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Sem dinheiro, sem problema: 13 maneiras gratuitas para melhorar o SEO do seu site

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SEO é uma estratégia popular de marketing online, portanto, normalmente, ele é competitivo. Mas cada dia que passa fico espantado com a quantidade de sites que não se envolvem completamente com o SEO, com isso estão perdendo inúmeras posições no Google e em consequência disso, perdendo possíveis clientes.

Antes que me difamem, permita-me falar: o SEO exige investimento, e também o SEO não é barato. Mas isso não impede o empresário de uma pequena empresa executar algumas estratégias básicas que podem trazer retornos significativos. Estas são algumas, e ainda por cima, gratuitas:

1. Encontre as melhores palavras-chaves

Procure as palavras que são de menor concorrência para usar na sua estratégia de SEO, existe várias formas para ver se uma palavra é pouco concorrida, mas não quero aqui entrar em termos técnicos. Uma dica valiosa é: use palavras mais específicas em vez de genéricas, como, por exemplo:

  1. tênis
  2. tênis feminino de corrida vermelho

A segunda opção é muito mais específico e é menos concorrido.

Google Trends e Planejador de palavras chaves do Google são algumas ferramentas gratuitas que podem te ajudar neste processo.

2. Elimine o conteúdo duplicado

O Google Search Console irá exibir todas as instâncias de conteúdo duplicado que existe no seu site. Corrija esses erros se quiser chegar no topo do Google.

3. Corrija os erros 404

Esses erros são como becos sem saída, e cá entre nós, ninguém gosta de um beco sem saída. Mais uma vez, utilize o Google Search Console para verificar quais páginas estão com erro 404. Faça um redirecionamento 301 para outras páginas ou para a home do seu site.

4. Escreva um título único para cada página

Cada página deve ter um título único e original, fazendo isso você está mostrando ao Google sobre o que aquela página em específico fala.

5. Escreva uma meta descrição atraente para todas as páginas

Cada página também deve ter uma meta-descrição, que também ajuda a descrever o conteúdo existente naquela página. A meta-descrição não afeta diretamente no rank, mas isso pode ajudar bastante no CTR. Há algumas evidências de que o CTR afeta os rankings, portanto não é algo a se desprezar.

6. Limpe sua estrutura de URL

Suas URLs devem ser o mais simples possível, o Google tem dado prioridade em URLS curtas. Procure evitar uso de números, traços, underlines, etc.

7. Atualize seu blog frequentemente

O Google lançou uma atualização recentemente que o algorítimo passa a dar prioridade a sites que possui um conteúdo sempre atualizado, portanto, atualize seu blog com certa frequência.

8. Inclua H1, H2, H3, etc. em todas as páginas

Seu conteúdo deve ser logicamente dividido em subseções para isso, precisam ser marcados com tags de html (H1, H2, H3, etc.) Isso ajuda o Google a entender a lógica de raciocínio usado no texto e também na organização do conteúdo.

9. Adicione os links internos

Ao fazer links para dentro do seu site, você acaba melhorando a experiencia do usuário e ajuda o Google a entender melhor a relação das suas páginas.

>> 4 dicas para ser um bom SEO

10. Otimize suas imagens

Suas imagens também devem ser otimizadas para o SEO, essa tarefa é relativamente simples. Você deve adicionar títulos, legendas e tags alt.

11. Faça links externos

O Google presta muita atenção aos links que você link para fora do seu site. Quando você faz links para sites de autoridade e confiança, isso também acaba ajudando o seu site.

12. Otimize a velocidade de carregamento

Isso pode ser simples ou complicado, depende da sua real situação, muitas vezes 80% dos problemas relacionados a lentidão de um site está ligado ao servidor. O Google dá prioridade à sites que carregam mais rápidos.

13. Otimize para dispositivos móveis

O acesso pelo celular já ultrapassou os computadores, por isso, o seu site DEVE ter uma versão móvel, caso contrário você estará perdendo posições no Google e também clientes.

 

Essas pequenas e simples modificações pode fazer com que o seu site suba? Sim e não. Depende do seu mercado, palavras e concorrência. Mas pode ajudar, e muito.

Construir uma campanha de SEO completa, requer tempo, estudo e paciência. Se você não sabe o que está fazendo ou quer que seus resultados sejam mais rápidos, procure um especialista ou uma empresa capaz de fornecer resultados palpáveis para você.

Lembre-se: SEO não é custo, é investimento.

 

é formado em Publicidade e Propaganda. Especialista em Vendas Online, ajuda as empresas a aumentar o faturamento através da internet utilizando vários meios como: SEO, Facebook Ads, Google Adwords, Campanha de Vendas, Captação de Leads, etc.

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