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Total Experience: como aplicar essa estratégia na aceleração digital das empresas?

Uma das organizações mais respeitadas do mundo quando o assunto é tecnologia, a Gartner apontou o Total Experience como uma das principais tendências para o mercado corporativo nos próximos anos. Segundo a consultoria, 60% das grandes empresas irão se utilizar dessa estratégia para transformar seus modelos de negócios até 2026.

Visando proporcionar uma experiência completa e integrada para o cliente – tanto interno quanto externo -, em todas as formas de relacionamento com a companhia, essa é uma prática na qual uma corporação trabalha para oferecer uma conexão consistente e unificada com o seu consumidor, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Portanto, esse conceito relativamente novo surge como uma forma evolutiva do Customer e Employee Experience, que agora passa a contar com aparatos tecnológicos para que as corporações possam cumprir o seu propósito de garantir a satisfação do público em todas as suas interações.

Sendo assim, se essa ideia já vinha ocorrendo em viés de alta pelas próprias possibilidades trazidas pela tecnologia, a pandemia acabou apressando ainda mais esse processo evolutivo, tornando a aceleração digital um passo indispensável para qualquer empresa, independente do porte ou ramo de atuação.

O que é preciso para iniciar essa prática?

Já não há mais dúvidas de que acelerar as estratégias digitais de uma corporação é um passo fundamental. No entanto, para isso será necessário que a companhia passe por algumas etapas destinadas, principalmente, à coleta de informações para que o processo seja feito da forma mais assertiva possível.

Dentre esses passos importantes, podemos destacar a identificação e o mapeamento das interações dos clientes com a empresa, além de compreender como o relacionamento com o consumidor ou colaborador vem sendo feito em cada ponto de contato. A partir dessas bases, a corporação torna muito mais palpável o seu objetivo de personalizar e fortalecer a experiência com esses entes, além de integrar essas interações de modo a deixá-las mais consistentes e padronizadas.

Dessa forma, a estratégia de Total Experience pode ser implementada em todos os canais digitais da marca, incluindo o site, aplicativo, mídias sociais, e-mail marketing, chatbots, entre outros. No entanto, vale destacar que esse processo pode ser acompanhado de outras práticas interessantes para ser complementada, como a utilização de uma integração omnichannel ou a hiper-automação das interações, que contribuem para automatizar e a dar fluidez ao atendimento ao cliente.

Benefícios

Diante dessas ações, é importante dizer que a apropriação dessas estratégias que integram o Total Experience acarreta em uma série de vantagens competitivas importantes para uma companhia, indo muito além do objetivo inicial de assegurar a satisfação dos consumidores.

O primeiro e mais evidente desses ganhos passa pelo aumento das vendas e, consequentemente, da receita da organização. Até porque, promover uma experiência mais agradável para o cliente ajuda a ampliar o número de negócios concretizados, além de colaborar para a retenção e atração de novos consumidores ou colaboradores.

Outra consequência positiva é a amplificação da eficiência e redução de custos por parte da empresa. A integração de todos as interações e a coleta de dados podem ajudá-la a entender melhor o comportamento dos seus clientes internos e externos, possibilitando automações de processos mais personalizados, assim como gerar um rendimento superior a partir de um relacionamento mais objetivo.

De fato, o Total Experience simboliza uma abordagem nova e extremamente eficaz para melhorar a experiência com os clientes e colaboradores, sobretudo no contexto atual, em que as empresas estão em busca de meios para acelerar a transformação digital. Valorizá-los é um passo certeiro na busca pelo sucesso dos negócios.

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Luiz Cesar Baptistella CEO Aoop

Um dos maiores especialistas em transformação digital do Brasil, Baptistella possui mais de 30 anos de experiência na área de tecnologia. depois de liderar grandes projetos em empresas como ServiceNow e Changepoint, o executivo fundou a Aoop com o propósito de ajudar grandes marcas a atuarem de maneira ágil e antenada ao mundo digital. formado em Economia e Administração pela FITO, possui MBAs pela FGV e pelo Ibmec.

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