Sexta-feira, 18 de junho de 2021
A UX é, sem dúvida, o primeiro passo para alcançar influência no mercado digital. A seguir, o nosso time de especialistas de UX aqui da agência separou os principais elementos da User Experience, para que o seu negócio online seja capaz de encantar o coração dos seus navegantes e gerar mais conversões.
Em poucas palavras, a User Experience (UX) é a experiência que o usuário tem ao interagir com quaisquer marcas, serviços, produtos ou recursos em determinado site ou plataforma no ambiente digital.
Para os e-commerces, uma boa Experiência do Usuário significa uma interação agradável entre o usuário e alguma marca no âmbito online; seja em um blog, site de compras ou nas próprias redes sociais.
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Os principais elementos que compõem a User Experience, no ambiente digital, são:
Sendo o principal fator de sucesso para qualquer e-commerce, as funções presentes no site da empresa devem ser úteis aos usuários. Por isso, atente-se às seções e menus presentes, a fim de aprimorar a navegação dos consumidores.
A usabilidade pode ser simplesmente definida como a simplicidade com que os visitantes navegam em alguma plataforma digital e realizam a tarefa ou objetivo; como por exemplo, a facilidade em pesquisar, saber mais sobre determinado produto e finalizar a compra.
A visualização diz respeito a tudo aquilo que é visível na plataforma utilizada, ou seja: a identidade visual, a estrutura de imagens e textos e toda estética do e-commerce, que devem permitir uma boa compreensão por parte dos usuários e encantar seus corações.
Quem é que gosta de um site que demora um milênio para carregar alguma página ou objeto de pesquisa?
Para uma boa Experiência do Usuário, o site do e-commerce deve ser livre de bugs e contar com uma rápida resposta às interações do navegante. Para isso, é importante entender a plataforma do site e estar ligado(a) no que pode prejudicar a navegação.
Se você pretende atingir mais pessoas e gerar conversões a partir de uma boa UX, leia também: A personalização da Experiência do Usuário pode alavancar o seu negócio.
Para aprimorar a navegação e oferecer uma boa Experiência do Usuário no seu site, separamos os principais pontos a serem levados em conta para a configuração da plataforma utilizada pelo seu e-commerce:
Isso irá facilitar a localização e interação dos usuários com os elementos presentes no site, o que, sem dúvidas, trará uma enorme satisfação durante a navegação pelo e-commerce.
Os usuários querem desempenhar pouco (ou nenhum) esforço na hora de comprar algum produto no seu e-commerce. Por isso, pense em funções básicas e passos descomplicados para que sua jornada seja simples, intuitiva e prazerosa.
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A partir de um conhecimento prévio nos hábitos de consumo do seu cliente, é possível desenvolver o design perfeito e que agrade os olhos dos visitantes.
Além disso, é importante contar com uma boa disposição de imagens e palavras pelo site. Assim, os usuários podem localizar uma informação facilmente.
Embora atualmente a navegação pela web seja feita quase sempre pelos dispositivos móveis, ainda há quem prefira os desktops como principal veículo de navegação.
Por isso, é importante adaptar seu site a quaisquer dispositivos, para que a Experiência do Usuário não seja prejudicada, independentemente de por onde seu site é acessado.
Contar com um suporte sempre à disposição do usuário é imprescindível para uma boa UX. Deixe contatos a dispor do seu consumidor, para que ele possa reportar algum problema ou pedir auxílio em algum processo durante a sua compra.
Outra dica valiosa é a utilização de chats para a comunicação — um diferencial e tanto para a UX atualmente.
Não adianta oferecer produtos incríveis com um preço imbatível, se a Experiência do Usuário é negativa no seu e-commerce; seus concorrentes sempre sairão na frente.
Uma comunicação (visual e textual) clara, uma navegação simples e intuitiva e um ambiente acolhedor, que tem tudo a ver com o seu cliente, são exemplos de situações que tornam a compra, uma ação prazerosa.
Priorizando a Experiência do Usuário, os resultados são espetaculares diversos segmentos do e-commerce, por exemplo:
Como se trata de questões que abrangem uma boa pesquisa de mercado, uma análise minuciosa nos hábitos e costumes do público-alvo e uma estruturação adequada no site e no design, a implementação de uma boa UX no seu e-commerce exige profissionais qualificados.
Portanto, para mandar ver na Experiência do Usuário e alcançar uma taxa de conversão jamais vista no seu e-commerce; a equipe Ziriga não mede esforços para te ajudar no que for necessário.
Está pronto(a) para criar uma nova história a partir de uma UX compatíveis com as expectativas do seu consumidor? Entre em contato com a gente!
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Karine Oliveira é formada em Publicidade e Propaganda e trabalha na área de Marketing da Agência Zíriga, onde atua como Content, especialista em redação e criação de conteúdo. Durante quatro anos, atuou em atendimento e comunicação em organizações voltadas para Negócios de Impacto Social e Investimento Anjo, onde desenvolveu habilidades como comunicação não violenta, planejamento e visão estratégica, skills importantíssimas para potencializar o posicionamento de negócios!
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