Terça-feira, 04 de outubro de 2022
Você já percebeu que, antes de tomar qualquer decisão, o consumidor sempre faz uma pesquisa de compra no Reclame AQUI? Veja bem: nesse momento, o cliente avalia a reputação da empresa e a qualidade do atendimento para garantir uma compra segura, sabe?
O que muitos negócios não sabem é que dá para aproveitar essa oportunidade para impactar positivamente o consumidor e converter vendas. Nesse contexto, é necessário responder às reclamações e oferecer um suporte impecável para mostrar confiança.
Que tal entender como usar o Reclame AQUI para construir uma boa reputação digital, aumentar as vendas e fidelizar? Vamos dar algumas dicas nesse sentido a seguir. Confira!
Em primeiro lugar, o Reclame AQUI é mais que um simples site de reclamações. Na verdade, a maior plataforma da América Latina de resolução de conflitos entre clientes e empresas é também uma ferramenta para construção e gestão de reputação online.
Entenda sobre a relevância que o Reclame AQUI tem para a jornada de compra do consumidor.
De acordo com a Semrush — ferramenta de marketing digital — o Reclame AQUI ocupa a 8ª posição no ranking de sites mais visitados do Brasil, na categoria de e-commerce e varejo. Veja alguns dados interessantes de acesso e cadastros na plataforma que provam a relevância que do Reclame AQUI na internet:
Imagine uma cena: você pretende fazer compras em um e-commerce pela primeira vez e tem dúvidas se a empresa é de confiança. Nesse contexto, é comum fazer pesquisas na internet para investigar se a marca, de fato, existe e se tem boa fama no mercado, não é mesmo?
Sendo assim, entram aqui a visita nas redes sociais da marca, leitura de comentários, reviews, avaliações e verificação das queixas no Reclame AQUI. Esse cuidado é importante para aumentar a segurança da transação, entende? É por isso que a reputação influencia a decisão de compra.
E o Reclame AQUI tem papel de destaque quando o assunto é pesquisa de compra. Afinal de contas, aquela visitinha básica na página da empresa faz parte da jornada do consumidor. Confira alguns dados sobre o comportamento do consumidor na plataforma:
Viu só como o Reclame AQUI não é só reclamação? O fato é que os clientes ficam de olho no comportamento das marcas para decidir se vale a pena ou não fazer negócios com ela.
Como você pôde perceber, o Reclame AQUI é parada obrigatória na jornada de pesquisa de compra. Nesse contexto, as informações disponibilizadas na página da empresa influenciam as decisões de compra do consumidor.
É por isso que a plataforma contribui para transmitir confiança, credibilidade e conquistar a preferência do cliente. A seguir, vamos dar algumas dicas para potencializar seus resultados ao usar a ferramenta.
Como já mencionamos ali em cima, o percentual de visitantes que, de fato, publicam queixas na plataforma é bem baixo: 3%. Isto é, boa parte dos consumidores entram na página em busca de informações — seja durante a pesquisa de compra, seja na jornada em busca de solução de problemas.
De modo geral, essas informações são encontradas nas reclamações. Logo, responder todas as postagens é fundamental. Além de mostrar que a sua empresa presta um bom atendimento e se preocupa com as demandas do consumidor, o índice de respostas é um dos critérios utilizados para o cálculo de reputação na plataforma.
A título de esclarecimento, os demais fatores considerados na formulação da reputação são: média de avaliações (nota do consumidor), índice de solução e índice de novos negócios.
Veja bem: você não precisa pagar nada para responder e gerenciar reclamações. Na verdade, qualquer empresa pode se cadastrar na plataforma e aproveitar diversas funcionalidades gratuitas, como:
Por outro lado, a RA Brand Page oferece diversos recursos extra que contribuem para aumentar a credibilidade da marca e melhorar a reputação digital. É por isso que vale a pena investir na solução. Além de todas as funcionalidades que já citamos por aqui, com a RA Brand Page, você poderá:
Em outras palavras, com a RA Brand Page, você pode impactar de forma positiva os consumidores que estão fazendo pesquisas de compra e aumentar o potencial de conversão.
Aliás, os dados analíticos são compostos de informações ricas para gerar insights. Dessa forma, é possível nortear o processo de decisão do negócio, identificar falhas e implementar melhorias para garantir experiências inesquecíveis.
Enfim, a pesquisa de compra no Reclame AQUI faz parte da jornada do consumidor. Mais: as informações que o cliente encontra na página podem influenciar as decisões. Sendo assim, é importante fazer uma boa gestão de reputação e pensar em estratégias para aumentar a credibilidade da marca. A RA Brand Page é a solução ideal para isso.
Gostou da ideia e quer saber como personalizar a página da sua marca? Então, conheça agora mesmo a RA Brand Page e veja como impactar positivamente os usuários.
Coordenadora de Growth no Reclame AQUI. Profissional de Marketing, especialista em funil de vendas, responsável por planejamento e estratégia das ações voltadas para geração de conteúdo, captação de leads e técnicas de SEO. Já atuou em quase todas as frentes de comunicação integrada, como institucional, interna, assessoria de imprensa e marketing.
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