais do que à programação.
Buscar o máximo de experiências com linguagens e estruturas é algo que vale a pena se dedicar também.
Se você está convicto de que há apenas uma maneira certa de fazer algo, vale a pena fazer um teste de realidade, já que fixar o pensamento em apenas uma forma de fazer as coisas pode ser prejudicial e travar sua capacidade de se adaptar a mudanças, o que é uma realidade no mundo da tecnologia.
Para finalizar, veja algumas dicas extras que podem te ajudar:
Bacharel em Sistemas de Informação com ênfase em Planejamento Estratégico pelo Mackenzie e MBA em Gestão de Tecnologia pela FIAP. Mais de 18 anos de experiência com tecnologias para internet e telecomunicações. CEO e Fundador da VitaminaWeb e Presidente da AnaMid.
Comentários