Os últimos anos foram marcados por grandes desafios, incertezas e aprendizados, mas – por outro lado – também tivemos avanços significativos no cenário digital. Iniciamos 2023 ainda de maneira desafiadora, diante de um cenário de guerra na Ucrânia, dúvidas sobre o fim da pandemia na China, e o crescimento de movimentos anti-democráticos em diversos locais…
Quando falamos em economia mundial, a palavra do momento para os especialistas é “recessão”. Já notamos essa característica logo na primeira semana do ano, com demissões em massa e o anúncio de dívidas bilionárias de companhias. Dada a imprevisibilidade financeira, o desafio comercial de navegar pelo desconhecido veio para ficar em 2023. Mas como as…
Game Marketing é uma estratégia que aproveita o poder de engajamento dos jogos para oferecer experiências imersivas. No mundo todo, o universo gamer movimenta bilhões de dólares anualmente, e esse número tende a crescer especialmente no Brasil, que assumiu o posto mais relevante na América Latina em 2021 – e o mantém. Este fato…
Em um mundo cada vez mais dinâmico, as tecnologias digitais se transformaram em ferramentas fundamentais para ajudar as empresas em busca de seus objetivos de negócios. Nesse contexto, como bem mostrou o fenômeno do ChatGPT, conceitos como Inteligência Artificial (IA), Machine Learning (Aprendizado de Máquina) e soluções de automação baseadas em recursos de processamento de…
Mensagens automáticas traçam o crescimento significativo da automação de marketing para fidelizar clientes, auxiliar os usuários e proporcionar retorno financeiro positivo. Você já deve ter se deparado com alguma mensagem automática ao “falar” com perfis em redes sociais, receber e-mails ou até mesmo um aviso de que o carrinho de compras estava esperando para…
Um cenário de privacidade de dados em rápida evolução e uma recessão iminente fazem com que muitos profissionais de marketing fiquem um tanto abalados. Não é uma tarefa fácil criar estratégias de dados que os separem dos concorrentes e, ao mesmo tempo, honrar as preocupações cada vez mais prementes com a privacidade dos clientes. Pesquisas…
O consumo de vídeo se tornou cada vez mais comum, porém o que antes era aceito tranquilamente, como vídeos longos, já não faz mais sentido no dia a dia da população. O boom tecnológico que aconteceu em paralelo à pandemia,ajudou também a alavancar uma rede social em específico: o TikTok. Usada inicialmente por adolescentes para fazer…
A mensageria é uma ferramenta essencial de e-commerce e comunicação entre marcas e clientes. O Brasil é um país extremamente estratégico para o segmento de mensageria global. Prova disso é que o estudo Digital Brazil 2022 aponta que, pelo menos, 165 milhões de brasileiros usam WhatsApp, o maior percentual mundial de uso dessa ferramenta…
À medida que a indústria da publicidade enfatiza a importância de respeitar a privacidade dos usuários, muitos artigos discutem sobre “novas” abordagens para a segmentação em um mundo sem cookies. Do meu ponto de vista, a opção mais viável, sustentável e eficaz não é nova: ela baseia-se na publicidade contextual, alternativa cuja segmentação se concentra na…
Imaginar o amanhã não é, nunca, uma tarefa fácil. Mas é possível adiantar, desde já, um tema que terá destaque na rotina corporativa em 2023: a cibersegurança. Isso acontece por diversos fatores. O principal deles, sem dúvida, é a importância cada vez maior do digital no dia a dia das empresas e profissionais e a…