Quarta-feira, 14 de outubro de 2020
O cenário de isolamento em todo mundo impactou os mais diversos aspectos do comportamento dos consumidores e acelerou outras tendências que já cresciam ano após ano, como as compras online.
Essa consolidação do e-commerce desenha um cenário otimista para todo o varejo online para a próxima Black Friday, que no ano passado faturou 3,2 bilhões de reais, segundo dados da Ebit/Nielsen. O que veremos este ano será uma Black Friday única, além dos usuários que já aproveitam as ofertas nos meios digitais, o evento contará com a inclusão de novos compradores que não estavam acostumados a comprar online e de outros que evitarão as lojas físicas buscando as ofertas exclusivamente pela internet.
Mas se por um lado temos grandes oportunidades, do outro, teremos grandes desafios como uma maior competitividade entre os players e uma disputa acirrada pela atenção do usuário.
Independente do cenário otimista ou desafiador, veículos, agências e grandes marcas devem se preparar para a Black Friday desde já.
Nosso time de performance garante: os formatos premiums são os mais demandados na Black Friday. Publishers devem priorizar o seu inventário com vídeos e formatos de alto impacto pois eles serão os mais disputados pelo mercado desde já, a fim de garantir uma boa visibilidade para os anunciantes.
Sempre é importante lembrar: o cenário de isolamento moldou novos comportamentos e necessidades. Esteja atento para essas transformações e analise como cada conteúdo se enquadra dentro dessa nova jornada, planejando de forma mais assertiva a conversão dentro do funil de vendas.
Uma exigência cada vez mais presente dos grandes anunciantes: trabalhar com publishers que aplicam as melhores práticas de transparência. Os parceiros de tecnologia podem, e devem, ajudar os publishers com as configurações de sellers.json, ads.txt, app-ads.txt, IAB Framework TCF V2, CMP, etc… elas são indispensáveis para um cenário programático mais seguro para toda a cadeia.
Esta Black Friday também será marcada como o primeiro grande evento do varejo digital regida pela LGPD. Questões como a captação de informações, consentimento do usuário, atualizações de políticas de privacidade precisam ser trabalhadas desde ontem.
Busque soluções para segmentação de audiência eficientes através de dados. O mercado oferece ótimos parceiros que trabalham com soluções consolidadas via DMP para segmentações demográficas e comportamentais através de cookies. Os resultados podem ser vistos em toda a cadeia, desde o publisher que monetiza melhor o seu inventário até os anunciantes que terão mais assertividade e escala na entrega.
A tecnologia de Segmentação Contextual Semântica é outra solução disponível que constrói modelos precisos e robustos de segmentação através de IA, focando no significado de cada palavra em seu contexto real e categorizando com grande precisão centenas de milhões de páginas através de algoritmos de machine learning e deep learning que dão agilidade e escalabilidade ao processo. Totalmente alinhada com a LGPD, a tecnologia é uma ótima solução para ambientes cookie-less e sem o consentimento do usuário.
Ter os parceiros de tecnologia para te apoiar nas melhores soluções em um mercado que se transforma muito rapidamente, fará com que você ganhe eficiência para aproveitar as oportunidades dessa Black Friday.
Enfim, já sabemos que existe uma tendência de um aumento significativamente das vendas nesta temporada de 2020, então esteja preparado, já que novos consumidores online e os compradores frequentes virão com toda a força e ainda mais exigentes. Fique atento, pois para alguns, a primeira experiência terá que ser marcante para mantê-los engajados com a sua marca nas futuras oportunidades.
O momento é agora, marcas, agências, publishers, todos juntos buscando um resultado em comum, gerar e manter a tração do consumidor final.
Com mais de 5 anos de experiência em marketing e comunicação para América Latina, Aline Alves é responsável pelas estratégias marketing da Smart AdServer no Brasil e Latam.
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