Artigos

Ruby on Rails: os primeiros 10 anos

Este ano temos um marco na comunidade Ruby. Em Julho de 2004 um programador dinamarquês chamado David Heinemeir Hansson lançou um projeto ao mundo, seu nome era “Ruby on Rails”.

Em 2004, quase ninguém tinha ouvido falar da linguagem Ruby. David montou esse framework web para ajudá-lo a criar o produto chamado Basecamp, para uma pequena e quase desconhecida agência de Chicago chamada 37signals.

A versão “1.0” do framework só seria lançado em Dezembro de 2005, mesmo ano que se organizou também a primeira conferência RailsConf. Em 2008, em conjunto com a Locaweb, consegui montar uma conferência similar no Brasil, chamada Rails Summit Latin America, que atraiu mais de 500 desenvolvedores. 7 anos depois estamos organizando a Rubyconf Brasil, evento que trás mais de 900 desenvolvedores.

De 2004 a 2014 passaram 10 anos. Esta é uma comunidade e um mercado que nasceu literalmente do zero. Saímos atrás de todos. Mas os princípios eram sólidos. Não só isso, os visionários certos entenderam as vantagens logo no começo e com tivemos o privilégio de contar com pesos pesados como Dave Thomas, Andy Hunt, Brian Marick, Martin Fowler, Bob Martin. Quem são? Ninguém, somente alguns dos signatários originais do famoso Manifesto Ágil. Isso garantiu que o cuidado pelas boas práticas de engenharia de software estavam na fundação desta comunidade desde o começo.

A comunidade Ruby não tem respeito pelo “rápido e sujo”, “remendos de sobrinho”, e foi assim que evoluímos.

Não só isso, sendo uma tecnologia menos madura, tivemos que nos provar em todos os passos que dávamos. “Rails não escala”. “Ruby é lento”. E por causa disso nos forçamos a ultrapassar todas essas críticas não com meras retóricas, mas com código.

Hoje a linguagem Ruby e o framework Ruby on Rails são respeitados em qualquer grupo de desenvolvimento que se preze, vistos como o padrão a se alcançar. Toda uma nova geração de desenvolvedores Javascript se inspiraram no que o mundo Rails fez nos últimos anos, por exemplo.

O maior repositório de código do mundo, o Github, nasceu da comunidade Ruby. Hoje, programadores de todas as linguagens usam essa plataforma diariamente.

Neste mundo de Cloud Computing as tecnologias híbridas de Ruby com Java são o que alimentam a infraestrutura de plataformas como Amazon AWS Opsworks, Heroku, Redhat Openshift, Pivotal CloudFoundry. Não só isso, enquanto muitas linguagens tem sofrido para conseguir migrar de uma versão antiga para uma nova, a comunidade Ruby saiu da versão 1.6 para a 1.8 para a 1.9 para a 2.0 para a 2.1 e não ficamos apegados ao passado. Esta é uma comunidade que, 10 anos depois, continua acelerando.

Existe uma frase famosa de Gandhi que David Hansson repetiu muito no início: “Primeiro, eles o ignoram. Depois, o ridicularizam. Finalmente, eles brigam contra você. E então, você vence.”

Em 28 e 29 de Agosto de 2014, vamos comemorar os 10 anos do Ruby on Rails em grande estilo, reconhecendo os grandes nomes que contribuíram e a nova geração que vai garantir os próximos 10 anos.

 

Brazilian Ruby on Rails Activist and Codeminer42 co-founder.

Comentários

PUBLICIDADE