Quarta-feira, 11 de novembro de 2020
Há alguns anos, tentávamos imaginar quais seriam as tecnologias que teríamos no futuro. Mas a projeção de um futuro distante nos alcançou mais rápido do que imaginávamos, não é mesmo?
Com a transformação digital acelerada e as mudanças que tivemos que passar nos últimos anos, em pouco tempo já vivemos em uma sociedade cada vez mais habituada com a ideia de assistentes digitais ativados por comando de voz – e inteligentes – em nossa rotina.
Segundo um estudo realizado pelo Gartner, o valor gasto com a compra de dispositivos que possuam tecnologia de assistente digital vai crescer: a expectativa desse aumento é $ 3,52 bilhões dólares até 2021.
Mas afinal, o que isso impacta no modo como fazemos negócios?
Com as novas tecnologias de reconhecimento de voz e inteligência artificial, a utilização de agentes digitais para atendimento receptivo e ativo será cada vez mais importante e necessário.
Enquanto a performance de um atendente humano sofre influência de variáveis, como cansaço, estresse e humor, o agente digital nunca se cansa de repetir a mesma tarefa.
Sem contar as vantagens estratégicas que os agentes oferecem para as empresas, que impactam positivamente na jornada do seu cliente, criando maior engajamento, eficiência e otimização de tempo e recursos.
Ao optar pelo agente digital, a empresa conseguirá obter uma performance muito melhor nas tarefas receptivas e operacionais, além de se ocupar com chamados previsíveis e repetitivos com eficácia, liberando os atendentes humanos para atendimentos mais complexos, onde agregam valor ao relacionamento com o cliente.
Para isso, basta que o roteiro e o fluxo do agente digital sejam planejados e programados para incluir o maior número possível de situações dentro de uma tarefa, para concluí-la com sucesso e de forma totalmente automatizada.
Estamos na era onde o relacionamento com o cliente precisa se transformar em uma experiência única, com tecnologia, inteligência e humanização. Prova dessa importância, é o que afirma a pesquisa da Internet Trends Report de 2018, que mostra que “82% dos consumidores deixaram de fazer negócios com uma empresa após uma experiência ruim”.
A URA, ou Unidade de Resposta Audível, também chamado de talker ou atendente eletrônica, evoluiu. O equipamento, que provia serviços automáticos para os clientes sem a intervenção do atendente humano, ficou obsoleto e atrasado.
Agora a URA é capaz de reduzir o tempo de espera, aumentar a receita, melhorar a retenção de clientes e o engajamento através de diálogos naturais e a humanização no atendimento, que trouxe empatia, praticidade e inteligência às conversas, sem falar na personalização de cada conversa feita para o cliente!
Mas a evolução para por aí? Não!
Não podemos deixar de falar sobre o Machine Learning, ou autoaprendizagem, e a inteligência artificial e cognitiva, que são todas as possibilidades tecnológicas já disponíveis para transformar a jornada do cliente desde o primeiro atendimento.
Portanto, podemos perceber que a evolução dos serviços de atendimento caminha lado a lado com a mudança no comportamento do consumidor. Mais do que nunca, oferecer um bom atendimento que objetiva a solução efetiva dos problemas de forma ágil transforma a jornada do cliente e melhora os resultados da empresa.
Na Trestto, nossos agentes digitais acompanham essa evolução em diversos segmentos de operação, podemos citar alguns exemplos, como:
● Agente Digital Ativo – com alto poder de discagem e localização de clientes, tanto para venda, cobrança, negociação ou campanhas publicitárias;
● Agente Digital Receptivo – com maior retenção e dedicação à necessidade do seu cliente, criando experiências únicas, para o que ele precisa;
● Projetos Especiais – com customização de soluções direcionadas para o que a empresa precisa, sempre com foco na assertividade.
Somos especialistas na tecnologia de reconhecimento de fala, com mais de 15 anos de experiência na área, por isso, podemos afirmar que nunca um momento foi tão importante para ressaltarmos o quanto a tecnologia tem influenciado na jornada de atendimentos aos clientes e o quanto a evolução dos agentes digitais tem trazido benefícios.
Com a evolução das tecnologias cognitivas, o agente digital tornou-se capaz de oferecer muito mais do que respostas padronizadas. A inteligência artificial, o autoaprendizado e o processamento de linguagem – entre outros recursos – potencializaram o agente digital e abriram um leque enorme de possibilidades para as empresas.
Ligue para 11 4968-8977, quando solicitarem o CPF, fale ou digite 123 para continuar a conversa. Ou, se preferir, acesse o nosso site trestto.com.br e faça o cadastro para receber uma ligação dos nossos agentes digitais.
Empreendedor, Founder, DPO, VUI e CEO na empresa Trestto Tecnologia e Inovação, especializada em Agentes Digitais humanizados com inteligência artificial e cognitiva preparados para compreender e conversar com humanos. Graduado em Análise de Sistemas para a Internet, entusiasta da tecnologia. Seguindo no grande propósito de conectar pessoas e marcas, na revolução tecno-humana.
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