Sábado, 05 de novembro de 2022
Estar presente no Web Summit 2022 foi uma daquelas experiências que te marcam não apenas como profissional, mas como pessoa. Estamos falando do maior evento de tecnologia e inovação em todo o planeta, e que acabou de realizar a maior edição de toda sua história de muito sucesso.
Grandes personalidades, empresas de sucesso, startups inovadoras e especialmente, ideias capazes de transformar o mundo. O Web Summit 2022 teve de tudo, e mais uma vez, nos fez ver a importância do contato humano em um mundo cada vez mais digital.
Foram 4 dias, mais de 70 mil pessoas, mais de 1000 palestrantes e mais de 2600 expositores. É um evento de proporções enormes e que contou na última edição com a participação de nomes como Toto Wolff, CEO da equipe Mercedes-Benz AG de F1, Lisa Jackson, Vice-presidente de Iniciativas Ambientais da Apple; Amrapali Gan, CEO do Only Fans; e Alessandro Del Piero, ex-jogador da seleção italiana de futebol.
Mas alguns assuntos e momentos ganharam um espaço especial na bagagem de volta para o Brasil. Sem dúvidas um dos assuntos que mais escutei nos dias de Web Summit foi o metaverso, não falando sobre uma digitalização do contato humano, mas por uma perspectiva muito interessante pelo lado das marcas.
A grande lição que ficou foi como as marcas podem participar do metaverso sem estragar a experiência, se fazendo presentes, de forma interativa e relevante para o consumidor, se adaptando a este universo ainda muito novo, mas como a experiência do contato entre as pessoas, no “mundo físico”, ainda é extremamente importante.
Mas o Web Summit vai muito além dos conteúdos. Eventos como esse são verdadeiras oportunidades de conhecer pessoas do mundo todo, fazer contatos, negócios e conhecer ideias inovadoras. Estando no maior encontro de inovação e tecnologia de todo o planeta, é impossível sair de lá sem aquela vontade de transformar a rotina e os objetivos, seja do lado profissional, ou do lado pessoal.
Leandro Verissimo é fundador e head de estratégia da Verissimo.Work, consultoria especializada em inovação e estratégia de comunicação. Também conhecido como Feijão, liderou áreas de marketing e planejamento de agências e empresas como Eletromidia, JCDecaux, Idealista e Conteúdo Urbano. Com mais de 20 anos de atuação na publicidade, desenvolveu estratégias, negócios e conteúdo para marcas, produtos e pessoas em indústrias como finanças, tecnologia, entretenimento, consumo, agronegócio e mídia out of home.
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