A criação de um produto digital envolve várias etapas e detalhes, trabalhados em um processo que pode levar mais de seis meses. Depois da árdua tarefa, o site vai ao ar ou o aplicativo fica disponível para download. Tudo fica lindo em um momento que parece o fim de uma missão, correto? Errado! Inevitavelmente, esse…
Por que mapear tendências é algo tão importante para os processos de planejamento estratégico? Um dos maiores desafios que as empresas enfrentam na hora de planejar estrategicamente é romper com o pensamento linear, mesmo sendo comum defender a importância da inovação, da disrupção dos mercados etc. Entretanto, no momento do planejamento estratégico, parece existir…
Os últimos anos foram marcados por grandes desafios, incertezas e aprendizados, mas – por outro lado – também tivemos avanços significativos no cenário digital. Iniciamos 2023 ainda de maneira desafiadora, diante de um cenário de guerra na Ucrânia, dúvidas sobre o fim da pandemia na China, e o crescimento de movimentos anti-democráticos em diversos locais…
Quando falamos em economia mundial, a palavra do momento para os especialistas é “recessão”. Já notamos essa característica logo na primeira semana do ano, com demissões em massa e o anúncio de dívidas bilionárias de companhias. Dada a imprevisibilidade financeira, o desafio comercial de navegar pelo desconhecido veio para ficar em 2023. Mas como as…
O consumo de vídeo se tornou cada vez mais comum, porém o que antes era aceito tranquilamente, como vídeos longos, já não faz mais sentido no dia a dia da população. O boom tecnológico que aconteceu em paralelo à pandemia,ajudou também a alavancar uma rede social em específico: o TikTok. Usada inicialmente por adolescentes para fazer…
Tráfego inválido é mais que fraude, pois inclui todo engajamento ineficaz, fora do alvo da campanha, que consome o orçamento prejudicando o retorno sobre o investimento. Logo veremos, provavelmente, relatórios sobre o saldo do mercado de aplicativos de 2022. Mesmo sem dados consolidados, já é sabido que o setor segue globalmente superaquecido. Mas, vale…
Embora a descoberta e os downloads de aplicativos continuem crescendo, as taxas de retenção ainda são um desafio para os profissionais de marketing de aplicativos. Aquisição de usuários e retargeting devem ser uma estratégia combinada se você estiver disposto a manter seus usuários engajados e ativos. Nos aprofundando melhor em práticas recomendadas para uma campanha…
O mapa conceitual é uma ferramenta gráfica utilizada para relacionar conceitos e palavras-chaves de forma visual. A ligação estratégica das informações facilita o aprendizado de determinado conteúdo. Devido a sua praticidade, esse tipo de diagrama é muito usado como um método de estudo, seja nas escolas, faculdades ou cursos no geral. A forma que as…
Connected TV, fim dos cookies de terceiros e estratégias de brand safety e brand suitability são algumas das tendências na publicidade digital para o ano de 2023. No primeiro semestre de 2022 os investimentos em campanhas de publicidade digital no Brasil somaram R$14,7 bilhões, um aumento de 12% em relação ao volume alcançado no…
A palavra startup significa o ato de começar algo. Segundo informações da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Brasil já conta com mais de 13,2 mil empresas nesse modelo que começaram do zero, distribuídas em 634 cidades. No entanto, esse termo é muito mais amplo, já que as soluções propostas são novas, mas miram na…