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Empreendedorismo tecnológico na pandemia e a criação de aplicativos

2020 foi um divisor de águas para muitas empresas e setores econômicos ao redor do mundo, que tiveram que reinventar seus negócios e a maneira como se relacionavam com o consumidor para se manterem ativas. O futuro das empresas é digital, e negócios de todos os portes precisam se transformar rapidamente. Para nós que vivemos nos grandes centros, não é difícil encontrar um serviço de transporte particular quando precisamos ou um serviço de delivery, por exemplo. Mas nas localidades mais afastadas, que não têm acesso a esses aplicativos, foi necessária a criação de serviços específicos para atender a demanda da população no período da quarentena.

Cidades pequenas hoje têm seus próprios serviços de delivery locais e também de transporte, que atendem a demanda local. Observando todas essas mudanças, nos perguntamos: como tirar do papel uma ideia de aplicativo quando não se tem tanta especialização tecnológica? E a resposta é fácil. Adotando uma plataforma com códigos simplificados que oferecem a capacidade de fazer alterações de maneira rápida, segura e sem complicações, independentemente da complexidade dos requisitos e da experiência em programação. Esse modelo de ‘criador de aplicativos’ serve para diversos tipos de aplicações, inclusive as empresariais, que facilitam o trabalho remoto e aumentam o desempenho das empresas.

 

Mas qual a vantagem de criar o próprio aplicativo?

Com uma aplicação personalizada, as empresas podem coletar dados, automatizar processos ou fluxos de trabalho, analisar dados em relatórios, colaborar com outros usuários e até mesmo integrar aplicativos externos. Cada aplicativo criado no Zoho Creator vem com um aplicativo nativo para iOS e Android, permitindo que os usuários acessem dados em tempo real em qualquer lugar, a qualquer momento.

1 – Atender às necessidades empresariais

Criar aplicativos multiplataforma que vão desde registros de chamadas simples até ERPs (Enterprise Resource Plannings, planejamentos de recursos empresariais) complexos que se integram aos processos existentes da empresa fazem com que se ganhe tempo na hora de realizar tarefas do dia a dia. Cada empresa possui sua própria organização interna, nada melhor que ter o aplicativo que conversa com todas as etapas desses processos. 

2 – Automatizar fluxos de trabalho com facilidade

Criando seu próprio aplicativo, é possível configurar fluxos de trabalho para automatizar outros aplicativos de negócios com o mínimo de etapas e iterações. É possível ainda, preencher as lacunas do sistema existente ou estender as funcionalidades do mesmo com perfeição. 

3 – Segurança de dados

É importante escolher a plataforma correta para a criação de seus aplicativos, para que exista a separação lógica dos dados de um cliente dos de outro e garantir que a retenção e o backup dos dados ocorram de maneira segura. Vale observar se os dados dos clientes são armazenados em data centers situados em várias regiões geográficas para garantir a segurança e a alta disponibilidade antes de escolher a plataforma ideal para a criação de seus apps.

4 – Conectividade, integração e modernidade

Os aplicativos são criados para o escalonamento automático: a infraestrutura de back-end é perfeitamente escalonada à medida que a demanda dos negócios cresce. Ao criar um aplicativo, é possível conectar tecnologias modernas de inteligência artificial que detectam idiomas, analisam tendências, preveem vendas, reconhecem emoções, identificam objetos e muito mais, sem a necessidade de intervenção humana.

5 – Pra você ou para seus clientes

Tem ideias de aplicativos para você e quer tirar do papel? Personalize a aparência do aplicativo, carregue seu logotipo e conecte os interessados por meio de seu domínio. Os aplicativos poderão ser revendidos por você, proporcionando experiências personalizadas.

Jonathan Melo é Diretor de Marketing da Zoho Brasil. Tem passagens em grandes empresas de tecnologia e telecom como head de marketing para a América Latina, formado em Administração de Empresas, especialização em Social Media Marketing pela LDS Business College e MBA em Marketing pela Estácio de Sá.

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