Sexta-feira, 25 de novembro de 2022
O Brasil é reconhecido internacionalmente por ser um país com ótimas startups. Afinal, foi dentro do ecossistema brasileiro que três marcas consideradas como unicórnios desse mercado se tornaram referência no mercado nacional, bem como em outros países em que adotaram estratégias de expansão.
As três startups que se destacam no cenário internacional são iFood, Nuvemshop e MadeiraMadeira. Conheça o segredo por trás do sucesso dessas 3 startups brasileiras e saiba como elas conseguiram alcançar o sucesso, bem como continuam sendo referência para empresários que querem apostar no mercado brasileiro.
O iFood surgiu em 2011 e rapidamente se tornou referência no serviço de entrega de comidas. Na medida em que o mercado respondeu positivamente à marca, novas oportunidades apareceram, incluindo a entrega de produtos diversos, indo além dos alimentos. Com um ambiente muito competitivo, o iFood ganhou espaço e se firmou no Brasil.
O segredo de seu sucesso não se resume a apenas uma estratégia, mas sim o enfoque em seu cliente. A ideia do iFood é fazer com que o seu cliente tenha uma experiência muito simples ao utilizar o serviço da startup. Alguns dos investimentos que foram adotados pelo iFood foram a criação de uma identidade de marca muito forte.
Essa identidade da marca do iFood foi veiculada em diversos meios, incluindo redes sociais, que são utilizados pelos clientes dessa startup. Isso é algo que até mesmo o dono de uma startup em outro setor deve ter em mente. Afinal, estratégias de marketing têm um papel fundamental para o sucesso de uma empresa.
Adotar uma parceria com uma agência de SEO internacional é a melhor estratégia para quem pretende expandir para o mercado externo. É o que algumas empresas que pretendem seguir para o exterior adotam para conseguir maior competitividade quando expandem no exterior, assim como o iFood fez.
A plataforma Nuvemshop se tornou referência na criação de negócios no mercado brasileiro. Com um sistema em nível nativo para brasileiros, essa startup se tornou um unicórnio no universo das startups em 2021. Após receber um aporte de R$ 2,6 bilhões e ser avaliada em mais de 1 bilhão de dólares, a Nuvemshop é considerada referência em seu mercado.
Apesar de ter iniciado na Argentina, mas ter transferido a sua sede para o Brasil, a Nuvemshop tem algumas estratégias que podem ser adotadas por outras startups que também buscam alcançar o mesmo sucesso dessa plataforma. O segredo por trás do sucesso da Nuvemshop é a inovação constante.
Enquanto algumas startups estão estagnadas oferecendo apenas o mesmo serviço ao longo de vários anos, a Nuvemshop abriu a sua plataforma para que desenvolvedores pudessem oferecer aplicativos para quem tem uma loja online. Com isso, toda a parte de logística e melhoria de funcionalidades de uma loja podem ser adotadas rapidamente com um bom app.
Essa inovação constante da Nuvemshop e adoção de novas estratégias permitiu que a startup alcançasse um espaço de destaque na atração de investimentos e hoje ela se tornou referência no mercado brasileiro e internacional.
O MadeiraMadeira é um marketplace que é especializado em produtos para casa. Em um primeiro momento, pode parecer que esse marketplace brasileiro está focado única e exclusivamente em venda de produtos, no entanto, a tecnologia por trás da empresa é que faz a diferença.
De acordo com Daniel Scandian, CEO da MadeiraMadeira, o seu negócio se enquadra em tecnologia. Afinal, há diversas ferramentas que a plataforma utiliza para que os seus objetivos possam ser alcançados, como um software para gerenciamento de estoque, integração de CRM com telefonia e muito mais.
Um dos mais talentosos autores da Awisee, produz conteúdos de alta qualidade em português, inglês e sueco.
Comentários