Segunda-feira, 07 de novembro de 2022
O Web Summit é o maior evento de tecnologia e inovação do planeta, mas a edição de 2022 foi ainda mais especial. Após dois anos de pandemia, esta edição simbolizou a volta ao “mundo normal”, mas é claro que não vamos ou podemos esquecer tudo que passamos nos últimos anos.
Em um momento de extrema dificuldade, a saúde se tornou o centro de praticamente todas as rodas de conversas. Com todos dentro de casa, a educação também virou motivo de debate. Quando a necessidade bateu à nossa porta, o ser humano mais uma vez se adaptou, inovou. E a discussão sobre “Tecnologia, saúde e educação” foi mais um tópico de muito destaque no Web Summit 2022.
Há não muito tempo atrás, nos vimos em meio a uma pandemia, presos dentro de casa, esperando por vacinas, nos acostumado com trabalho e aulas online. Este foi um processo difícil, mas que nos forçou a pensar no futuro da educação e da saúde que, mais do que nunca, estava diretamente conectado com a tecnologia.
No Web Summit 2022, esta discussão teve um grande destaque, e mais uma vez promoveu insights valiosos. Telemedicina, pesquisas de vacinas, tecnologias de saúde digital e inteligência artificial na medicina. Plataformas de ensino digital, tecnologia como meio de tornar a educação cada vez mais abrangente e inclusão digital.
Os caminhos e possibilidades de discussão nestes temas são muitos, e o evento conseguiu trazer destaque para assuntos tão relevantes quanto esses. A primeira-dama ucraniana, Olena Zelenska, falou em sua palestra sobre como a Inteligência Artificial pode e deve ser usada de maneira democrática para trazer melhores serviços de saúde e educação para as pessoas
A Dra. Sumbul Desai, vice-presidente da saúde da Apple falou sobre o potencial da tecnologia de mudar a vida e de prever riscos. Vale lembrar que a própria Apple vem adicionando funções nesse sentido, como o Apple Watch, que mede e coleta dados como o histórico de fibrilação atrial, o monitoramento de ciclo menstrual, o sensor de temperatura corporal e a detecção de acidentes.
O Danilo Costa apresentou uma palestra muito interessante voltada à educação, falando sobre a necessidade de se investir de forma inovadora na área, sempre guiados pelas novas tecnologias. Ele é fundador da Educbank, uma startup brasileira que oferece apoio financeiro para escolas brasileiras, subsidia tecnologia, sistemas de gestão, aprendizagem e consultorias de contabilidade e marketing.
O Web Summit é palco de debate e aprendizado. É o lugar onde mentes brilhantes se reúnem para expor problemas e discutir soluções que podem mudar o mundo. E a edição de 2022 trouxe mais uma vez essa essência, dando espaço para assuntos de tanta relevância quanto saúde, educação e muito mais.
Leandro Verissimo é fundador e head de estratégia da Verissimo.Work, consultoria especializada em inovação e estratégia de comunicação. Também conhecido como Feijão, liderou áreas de marketing e planejamento de agências e empresas como Eletromidia, JCDecaux, Idealista e Conteúdo Urbano. Com mais de 20 anos de atuação na publicidade, desenvolveu estratégias, negócios e conteúdo para marcas, produtos e pessoas em indústrias como finanças, tecnologia, entretenimento, consumo, agronegócio e mídia out of home.
Comentários