Quarta-feira, 10 de março de 2021
A Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou que o COVID-19 interrompeu os serviços essenciais de saúde mental em 93% dos países em todo o mundo, enquanto a demanda tem ido pela contramão e aumentado drasticamente.
Já no Brasil, uma pesquisa realizada com 17.491 pessoas pelo Pesquisa do Ministério da Saúde, foi constatada uma elevada proporção de ansiedade em 86,5%, moderada presença de transtorno de estresse pós-traumático em 45,5% e 16% a proporção de depressão.
Problemas relacionados à saúde mental devem ser levados à sério, pois podem causar grandes transtornos à vida de quem é afetado. Pode-se desenvolver um quadro profundo de tristeza, falta de apetite, perda de ânimo e de interesse em relação à sua atividade profissional.
Diante dessa realidade, o departamento de Recursos Humanos precisa se tornar um pilar de apoio importante aos colaboradores, e também auxiliá-los em relação aos cuidados psicológicos que devem ter.
Nesse momento de pandemia em que estamos vivendo, o estresse, a ansiedade e a depressão estão entre as doenças de saúde mental mais comuns no ambiente de trabalho. E se não forem tratadas devidamente, o colaborador pode ter o seu quadro de saúde mental agravado e, consequentemente, terá seu desempenho no ambiente de trabalho afetado.
O estresse prejudica diretamente a relação interpessoal no trabalho, como irritabilidade e variação de humor. Além disso, afeta a eficiência e produtividade em relação à execução das operações. A ansiedade impacta significativamente no psicológico do funcionário, fazendo com que ele desenvolva uma série de problemas, como coração acelerado, cansaço, tremores e sensação de falta de ar. No entanto, também pode contribuir para o surgimento de doenças mentais mais graves, como é o caso da depressão.
Por fim, a depressão é um transtorno que afeta gravemente a forma como uma pessoa se sente, como pensa e até como age. A sua forma de ser, agir e pensar é na maioria dos casos negativa, e coloca em risco o seu bem-estar. Pode fazer com que ela desenvolva sentimentos como tristeza e perda de ânimo pelas atividades prazerosas, sobretudo no ambiente de trabalho.
De acordo com a HABAUT, uma empresa especialista em solução para gestão de pessoas, o mais adequado nesse momento é, mesmo de longe em home-office, acompanhar de perto a vida dos colaboradores nas empresas.
A empresa conta ainda com um pacote extra de benefícios, tais como análise comportamental, pulso, clima, satisfação, performance e desempenho e clube de benefícios através de uma plataforma gamificada pela participação.
Uma solução tecnológica ajuda a perceber fatores que podem comprometer o engajamento e performance dos colaboradores e antecipar a gravidade do problema.
Além da solução tecnológica, o RH pode ajudar de diversas maneiras a tratar problemas relacionados à saúde mental no ambiente de trabalho, como:
Por fim, a principal missão do RH está em desenvolver o bem-estar, conforto e sentimento de satisfação por parte do colaborador no ambiente de trabalho, uma vez que é preciso cuidar bem da saúde (física e mental) do funcionário para que ele alcance o desempenho esperado em suas tarefas diárias.
Comentários