O Google anunciou que atrasará a data limite, de 2023 até o final de 2024, para eliminar gradualmente os cookies de terceiros de seus mecanismos de buscas e ferramentas. Embora isso tenha sido recebido com algum alívio por parte dos profissionais de marketing que ainda dependem de dados de terceiros, alguns líderes do setor veem…
O atendimento de qualidade precisa deixar de ser pensado como um serviço generalizado para se tornar uma relação próxima ao concierge. Os últimos anos foram de grande intensidade em relação às transformações na sociedade. É compreensível. O período foi coletivamente desafiador em diversas maneiras e tantos acontecimentos que vivenciamos trouxeram novos paradigmas e aceleraram…
O mundo está mudando e as marcas precisam acompanhar as novidades em seus segmentos de atuação para não ficarem para trás. Não é novidade para ninguém o quanto o comportamento dos consumidores vem se transformando dia após dia e, para seguir essas mudanças, é fundamental que as marcas estejam atentas às movimentações em seus…
Você está ajustando a sua lente para enxergar as alternativas que lançam olhar no futuro? Estou falando de um futuro que começa hoje. Falar sobre o futuro do marketing é um exercício indispensável e motivador por necessidades estratégicas. Poderia abordar muitas ações nesse ecossistema, mas vou fechar o foco no que está funcionando agora….
O Brasil é reconhecido internacionalmente por ser um país com ótimas startups. Afinal, foi dentro do ecossistema brasileiro que três marcas consideradas como unicórnios desse mercado se tornaram referência no mercado nacional, bem como em outros países em que adotaram estratégias de expansão. As três startups que se destacam no cenário internacional são iFood, Nuvemshop…
Em um mercado cada vez mais competitivo, aliado a uma sociedade que se torna mais protagonista de seu consumo, é fundamental investir em diferenciais para atrair clientes. Estratégias de marketing personalizadas se consagram alternativas interessantes para criar uma experiência única e sair na frente da concorrência. Marketing, customer success, vendas e outras campanhas podem ser…
O último trimestre do ano é um período extremamente importante para a estratégia de marketing das empresas. Trata-se do momento de definir o planejamento estratégico da área e começar a preparação dos editais de concorrências para a contratação das agências de comunicação visando os desafios do ano seguinte. Portanto, a definição do briefing – seja…
A estruturação de dados deve ser feita de acordo com a estratégia da empresa, garantindo que todas as áreas sejam abarcadas. De acordo com o estudo Data Paradox, apenas um terço das empresas brasileiras, isto é, 28% conseguem tratar os dados de forma correta. Com um bom desenho de uma jornada de dados, as…
Viver em um mundo sem cookies não será um problema para as estratégias de marketing. É um avanço positivo, um desafio estimulante para modificar essa forma obsoleta de segmentação em algo mais assertivo, transparente e completo. O fim dos cookies, assunto que ganhou espaço na mídia assim que o Google anunciou que decretaria o…
Para alçar vôos ainda mais altos, é primordial que você tenha o domínio da sua narrativa, de seus dados e conheça bem o seu consumidor. Em épocas digitais, quem coleta seus próprios dados é rei. Mas o que acontece quando terceirizamos nosso maior bem? Redes sociais e mesmo marketplaces não substituem a importância de…